Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up
Cientista mulher mexendo com tubos de ensaio

Grandes Mulheres e Meninas da Ciência e suas contribuições para o mundo

Durante séculos, a participação das mulheres na ciência não recebeu a valorização merecida. Mas chegou a hora de mudar isso! As mulheres e as meninas desta lista fizeram grandes contribuições científicas que ajudaram a mudar o mundo. Conheça a história e os feitos de cada uma delas. Da matemática à botânica, da computação à física, elas foram pioneiras em suas áreas e permitiram grandes avanços científicos com suas descobertas. Seus nomes merecem ser conhecidos por todos nós. Valorize a força e a sabedoria dessas mulheres que lutaram contra o preconceito e que nos ensinam que o lugar da mulher é onde ela quiser!

A contribuição feminina

Muito provavelmente se te perguntarem quais são os grandes cientistas e pessoas que fizeram grandes descobertas para a humanidade, provavelmente você vai responder nomes como Galileu Galilei, Albert Einstein, Thomas Edison, Isaac Newton e muitos outros homens. Mas a verdade é que a ciência tem inúmeras contribuições femininas e que ainda são pouco valorizadas e reconhecidas, mesmo apesar de grandes mulheres terem feito deixado suas marcas na evolução da sociedade.

Grandes descobrimentos para a sociedade

Cientista mulher

Lugar de menina é onde ela quiser! E se for na ciência e fazendo grandes descobrimentos para a sociedade, melhor ainda. Atualmente existem projetos e instituições sem fins lucrativos que democratizam o acesso para que garotas estudem astronomia e outros assuntos relacionados às ciências. A contribuição da mulher na ciência já tem décadas, mas ainda há muito espaço para a força feminina!

Maria Gaetana Agnesi

Maria Gaetana Agnesi

A espanhola Maria Gaetana Agnesi (1718-1799) foi a matemática que descobriu uma solução para equações que até os dias de hoje é usada. Por esse feito, ela foi a primeira mulher a ser convidada para ser professora de matemática em uma universidade. Maria também foi a primeira mulher a escrever um livro de álgebra.

Ada Lovelace

Pintura de Ada Lovelace

A primeira programadora do mundo foi Ada Lovelace (1815 -1852), creditada por sua pesquisa em motores analíticos, ferramenta que baseou a invenção dos primeiros computadores da história. Os primeiros algoritmos conhecidos, inclusive, são originários de suas observações sobre os motores.

Elizabeth Arden

Elizabeth Arden

Essa mulher foi uma verdadeira gênio. Sabe por quê? Elizabeth Arden (1884- 1966) foi a responsável por criar as primeiras fórmulas dos produtos de beleza. Formada em enfermagem, começou a criar cremes para queimaduras em sua própria casa, sozinha. Depois buscou se especializar em receitas para cremes hidratantes profissionais. Elizabeth Arden se tornou uma das empresas mais valiosas de cosméticos que existe atualmente.

20 frases do grande cientista Albert Einstein

Marie Curie

Marie Curie

Marie Curie (1867 – 1934) é considerada até os dias de hoje a “Mãe da Física Moderna”. Foi pioneira na pesquisa sobre radioatividade. Marie foi a primeira mulher nomeada a ganhar o Nobel e a primeira mulher a ser laureada duas vezes com o prêmio: a primeira vez em Química (1903) e a segunda em Física (1911).

Florence Sabin

Florence Sabin

Conhecida como “a primeira-dama da ciência americana”, Florence Sabin (1871-1953) estudou o sistema linfático e imunológico do corpo humano. Em sua época, Florence já militava pelo direito de igualdade das mulheres. Ela se tornou a primeira mulher a ganhar uma cadeira na Academia Nacional de Ciência dos EUA.

Virginia Apgar

Virginia Apgar

Virginia Apgar (1909 -1974) foi criadora da Escala de Apgar, exame que avalia recém-nascidos em seus primeiros momentos de vida e que contribuiu para diminuir a mortalidade infantil. Virginia também era especialista em anestesia, por isso descobriu que algumas substâncias contidas em anestesias prejudicavam o bebê.

Frases de pensadores que vão te fazer refletir

Nise da Silveira

Nise da Silveira

Psiquiatra, a brasileira Nise da Silveira (1905- 1999) lutou contra métodos agressivos muito comuns em sua época, como terapias de choque e confinamento. Foi presa por possuir livros marxistas e conheceu o escritor Graciliano Ramos, que a transformou em uma personagem de seu livro “Memórias do Cárcere”.

Gertrude Bell Elion

Gertrude Bell Elion

Gertrude Bell Elion (1918 -1999) foi uma americana que criou medicações para suavizar sintomas de doenças graves, como leucemia, AIDS e também a herpes, usando métodos inovadores de pesquisa. A colaboração da americana foi tão grande que ela ganhou prêmio Nobel em 1988.