Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Motivos para se sentir cansado constantemente

Trabalhar muito sem descanso aliado ao estresse de uma rotina agitada é um combo que deveria ser evitado, mas nem sempre é possível! Entenda esse e outros motivos para você estar se sentindo exausto e sem energias para continuar a jornada que é a vida!

Falta de direitos

O mundo é dos homens ricos e poderosos. Somos marionetes deles: trabalhamos, trabalhamos, trabalhamos de forma constante e sem sentido, só para enriquecê-los cada vez mais. Pois saiba que você tem direitos: faça com que eles sejam assegurados. E se você não tem, mas acredita que deveria ter, lute por eles. O futuro te agradecerá.


Copiar
Compartilhar
Introdução

Não é só você: estamos todos nos sentindo muito cansados. A sociedade como um todo está à beira de um colapso, tamanha é a nossa fadiga. Mas as coisas podem ser diferentes. Para isso, é necessário descobrir por que estamos sempre tão cansados o tempo inteiro. Aqui vai uma lista com algumas das razões:


Copiar
Compartilhar
Muita informação

Vivemos em uma época em que somos bombardeados de informações dos mais diferentes gêneros. Sejam elas verdadeiras ou falsas, boas ou ruins, relacionadas ou não a nós, não importa, porque a quantidade continua sendo grande demais para que possamos lidar. Tudo isso nos causa muita ansiedade e desespero, o que aumenta nossos sinais de alerta e, portanto, estamos constantemente cansados. Desligar um pouco das redes e, simplesmente, viver o presente é uma boa saída. Não precisa viver como um eremita e se desvencilhar de todas as informações do mundo – afinal, viver na ignorância também não é o caminho – mas é bom haver um equilíbrio.

15 hábitos que te deixam mais cansado
Copiar
Compartilhar
Sedentarismo

O nosso corpo precisa de motivação e de desafios – precisamos estar em movimento. Pela primeira vez na história da humanidade, podemos ser sedentários e ganhar nossa vida sentados em uma mesa de escritório. Não há nada de errado em fazer isso, mas não podemos deixar de nos movimentar. Pode parecer contraditório, mas, sim, o sedentarismo pode nos deixar cansados, porque é a dinâmica que faz nossos corpos funcionarem bem. Portanto, nem que seja aos poucos: faça mais atividade física e veja como se sentirá mais disposto.


Copiar
Compartilhar
Comparações

Sempre tivemos o hábito de nos comparar aos outros, isso é parte do nosso ser. Entretanto, desde o surgimento da publicidade em nossas vidas – principalmente agora, que somos expostos a anúncios literalmente a todo momento – temos nos comparado cada vez mais. Isso acontece porque as empresas sabem os nossos defeitos e os usam contra nós. Assim nos colocamos numa busca incessante de ser igual ao outro, mas, muitas vezes, nem mesmo o outro é como a gente pensa. O melhor é tentar evoluir individualmente e se comparar ao seu Eu do passado, e tentar ser melhor do que era ontem, mas nunca se comparar a outra pessoa.


Copiar
Compartilhar
Falta de descanso

Ainda que nosso corpo precise de movimento, ele também precisa de descanso. É um equilíbrio: precisamos cansar e depois descansar, de maneira devida. Enquanto muitas pessoas estão sedentárias, outras estão frenéticas e não param nem por um segundo, e as duas coisas são prejudiciais. Procure dormir oito horas por dia, faça intervalos entre suas tarefas, e também procure ter momentos de lazer.

30 dicas para superar o cansaço psicológico
Copiar
Compartilhar
Tentar ser o melhor

Nossa cultura nos apresenta uma busca incessante por ser o melhor, ou a melhor, apesar de não nos deixar claro o que seria isso. Então, corremos e corremos sem nenhum sentido concreto em mente, e nos frustramos por não chegar a lugar nenhum. É muito esforço sem recompensas, que vai nos cansando cada vez mais. Evoluir é importante para a nossa jornada, mas essa busca pela perfeição (sem nem saber o que é perfeição) é inútil.


Copiar
Compartilhar
 
Dominação e controle

É da nossa cultura, mas também do âmago do nosso ser, a tentativa de dominar e de controlar o exterior, sejam pessoas, animais, a natureza, dentre várias outras coisas. Impomos nossas vontades e desejos ao outro e não aceitamos nada além da resposta que desejamos – e, para obtê-la, somos capazes de muita coisa. Entretanto, ainda que usemos a violência e haja uma aparente dominação, ela é falsa. Sempre haverá, no fundo, uma resistência, porque ninguém pode controlar de fato o outro. Isso fica cansativo e frustrante com o tempo. Para vivermos melhor, o jeito é nos dedicarmos a nós mesmos, tentando melhorar somente a nós, que é tudo que temos de verdadeiro controle e domínio.


Copiar
Compartilhar
Pouca motivação

Se nosso corpo precisa se manter motivado para adquirir mais disposição e, portanto, menos cansaço, nossa mente também precisa. Precisamos traçar objetivos reais e concretos, traçar desafios para nossas vidas – mas com o cuidado de não darmos passos maiores do que nossas pernas, para não cair na frustração e na desistência.


Copiar
Compartilhar
Má alimentação

A alimentação é o combustível de nosso corpo, portanto, como pretendemos não sentir cansaço se não colocamos o combustível de forma correta? A má alimentação pode acontecer de várias formas: algumas pessoas comem errado, só ingerem ultra processados e não se alimentam de coisas naturais, o que só destrói o organismo. Outros se alimentam mal por se alimentarem demais, acabam sobrecarregando nossa digestão e nosso corpo. E há ainda os que não se alimentam o suficiente, o que os deixam fracos e sem energia. Nada disso é bom. Precisamos comer corretamente para conseguirmos ter saúde e disposição.

Aprenda a controlar o cansaço mental
Copiar
Compartilhar
Correria sem sentido

Somos o Coelho da Alice (daquele livro Alice No País das Maravilhas): estamos sempre correndo, olhando um relógio, atrasados. Estamos atrasados para quê, afinal? Já parou para pensar se toda a sua correria do seu dia a dia faz sentido? Reserve momentos para você, nem que tenha que desistir de algumas tarefas.


Copiar
Compartilhar
Natureza morrendo

Todos já sabem: a natureza está morrendo. Nossa temperatura está mais quente, os animais estão sendo extintos, nosso ar está poluído, nossa comida está envenenada. Ora, fazemos parte de todo esse ecossistema, portanto, se o meio ambiente está comprometido, nós também estamos. Com nossa saúde debilitada, fica difícil nos mantermos dispostos. Portanto, precisamos fazer nossa parte para recuperar a natureza, afinal, também somos parte dela.

Trabalhe melhor o cansaço e controle a fadiga!
Copiar
Compartilhar
Problemas psicológicos

Por último, mas não menos importante, também temos que prestar atenção à nossa saúde mental. Muitos problemas psicológicos têm como sintoma o cansaço e a fadiga. Faça terapia, entenda e encare seus problemas de frente. Além de libertador, tirará um peso de suas costas, deixando você mais disposto e feliz.


Copiar
Compartilhar
fechar