Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Ivo Pintaguy

Acompanhe frases de um dos maiores médicos do mundo. São respostas dadas por entrevistas a diversos veículos. Conheça mais sobre Ivo Pintaguy.

05/07/1926
continue lendo
Compartilhar

Riscos

Ivo Pintaguy

Não se pode separar a cirurgia plástica das outras especialidades médicas. Não somos Deus e precisamos contar com todos os recursos para minimizar ao máximo todos os riscos do imponderável.

 

Participar

Ivo Pintaguy

A transmissão de confiança não é fácil. Por isso ainda dou consultas e opero. Quando não participo, a consulta e a cirurgia são mais baratas.

Evolução

Ivo Pintaguy

O importante é não separar a evolução da cirurgia plástica da evolução da medicina e isso está muito ligado às células-tronco, encontrar materiais biocompatíveis.

A Plástica e o Mercado

Ivo Pintaguy

A cirurgia não é mercantil. Isso não faz parte da boa ética médica. E cirurgia plástica é medicina, o cirurgião plástico é antes de tudo um médico. Tem muita gente que não foi preparada tecnicamente e com isso também não foi preparada eticamente.

Autoestima

Ivo Pintaguy

Hoje em dia, estar com a autoestima em baixa é considerado um aspecto da saúde. Embora esse sentimento de baixa autoestima seja o mesmo em todas as classes sociais, ele não era considerado pelo sistema de saúde.

Ajudar

Ivo Pintaguy

Eu criei uma coisa nova para mostrar que o ser humano é o mesmo em todas as suas dimensões. O serviço de cirurgia plástica na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro atende pessoas com menos recursos que antes não teriam acesso a cirurgia plástica - não só a reparadora, mas também a estética.

Bem-Estar

Ivo Pintaguy

O bem-estar promovido pela cirurgia estética, hoje em dia, é tão importante quanto o de uma cirurgia que corrige um órgão. Conviver bem consigo mesmo é fundamental. Quando bem indicada, uma cirurgia plástica promove o bem-estar assim como a psiquiatria, que também tem esse enfoque.

Sigilo

Ivo Pintaguy

Não costumo falar de quem operei. Tenho de respeitar a vontade do meu paciente. Se ele quer falar, tem toda a liberdade. Mas o médico tem de manter o sigilo do seu paciente.

Discrição

Ivo Pintaguy

Existe uma tendência muito maior para que as cirurgias plásticas não sejam notadas, para que o operado não pareça operado, para que tenha uma aparência natural. Houve uma evolução na medicina no sentido de garantir que esse resultado seja alcançado.

Vida Pessoal e Profissional

Ivo Pintaguy

Tenho uma clientela muito internacional que me procura e me dá muita satisfação. No mais, tenho uma vida muito ativa, jogo meu tênis, tenho a minha clínica formada por um time de muita qualidade. Evidentemente, ainda faço as cirurgias mais delicadas.

Envelhecimento

Ivo Pintaguy

Vejo o envelhecimento físico diante do envelhecimento mental e diante da angústia dos anos que já não tenho. Se não souber trabalhar essa parte, a parte física não vale nada, mas não vivo como se fosse uma fase terminal. Vivo com alegria.

Ética

Ivo Pintaguy

São totalmente fora da realidade. Isso é fora do contexto, da seriedade e da liturgia da boa cirurgia. A plástica não pode ser banalizada. Uma cirurgia não é como ir ao cabeleireiro. Isso é errôneo e antiético.

Faixa Etária

Ivo Pintaguy

Cheguei numa fase da vida que, em função da gravidade, não estou tão harmônico. Não coloco uma roupa colorida, não ponho o cabelo virado para cá. Tenho consciência da minha faixa etária.

Mente e Espírito

Ivo Pintaguy

Não me sinto velho. Sentir-se velho é a pior coisa do mundo. O que há de lindo num ser humano é a sua mente, o seu espírito, e isso não envelhece nunca. A imagem é uma parte da vida e não é a mais importante.

Medo de Médico

Ivo Pintaguy

Nós conhecemos as falácias da medicina. O médico conhece o seu universo e sabe que está diante do imponderável. Nós, médicos, não deveríamos ter medo da medicina.

fechar