Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Frases machistas que falamos e nem percebemos

A sociedade está melhorando cada vez mais em relação ao machismo, mas infelizmente ainda existem muitos pensamentos antigos sobre a mulher que devem acabar já! O machismo está preso na cultura de certa forma que nem percebemos. Então, fique esperto(a) e mude sua postura agora mesmo.

continue lendo
Compartilhar

“A mulher tem que se dar o valor”

Quando ouvimos essa frase, automaticamente remetemos a ela o sentido de que a mulher está “se humilhando” para um homem ou que não deve transar no primeiro encontro. Em tese, também significa que ela deva ser “difícil” para um homem. Essa frase nunca é dita no sentido de que a mulher tem que fazer uma pós-graduação ou mestrado para ter o seu valor no mercado. Consegue perceber o machismo?

“O cara chorou o filme inteiro igual uma mulherzinha”

Primeiro: qual o problema de o homem chorar também? Segundo: mulherzinha? Dá um sentido de que as mulheres são algo inferior. A sociedade impõe desde a infância dos homens de que eles não devem chorar, que devem ser insensíveis e chorar é sinal de fraqueza. Mas quem definiu isso? Por isso que hoje em dia existem caras por aí que sofrem por não expor seus sentimentos reais.

“É mais fácil trabalhar com colegas homens”

O machismo automaticamente cria uma rivalidade entre as mulheres: sempre haverá uma competição para ver quem é a mais bonita, quem se veste melhor, quem será a melhor mãe ou esposa. E no trabalho não é diferente. As mulheres infelizmente têm a fama de serem fofoqueiras, falsas e claro, surtarem na TPM, mas não podemos generalizar. Existem muitos homens que fazem mais fofoca por aí para prejudicar alguém no trabalho do que imaginamos. Além dessa frase ser machista, ela é muito preconceituosa também.

“O homem deve ajudar a mulher nas tarefas domésticas também”

É superlegal quando o casal se ajuda em casa, nisso não há nenhum problema, o problema está na frase “ajudar a mulher”. Automaticamente, isso já impõe que os afazeres do lar sejam obrigações femininas. O certo seria dividir as tarefas! Segundo um dado divulgado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2012, “as mulheres gastam cerca de 26 horas semanais nas tarefas domésticas e os homens gastam pouco mais de 10 horas”. Há alguma coisa errada nessa divisão, não é?

“Homem é tudo igual”

Como assim é tudo igual? Essa frase já especula que os homens sejam literalmente todos iguais, ou seja, se um for cafajeste e outro for romântico, não importa? Aonde está o sentido dessa frase?

“Aquela lá foi quem acabou com o casamento dos dois”

Aqui você já pensa “fulano tinha uma amante e a mulher descobriu”. Ok, até aí tudo bem, o problema é que nunca será culpa do cara e sim da mulher que foi amante. O caso mais recente foi o da Gisele Bündchen e Tom Brady. A população mundial culpou indireta ou diretamente a babá pela suposta separação — surgiram discursos ainda de que “quem mandou ter uma babá linda”. As mulheres estão acostumadas a encarar as outras como inimigas, mas isso tem que parar! Elas devem ser unidas tanto quanto os homens são.

“Aquela vadia da ex dele ligou esses dias”

Xingamentos assim (e mais além) são rotineiros no vocabulário das mulheres que querem ofender quem elas não gostam. E as palavras “vadia ou vaca” são usadas para criticar uma mulher que tem uma vida sexual ativa. Não há sentido de isso ser ruim, pois a mulher não pode ter sua liberdade sexual? Agora, se o homem transa com várias, ele é o galã — “quanto mais, melhor”. Está na hora de rever esses conceitos!

 
fechar