Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Frases de Clara Averbuck

Polêmica, Clara Averbuck viu na Internet uma poderosa aliada. Suas publicações online fizeram sucesso, o que abriu portas para a gaúcha. Clara lançou livros e ganhou espaço em colunas relevantes. Confira as melhores frases da escritora.

26/05/1979
continue lendo
Compartilhar

Escritora

Clara Averbuck

O trabalho dos escritores sempre tem mais valor do que o meu, mesmo que a minha literatura tenha a mesma qualidade que a deles. Porque eu sou mulher. Porque quando eu encontro um editor na Flip, em Paraty (onde apenas 15% dos autores convidados eram mulheres) ele comenta que emagreci e estou bonita, não sobre meu livro novo ou meu financiamento coletivo.

Ser mulher

Clara Averbuck

Não é nada fácil. Não é fácil escrever, não é fácil ser mulher, não é fácil ser mãe. Ser tudo isso junto às vezes quase faz minha coluna se partir.

Aborto

Clara Averbuck

A sua opinião pessoal sobre aborto não importa. As mulheres vão continuar abortando e correndo risco de vida enquanto não for legal e seguro. Não é possível que seja tão difícil de entender.

Objeto

Clara Averbuck

Deixa eu contar pra vocês: uma mulher fazer o que quiser com seu corpo diante dos holofotes enquanto se auto-proclama feminista é, sim, uma grande coisa. A mulher não se auto-objetifica. Quem faz isso são os outros, numa sociedade em que a mulher é tratada não como sujeito, mas como objeto.

 

Não cabemos em um vagão

Clara Averbuck

Comprar a ideia do vagão separado é partir do pressuposto de que o problema é a mulher e que ela é quem deve ser segregada, enquanto os assediadores ficam soltos por aí. É legitimar que ela é quem provoca o assédio. É dizer que os homens são animais incapazes de civilidade, incapazes de respeito, incapazes de controle.

Sob controle

Clara Averbuck

Porque sou mãe, controlam minha vida. Controlam minhas roupas, meus passos, minhas palavras. Porque sou mãe, controlam meus decotes e minhas saídas. Minhas atitudes e minhas escolhas. Porque sou mãe, porque sou mulher.

Respeito

Clara Averbuck

Estava tudo muito bem com as mulheres em seu lugar, até que veio uma querendo revolução e olha aí. Se tivessem homem pra proteger, não estavam querendo liberdade nenhuma. Mulher que se dá o respeito não quer liberdade. Liberdade é coisa de vagabunda.

O que quiserem

Clara Averbuck

Queria chegar pra todas as meninas e dizer: queridas, vocês não precisam copiar os trejeitos que vocês veem na televisão ou nas meninas mais velhas para serem meninas. Não precisam. Vocês não precisam ter medo do que vão achar de vocês. Vocês podem ser o que quiserem, não precisam se prender a esse conceito de “feminino” que nos enfiam goela abaixo. Vocês podem ser o que quiserem.

Entenda o feminismo

Clara Averbuck

Feminismo não prega ódio, feminismo não prega a dominação das mulheres sobre os homens. Feminismo clama por igualdade, pelo fim da dominação de um gênero sobre outro. Feminismo não é o contrário de machismo. Machismo é um sistema de dominação. Feminismo é uma luta por direitos iguais.

Escrevendo como um homem

Clara Averbuck

No começo da minha carreira de escritora, há uns bons 15 anos, me sentia lisonjeada quando diziam que eu “escrevia como um homem”. Isso pra mim era sinônimo de superioridade, de que eu estava seguindo a linhagem de minhas influências, de que eu estava no caminho certo e não fazendo subliteratura para mulheres.

Mudança

Clara Averbuck

As coisas não se desconstroem sozinhas. É um longo processo para todos e mudar de ideia é uma necessidade, pois ninguém nasce pronto e ao longo da vida vamos descartando opiniõezinhas e nos envergonhando delas.

Selfies

Clara Averbuck

Sou louca por uma selfie. Tiramos selfies quando estamos nos sentindo gatas, e se sentir gata num mundo que insiste que você não é bonita se não não for magra e branca e lisa é uma vitória.

Rejeição

Clara Averbuck

Lidar com rejeição nunca é fácil. Nenhum tipo de rejeição é sussa, seja no trabalho, de um amorzinho ou daquele cara que você nem estava mesmo muito a fim. E cada um tem seu mecanismo para lidar com isso.

Tem quem queira

Clara Averbuck

Já levei sei lá quantos tocos na vida. Demorei pra aprender a parar de arrumar desculpas do tipo “ele teve medo”, “ele quer uma mulherzinha”, “ele não estava pronto”. Ele não quis porque não estava a fim, ou não estava a fim o suficiente, então já era. Não quis, não quis, tem quem queira.

Feminismo

Clara Averbuck

É assustadora a quantidade de gente que não sabe o que é feminismo. Ninguém tem a obrigação de saber, é claro, mas a partir do momento em que você decide opinar sobre um assunto, é de bom tom saber do que se trata. As pessoas são "contra" o feminismo sem sequer saber o que significa.

Gênero

Clara Averbuck

Olhando de longe, parece que está tudo bem. Você sai às ruas e vê mulheres interagindo socialmente, dirigindo, saindo sozinhas, pagando contas. Chegando mais perto, conversando com essas mulheres, você percebe que elas sofrem violências diárias por causa do seu gênero.

Gente

Clara Averbuck

Não quero que me amem desmedidamente mais do que a vida, o ar e todas as coisas; não quero ser tratada como rainha ou deusa intocável e à prova de erros. Pedestais são bastante desconfortáveis e não me sinto nada bem posando neles. Além disso, se nos desequilibramos e caímos lá de cima, a queda é feia para todos os envolvidos, pois idealizações podem acabar em merdas fenomenais. Tampouco quero ser maltratada, destratada, não ouvida, diminuída e tratada feito idiota como tantas vezes já me aconteceu. Quero ser tratada como gente. Pessoa. Igual.

fechar