Acordar e ler pode ser o melhor exercício de meditação já inventado, pois os livros sugam toda a nossa atenção e prendem a um outro universo. É possível entender um pouco melhor o que acontece no interior de cada um, pois as palavras escritas no papel podem despertar os mais diversos sentimentos, desde aqueles que nos agradam ao que causam asco.
A leitura matinal é capaz de acelerar nosso cérebro para o raciocínio necessário durante o dia e também traz a criatividade, que pode ser a diferença entre conquistar algo ou ter mais do mesmo.
Por mais sozinho que possa se estar, durante a leitura haverá uma companhia. Seja um autor, personagem ou as histórias, aquele que você procura sempre estará ali para não o desamparar.
Ler um pouco todos os dias pela manhã pode ter o poder de mudar tragicamente sua concepção de vida, afinal são tantas ideias e teses que você pode aos poucos se encontrar num mundo o qual nem mesmo imaginava.
Ler pela manhã é esquecer este mundo maluco que o espera. É poder viver histórias magníficas que não fazem parte do cotidiano, por isso, é um alívio para todas as tensões que possam existir no organismo.
Embarcar no navio das ideias é percorrer os mais remotos cantos do mundo ou do universo, sem se preocupar com nada além do próprio entretenimento. É desprender-se da matéria e alçar voos que estão sintonia com os sentimentos.
Aquele que se embebe na leitura acrescenta a seu vocabulário diversas palavras, frases e ideias que podem ser usadas para facilitar a comunicação cotidiana e conseguir passar aquilo que realmente vive dentro da mente.
A leitura pode ser o espelho no qual você vai se maquiar para enfrentar o novo dia que surge. Se nas páginas de seu divertimento matinal se encontra um ídolo, ele pode vir a ajudar o molde do qual sairão as decisões do dia.
A leitura é um bem acessível para todos, pois se pode comprar livros novos por valores justos, usados por preços baixos e usar do empréstimo em bibliotecas públicas ou com amigos.
O que você lê na parte da manhã pode auxiliar em toda comunicação que terá durante o dia. Podem ser conversas sobre o tema, assim como ideias que venham a surgir e sejam capazes de facilitar a troca de experiências.
Ler é absorver cultura, logo vá transformá-lo numa pessoa mais culta. E não há melhor hora para essa experiência que as primeiras horas depois do sol raiar, enquanto a mente ainda é uma esponja seca capaz de tudo incorporar.
A leitura não faz distinção de credo, raça, idade nem gênero. Ler é algo democrático, onde todos podem participar. Podemos até mesmo flertar com personalidades que não são aceitas em sua vida perante a sociedade.
Para evitar pensar em todo estresse que pode estar mais adiante no dia, nada melhor que uma boa leitura de manhã. É entra num nível de concentração onde o que está de fora, naquele momento, simplesmente, não importa. Como consequência, o relaxamento chega a níveis tão altos que pode revigorar todas as forças.
Se existe o tempo para uma boa leitura matinal, ele é muito mais feliz quando passado num mundo de fantasias, moldado em bases que admira. Com certeza, é muito melhor que viver o caos da sociedade atual.
Ler é aprender. Abre-se um livro e um mar de experiências aos poucos se desloca para dentro da mente, paulatinamente, nos tornando pessoas melhores. Na parte da manhã, esse experimento pode ser ainda mais intenso, pois a psique ainda não foi contaminada pelas turbulências da vida contemporânea.