Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Tomie Ohtake

Nascida no Japão, Tomie Ohtake veio para o Brasil na década de 30. Ao longo de seis décadas, a artista plástica trilhou um caminho de sucesso e destacou-se com obras que exploram a relação entre a forma e a cor. Confira frases da grande dama da arte nacional.

Manifestação artísticas

Tomie Ohtake

O meu trabalho constante, o meu dia-a-dia, é a pintura que eu pratico diariamente há mais de 50 anos. A gravura e a escultura eu realizo em tempos espaçados, pensando sempre em uma série. Cada modalidade possibilita realimentar a outra. Então, essa variação de material, técnica, execução e resultado são sempre úteis ao andamento do meu trabalho.

Os benefícios da idade

Tomie Ohtake

Hoje eu tenho mais facilidade para iniciar e terminar um trabalho. Porém existem outras coisas difíceis de superar: crise e renovação. Quando o que eu faço não me satisfaz mais, ou esgotei aquela etapa de trabalho, fico um tempo rodando em falso até acertar o novo caminho, uma renovação na trajetória. Esses períodos são extremamente variados, tanto da progressão que, em geral, dura anos, como da procura que dura de alguns meses a alguns anos.

Aniversário

Tomie Ohtake, sobre o aniversário de 100 anos

Haverá a abertura de uma nova exposição no Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Paulo Herkenhoff. Mas será um dia normal, como os outros.

Brasileira

Tomie Ohtake

O que houve naquela época (anos 60) foi o início de convites para expor no exterior e eu sempre quis ser uma artista do Brasil, mesmo com toda formação que eu tinha. Tornar-me brasileira foi uma decisão natural naquele momento.

Mais de 100

Tomie Ohtake

Nunca pensei que estaria viva aos cem anos, mas essa idade chegou sem que eu sentisse nada. Só sei que fico feliz pintando.

Abstrato

Tomie Ohtake

Faço pintura abstrata. As texturas, cores, formas e pinceladas são objetivas.

Haikai

Tomie Ohtake

O meu trabalho é ocidental, mas pode ter influência japonesa. No Japão se faz uma forma de poesia chamada haikai, que soma apenas 17 sílabas. É essa concisão que eu também busco.

Pintura

Tomie Ohtake

Não gosto de coisas pequenas, nem de pintar com a ponta dos dedos. Uso o corpo todo.

Menos é mais

Tomie Ohtake

Minha obra é ocidental, porém sofre grande influência japonesa, reflexo de minha formação. Esta influência está na procura da síntese: poucos elementos devem dizer muita coisa.

Arte

Tomie Ohtake

Tudo o que tenho a dizer está dito em meu trabalho. Nunca planejei de modo racional as minhas formas; elas simplesmente surgiam.

Brasil

Tomie Ohtake, sobre o Brasil

Foi a luz amarela daqui. Me apaixonei logo ao desembarcar no porto de Santos.

Zen

Tomie Ohtake

No Japão, é tudo zen. Falam zen, zen. Eu nem pensava nisso. Zen é o que você está fazendo. É o movimento de uma pessoa .

Arte e natureza

Tomie Ohtake

A arte, como a natureza, cria formas para seus próprios fins, num mundo onde tudo é tanto tangível como intangível.