Frases de Lucas Silveira
Vocalista da Fresno, Lucas começou na música ainda no colégio e não parou mais. Além de ser um dos líderes da banda, o músico também se dedica à carreira solo. Conheça mais sobre ele.
De cantor a produtor
Lucas Silveira
É uma coisa para a qual eu procuro me organizar bastante, pois preciso ter tempo e tranquilidade para fazer todas as coisas que eu gosto. E eu gosto de fazer as duas coisas. Inclusive uma das coisas mais legais que fiz ultimamente foi produzir o disco da minha própria banda, a Fresno. Foi quando eu uni as duas coisas que eu mais gosto de fazer: criar e produzir.
Artistas com quem gostaria de trabalhar
Lucas Silveira
![]()
Eu queria trabalhar num disco junto com o Stephen Christian, vocalista da banda Anberlin. Também gostaria de trocar umas informações com o Matthew Bellamy do Muse.
Papai de primeira viagem
Lucas Silveira
Minha vida virou outra coisa, eu tenho que conciliar, sou obrigado a fazer isso. Por exemplo, estava no estúdio gravando, mas a nenê começou a chorar de um jeito que a gente não sabia o que ela estava fazendo... acho que era sono! Mas paramos de gravar pra ver o que estava acontecendo! O legal é que todos esses desafios e sensações novos servem de inspiração.
Internet a favor da carreira
Lucas Silveira
![]()
Hoje, tu consegue saber em que países chegou o teu post, que música foi ouvida em cada cidade, dá para ir até o perfil do cara e agradecer na língua dele. As ferramentas são incontroláveis, e isso hoje em dia é parte integrante da carreira de uma banda, não tem mais como separar.
Crescimento da Fresno
Lucas Silveira
Saudade é normal. A gente viveu muitos momentos especiais. Por exemplo, em 2003, quando a banda começou a ficar mais séria, a gente não sabia exatamente porque tinha começado a pintar gente que a gente não conhecia nos shows. Não eram mais só nossos amigos. Mas a gente achava aquilo normal: tu começava a tocar, as pessoas começavam a gostar, a banda começava a crescer.
A indústria do Rock no Brasil
Lucas Silveira
O rock é uma cena que nunca morre, porque tá sempre acontecendo no underground. Não sei se existe underground do popularzão, porque ali tem muito pistolão, aparecer no Faustão. O público consome o que faz muito sucesso. No rock, é outra coisa.
Justin Bieber
Lucas Silveira
Esse trabalho novo é muito bom. Ele toca nas festas, e todo mundo começa a dançar e sorrir. Mas eu sei que é trabalho dos produtores. Talvez, a maturidade do Justin Bieber permitiu que ele fosse lá e dissesse que queria o som assim.
Verso favorito de suas músicas
Lucas Silveira
![]()
Mas se tratando de “Beeshop”, tem um que eu gosto: “Lovers are in trouble” (os amantes estão em apuros) é algo que eu uso muito porque quando um cara tá apaixonado ele basicamente tá fodido.
O que ainda sonha fazer
Lucas Silveira
Tem muita coisa pra fazer ainda! Mas uma coisa que eu estou fazendo agora é produzir os discos de outras bandas. Com esse tempo que eu tenho de Fresno, que são quase quinze anos, já deu pra aprender muita coisa que eu posso repassar pra uma banda que está começando. Mas além, disso tem um monte de coisas! Eu queria muito me envolver em um projeto infantil, alguma coisa que não tivesse nada a ver com a Fresno. Queria muito ter um desenho animado, alguma coisa assim.
Certezas x incertezas
Lucas Silveira
![]()
Eu sou um aeroporto. Chegadas e partidas são a única certeza na minha vida.
Aquilo que marca
Lucas Silveira
Eu não sou o piloto. Não sou o passageiro. Não sou o pedestre. Eu sou o acidente, e eu sou grave.
CD quase todo autoral
Lucas Silveira
É uma mensagem muito condensada e concisa. E realmente, o Eu Sou a Maré Viva é um disco que fala sobre a gente largar mão do que nos prende aqui, do que nos limita, do que é fútil e de tudo que pode ir embora amanhã. Seja o dinheiro, a imagem, as aparências, as opiniões alheias. Ser importante pra quem é importante pra gente. O disco tem essa mensagem da empatia, do que realmente é importante, do que a gente precisa celebrar. É o dinheiro ou o amor?
Como a crise no Brasil influencia sua arte
Lucas Silveira
![]()
Eu só consigo falar de maneira objetiva sobre isso quando os momentos passam, depois de algum tempo, com o distanciamento necessário para se fazer uma auto-análise correta. Eu não filtro muito meus assuntos, minhas abordagens, e não me mantenho imune ao que vamos vivendo enquanto sociedade, então é inevitável que isso tudo tome forma de música.
Complexidade
Lucas Silveira
O problema, que tem sido cada vez mais comum na minha vida, é quando não sei o que sentir ao ver algumas pessoas.
Carreira solo
Lucas Silveira
Não foi nem um desejo, não me senti pressionado a fazer. Foi algo que eu sempre tive, mesmo quando a Fresno não tinha uma pretensão muito grande, eu já vinha fazendo discos sozinho gravava em casa, músicas minhas, como se fosse um estágio. Aí quando percebi já tinha um processo solo e a oportunidade de lança-lo como um trabalho paralelo surgiu com a vida.
Parceria com Lenine e Emicida
Lucas Silveira
![]()
Eles são caras bem diferentes, cada um em um universo musical diferente, mas ao mesmo tempo eu ouço de tudo e sempre observei que eles tinham muito a ver com a gente, até na musicalidade.
Coisas da vida
Lucas Silveira
É impossível ser uma banda jovem para sempre. Não impossível, mas ridículo. A gente percebe que, cada vez mais, não dá para ser uma banda que fala sobre dois anos da vida de uma pessoa.
Fresno nos dias de hoje
Lucas Silveira
Quero conquistar mais fãs, quero evoluir tecnicamente, musicalmente, artisticamente, na conduta da banda.
Emo
Lucas Silveira
Tudo que vai, volta, principalmente em se tratando de indústria cultural. A cena emo produziu muitas obras que eu acho maravilhosas mas, como tudo que vira um sucesso comercial, traz consigo uma enorme quantidade de subprodutos descartáveis que acabam sujando a imagem de uma manifestação genuína.
Redes sociais
Lucas Silveira
Nós fomos uma das primeiras bandas que saíram do colégio já sabendo usar a internet. Mas não algo que a gente tinha estudado, a gente sabia porque usava. Nos pediam dicas, na época, e a gente não fazia a menor ideia do que falar. Quando eu criei um perfil no Orkut, vi que já existia uma página de fãs da Fresno com 70 pessoas. Tudo que eu queria, na época, era chegar a mil. Ia ser muito louco ter mil fãs. Só que, em muito pouco tempo, já tinha mais de 10 mil, e eu achei aquilo maluco. No dia seguinte, tinha 10 mil e 400. Foi quando eu comecei a ter noção do tamanho.