Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

O que saber ao namorar alguém com baixa autoestima

A falta de confiança em si mesmo é um problema que muitos de nós enfrentam. Às vezes de forma mais sutil, outras mais intensas. Apenas quem sofre de baixa autoestima sabe a luta diária de buscar o amor-próprio, de acreditar em seu potencial e ignorar qualquer comentário maldoso que possa surgir. Como lidar com alguém que convive com esse mal? Não é fácil ver que aqueles que amamos não enxergam seu próprio valor e o quão importantes são na vida de quem os rodeia. Para isso, separamos dicas para ajudar seu amor a encarar de frente esse problema e não deixar-se abalar por ele. Descubra o que você deve saber ao namorar alguém com baixa autoestima!

continue lendo
Compartilhar

O problema

A baixa autoestima não está necessariamente ligada ao fato de uma pessoa não se considerar esteticamente agradável. Esse distúrbio tão prejudicial também afeta as percepções cognitivas que a pessoa pode ter a respeito de si mesma. É preciso ter paciência e buscar entender o que leva seu amor a sofrer desse mal.

Demonstre compaixão pelo sofrimento de seu amor

Não é frescura

Mulher beijando namorado

Uma pessoa com baixa autoestima não possui esse problema porque quer. É muito mais complexo do que apenas o julgamento padrão de carência de atenção. Quando se apaixonar por alguém com baixa autoestima, saiba evitar as críticas e as palavras que possam fazer seu amado ou amada se sentir diminuído.

Críticas construtivas

Homem e mulher se olhando abraçados

Fazer críticas construtivas é sempre legal quando seu amor não tiver plena confiança em seu próprio trabalho. Ressalte o que está bom e o que pode melhorar sem que

em momento nenhum menospreze seus feitos.

Parabenize-o

Homem beijando mulher

Se perceber que seu amor anda desanimado, não sai da cama e está sem ânimo para tarefas normais do dia a dia e, de repente, decide se levantar e arrumar a casa, por exemplo, não deixe que isso passe despercebido. Muitas vezes, o que parece uma pequena tarefa rotineira acaba sendo um grande sacrifício para alguém cujo psicológico encontra-se abalado.

Chamando para a ação

Homem e mulher deitados

Se seu amado desabafou com você sobre o quanto se sente preguiçoso, inseguro ou incapaz, não o convença do contrário imediatamente. Mostre que estará sempre ao seu lado para apoiá-lo, caso deseje mudar e dar a volta por cima.

 

Faça surpresas!

Mostrar periodicamente o quanto você se sente preenchido pela presença de seu namorado ou namorada por meio de surpresas ou demonstrações de afeto também é uma boa pedida. Em alguns dias, ele(a) pode se sentir pouco amado ou insuficiente. Não permita que essa ideia o(a) convença! Convide-o(a) para sair, prepare sua comida favorita, faça cartas, bilhetes, dê flores. Mostre que as inseguranças de seu amor não correspondem à realidade.

12 dicas para lidar com a baixa autoestima da maneira certa!

Ombro amigo

Homem e mulher abraçados

Faça com que seu amor se sinta protegido, amado, cuidado. O apoio é essencial e, com a ajuda do tempo e terapia, é possível que uma pessoa com baixa autoestima tenha seu quadro revertido e se torne alguém cheio de si, com esperança e autoconfiança!

Exaltando suas qualidades

Não tenha medo de exaltar as qualidades de quem você ama. Quando estiver entre amigos, não hesite em comentar suas conquistas, comemorar junto a quem também o ama cada uma das metas atingidas. Dê valor ao esforço que seu amor aplica às tarefas, e que, mesmo não conseguindo acreditar completamente em si mesmo, se propõe a aprender

e aperfeiçoar.

fechar