A baixa autoestima não está necessariamente ligada ao fato de uma pessoa não se considerar esteticamente agradável. Esse distúrbio tão prejudicial também afeta as percepções cognitivas que a pessoa pode ter a respeito de si mesma. É preciso ter paciência e buscar entender o que leva seu amor a sofrer desse mal.
Demonstre compaixão pelo sofrimento de seu amor
Uma pessoa com baixa autoestima não possui esse problema porque quer. É muito mais complexo do que apenas o julgamento padrão de carência de atenção. Quando se apaixonar por alguém com baixa autoestima, saiba evitar as críticas e as palavras que possam fazer seu amado ou amada se sentir diminuído.
Evite questões como perda ou ganho de peso ou falta de cuidado com a estética. Fazer comentários negativos sobre sua aparência pode ter uma carga gigantesca no emocional de alguém com baixa autoestima e atrapalhá-lo ainda mais na luta pelo amor-próprio.
Ofereça todo o seu apoio e mostre que você estará sempre disponível para aquele que ama!
Fazer críticas construtivas é sempre legal quando seu amor não tiver plena confiança em seu próprio trabalho. Ressalte o que está bom e o que pode melhorar sem que
em momento nenhum menospreze seus feitos.
Não é porque alguém tem baixa autoestima que você deve mentir ou exagerar nos adjetivos. Manter a sinceridade é a coisa mais saudável a se fazer para não magoar ninguém e, ao mesmo tempo, incentivá-lo a melhorar.
Estimule sua autoestima com frases poderosas!
Se perceber que seu amor anda desanimado, não sai da cama e está sem ânimo para tarefas normais do dia a dia e, de repente, decide se levantar e arrumar a casa, por exemplo, não deixe que isso passe despercebido. Muitas vezes, o que parece uma pequena tarefa rotineira acaba sendo um grande sacrifício para alguém cujo psicológico encontra-se abalado.
Se seu amado desabafou com você sobre o quanto se sente preguiçoso, inseguro ou incapaz, não o convença do contrário imediatamente. Mostre que estará sempre ao seu lado para apoiá-lo, caso deseje mudar e dar a volta por cima.
Mostrar periodicamente o quanto você se sente preenchido pela presença de seu namorado ou namorada por meio de surpresas ou demonstrações de afeto também é uma boa pedida. Em alguns dias, ele(a) pode se sentir pouco amado ou insuficiente. Não permita que essa ideia o(a) convença! Convide-o(a) para sair, prepare sua comida favorita, faça cartas, bilhetes, dê flores. Mostre que as inseguranças de seu amor não correspondem à realidade.
12 dicas para lidar com a baixa autoestima da maneira certa!
Faça com que seu amor se sinta protegido, amado, cuidado. O apoio é essencial e, com a ajuda do tempo e terapia, é possível que uma pessoa com baixa autoestima tenha seu quadro revertido e se torne alguém cheio de si, com esperança e autoconfiança!
Não tenha medo de exaltar as qualidades de quem você ama. Quando estiver entre amigos, não hesite em comentar suas conquistas, comemorar junto a quem também o ama cada uma das metas atingidas. Dê valor ao esforço que seu amor aplica às tarefas, e que, mesmo não conseguindo acreditar completamente em si mesmo, se propõe a aprender
e aperfeiçoar.