Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Michelangelo da Caravaggio

Reunimos aqui as mais importantes e conhecidas obras do pintor italiano Caravaggio. Aprenda e se surpreenda com as obras desse artista que marcou a história do mundo artísticos.

Biografia

Artista barroco italiano, Michelangelo adotou o nome de Caravaggio graças à região em que nasceu, a pequena aldeia lombarda de Caravaggio.
Foi inscrito pelo seu pai no ateliê de Simone Peterzano, um discípulo de Ticiano. Envolvido sempre em discussões, se tornou um pintor fascinante:
"Não sou um pintor valentão como me chamam, mas sim um pintor valente. Sei pintar e imitar bem as coisas naturais." - Caravaggio
Retrata o aspecto bíblico em suas obras usando pessoas normais de sua aldeia, tornando essa a sua característica principal.
Sempre usou roupas chamativas e carregava uma espada na cintura. Vida boêmia se afundou em dívidas.
Devido a problemas com um nobre maltês é preso. Com ajuda de amigos consegue fugir mas é encontrado pelos soldados que o ferem. Morre em decorrência dos ferimentos e da malária em uma praia próxima de Roma.

Baco

Concluída em 1610, esta obra retrata um jovem rodeado de folhas e frutas. Foi pintada logo após Caravaggio ter se afiliado à casa de seu patrono, o cardeal Del Monte. Ela reflete os interesses humanistas de instrução do cardeal.

Narciso

Nesta obra, Caravaggio retrata um personagem da mitologia grega: Narciso. Obra que foi concluída em 1596. Narciso era um herói famoso pela sua beleza e pelo seu orgulho. Segundo a mitologia, Narciso só teria vida longa caso não contemplasse, nunca, a sua beleza, o que não aconteceu.

A Ceia em Emaús

Concluída em 1601, esta obra expõe bem a técnica de Caravaggio. O quadro retrata a Santa Ceia em uma casa humilde em Emaús. Jesus abençoa o pão, mas o que mais chama a atenção é a cara de espanto de seus discípulos.

A Adivinha

Pintura finalizada em 1594. Retrata uma cigana lendo a mão de um jovem bem vestido. Mas, se olhar com mais detalhe, o anel usado por ele é roubado pela mulher enquanto ambos se olham e conversam.

Vocação de São Mateus

Concluída pela por volta de 1600, esta obra foi feita para a Capela Contarelli, em Roma.
A pintura encena o Evangelho de Mateus (9:9) - "Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu."

Medusa

Esta obra foi dividida em duas versões. A primeira ficou conhecida como Murtula em homenagem ao poeta que escreveu sobre a obra Gaspare Murtola. A segunda versão é a conhecida até hoje, porém não está assinada com o nome de Caravaggio. Foi finalizada em 1597.

A Captura de Cristo

Esta pintura foi finalizada em 1602 e retrata o momento da prisão de Cristo pelos guardas na hora em que Judas, seu discípulo, o trai com um beijo.
No quadro há sete pessoas: São João, Jesus, Judas, dois soldados, um auto-retrato de Caravaggio e mais um soldado.

São Tomé

Um dos quadros mais famosos de Caravaggio graças à riqueza de detalhes contidos. A pintura retrata a incredulidade de São Tomé com a ressurreição de Cristo, tocando assim, o dedo em suas feridas causadas pela cruz. Essa obra foi finalizada pelo artista em 1602.

Os Trapaceiros

Essa obra marca o começo independente de Caravaggio. Finalizada em 1594, Os Trapaceiros mostra um jogo de cartas entre alguns rapazes e, um deles, esconde cartas na manga, sendo assim um trapaceiro. O jovem inocente continua jogando sem saber que está caindo em um golpe.

Pequeno Baco Doente

Finalizada em 1593, é um auto-retrato do próprio pintor Caravaggio. Estudos apontam que o quadro foi pintado durante um período em que o artista ficou bem doente e passou 6 meses internato num hospital da região. Muitos dizem que Caravaggio foi abatido pela Malária.