Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Motivos para se sentir cansado constantemente

Trabalhar muito sem descanso aliado ao estresse de uma rotina agitada é um combo que deveria ser evitado, mas nem sempre é possível! Entenda esse e outros motivos para você estar se sentindo exausto e sem energias para continuar a jornada que é a vida!

continue lendo
Compartilhar

Introdução

Não é só você: estamos todos nos sentindo muito cansados. A sociedade como um todo está à beira de um colapso, tamanha é a nossa fadiga. Mas as coisas podem ser diferentes. Para isso, é necessário descobrir por que estamos sempre tão cansados o tempo inteiro. Aqui vai uma lista com algumas das razões:

Muita informação

Vivemos em uma época em que somos bombardeados de informações dos mais diferentes gêneros. Sejam elas verdadeiras ou falsas, boas ou ruins, relacionadas ou não a nós, não importa, porque a quantidade continua sendo grande demais para que possamos lidar. Tudo isso nos causa muita ansiedade e desespero, o que aumenta nossos sinais de alerta e, portanto, estamos constantemente cansados. Desligar um pouco das redes e, simplesmente, viver o presente é uma boa saída. Não precisa viver como um eremita e se desvencilhar de todas as informações do mundo – afinal, viver na ignorância também não é o caminho – mas é bom haver um equilíbrio.

15 hábitos que te deixam mais cansado

Sedentarismo

O nosso corpo precisa de motivação e de desafios – precisamos estar em movimento. Pela primeira vez na história da humanidade, podemos ser sedentários e ganhar nossa vida sentados em uma mesa de escritório. Não há nada de errado em fazer isso, mas não podemos deixar de nos movimentar. Pode parecer contraditório, mas, sim, o sedentarismo pode nos deixar cansados, porque é a dinâmica que faz nossos corpos funcionarem bem. Portanto, nem que seja aos poucos: faça mais atividade física e veja como se sentirá mais disposto.

Comparações

Sempre tivemos o hábito de nos comparar aos outros, isso é parte do nosso ser. Entretanto, desde o surgimento da publicidade em nossas vidas – principalmente agora, que somos expostos a anúncios literalmente a todo momento – temos nos comparado cada vez mais. Isso acontece porque as empresas sabem os nossos defeitos e os usam contra nós. Assim nos colocamos numa busca incessante de ser igual ao outro, mas, muitas vezes, nem mesmo o outro é como a gente pensa. O melhor é tentar evoluir individualmente e se comparar ao seu Eu do passado, e tentar ser melhor do que era ontem, mas nunca se comparar a outra pessoa.

Falta de descanso

Ainda que nosso corpo precise de movimento, ele também precisa de descanso. É um equilíbrio: precisamos cansar e depois descansar, de maneira devida. Enquanto muitas pessoas estão sedentárias, outras estão frenéticas e não param nem por um segundo, e as duas coisas são prejudiciais. Procure dormir oito horas por dia, faça intervalos entre suas tarefas, e também procure ter momentos de lazer.

30 dicas para superar o cansaço psicológico

Tentar ser o melhor

Nossa cultura nos apresenta uma busca incessante por ser o melhor, ou a melhor, apesar de não nos deixar claro o que seria isso. Então, corremos e corremos sem nenhum sentido concreto em mente, e nos frustramos por não chegar a lugar nenhum. É muito esforço sem recompensas, que vai nos cansando cada vez mais. Evoluir é importante para a nossa jornada, mas essa busca pela perfeição (sem nem saber o que é perfeição) é inútil.

Dominação e controle

É da nossa cultura, mas também do âmago do nosso ser, a tentativa de dominar e de controlar o exterior, sejam pessoas, animais, a natureza, dentre várias outras coisas. Impomos nossas vontades e desejos ao outro e não aceitamos nada além da resposta que desejamos – e, para obtê-la, somos capazes de muita coisa. Entretanto, ainda que usemos a violência e haja uma aparente dominação, ela é falsa. Sempre haverá, no fundo, uma resistência, porque ninguém pode controlar de fato o outro. Isso fica cansativo e frustrante com o tempo. Para vivermos melhor, o jeito é nos dedicarmos a nós mesmos, tentando melhorar somente a nós, que é tudo que temos de verdadeiro controle e domínio.

 

Pouca motivação

Se nosso corpo precisa se manter motivado para adquirir mais disposição e, portanto, menos cansaço, nossa mente também precisa. Precisamos traçar objetivos reais e concretos, traçar desafios para nossas vidas – mas com o cuidado de não darmos passos maiores do que nossas pernas, para não cair na frustração e na desistência.

Má alimentação

A alimentação é o combustível de nosso corpo, portanto, como pretendemos não sentir cansaço se não colocamos o combustível de forma correta? A má alimentação pode acontecer de várias formas: algumas pessoas comem errado, só ingerem ultra processados e não se alimentam de coisas naturais, o que só destrói o organismo. Outros se alimentam mal por se alimentarem demais, acabam sobrecarregando nossa digestão e nosso corpo. E há ainda os que não se alimentam o suficiente, o que os deixam fracos e sem energia. Nada disso é bom. Precisamos comer corretamente para conseguirmos ter saúde e disposição.

Aprenda a controlar o cansaço mental

Falta de direitos

O mundo é dos homens ricos e poderosos. Somos marionetes deles: trabalhamos, trabalhamos, trabalhamos de forma constante e sem sentido, só para enriquecê-los cada vez mais. Pois saiba que você tem direitos: faça com que eles sejam assegurados. E se você não tem, mas acredita que deveria ter, lute por eles. O futuro te agradecerá.

Correria sem sentido

Somos o Coelho da Alice (daquele livro Alice No País das Maravilhas): estamos sempre correndo, olhando um relógio, atrasados. Estamos atrasados para quê, afinal? Já parou para pensar se toda a sua correria do seu dia a dia faz sentido? Reserve momentos para você, nem que tenha que desistir de algumas tarefas.

Natureza morrendo

Todos já sabem: a natureza está morrendo. Nossa temperatura está mais quente, os animais estão sendo extintos, nosso ar está poluído, nossa comida está envenenada. Ora, fazemos parte de todo esse ecossistema, portanto, se o meio ambiente está comprometido, nós também estamos. Com nossa saúde debilitada, fica difícil nos mantermos dispostos. Portanto, precisamos fazer nossa parte para recuperar a natureza, afinal, também somos parte dela.

Trabalhe melhor o cansaço e controle a fadiga!

Problemas psicológicos

Por último, mas não menos importante, também temos que prestar atenção à nossa saúde mental. Muitos problemas psicológicos têm como sintoma o cansaço e a fadiga. Faça terapia, entenda e encare seus problemas de frente. Além de libertador, tirará um peso de suas costas, deixando você mais disposto e feliz.

fechar