Erros que você comete nos seus relacionamentos
É mentira quando alguém diz que manter um relacionamento é fácil. Cada um possui costumes que vêm da criação, além de qualidades e defeitos. Para piorar, existem alguns hábitos que fazem a relação correr o risco de fracassar. Nós separamos 15 deles para você ficar esperto!
Relacionamento
Todos nós sabemos que uma relação não é fácil, tem aquela coisa de criação, costumes e de que cada um tem seus defeitos e qualidades. Nem tudo é perfeito, obviamente, bem diferente dos contos de fadas. Mas para piorar, ainda erramos em alguns hábitos, coisas que contribuem para os relacionamentos fracassarem. Confira quais são os erros e evite-os!
1. Mentir
Gente, mentira tem perna curta, lembra? Por isso, está fora de questão contar uma mentirinha, por mais branda que seja. A verdade cabe em qualquer lugar, mas claro, se for algo difícil de falar, escolha bem as palavras para não ser tão doloroso assim.
2. Omitir
![]()
Omitir fatos, sejam eles do passado ou presente, pode causar sérios problemas. Se você teve uma namorada, então conte, porque as pessoas têm uma facilidade incrível de achar até o que não estavam procurando. Então, evite.
3. Julgar
Julgar sem saber a veracidade das coisas é um erro fatal. Não se pode apontar um suspeito sem que haja um crime. E sim, muitos casais têm essa mania de achar coisas, supor acontecimentos e agir em cima de achismos sem antes sequer ter uma conversa com o par.
4. Espaço
![]()
Dois corpos não ocupam o mesmo espaço, e não é à toa. Por isso, além de ser necessário respeitar o espaço do outro, ainda é importante preservar o seu também. Um ambiente sufocado, uma relação sem respiro – do bem – só pode causar dor de cabeça.
5. Desrespeito
A intimidade é uma coisa complicada, né? Quando a gente conhece bastante uma pessoa, nos sentimos na liberdade de fazer e dizer coisas que, muitas vezes, não deveríamos. Esse é o caso quando um está bravo com algo e trata o outro mal, grita, diz palavras de baixo calão e ultrapassa o limite do respeito.
6. Falar demais
![]()
Existem coisas que devemos guardar para nós. Falar muito da nossa relação para os outros não é coisa boa. Mesmo que não seja na intenção, pode ser que alguém esteja falando demais e, por consequência, ouvindo palpites demais também, que podem atrapalhar a relação.
7. Confiança
Se não tem confiança, então, esquece. Há pessoas que são desconfiadas por natureza, ou por algum trauma vivido, ou por ser da própria personalidade. Existem outros casos em que a pessoa teve motivos passados que não superou. Mas, independentemente da causa, o que importa é que a confiança é a base de um relacionamento. Não tem como algo dar certo se a suspeita, a pulga atrás da orelha estiver presente.
8. Admiração
Admiração é uma coisa ótima e que é importante ser nutrida. Parabenizar um feito do amado, elogiar uma mudança, incentivar a fazer algo novo, tudo isso é importante para não cair no comodismo e o relacionamento esfriar.
9. Conversar
![]()
Há casais que erram na falta do diálogo. Se amam, ok. Se respeitam, ok, mas na hora que bate a tristeza, que os pensamentos pessimistas ou as desconfianças aparecem, não conversam. Aí é pior, porque ficam alimentando esse sentimento dentro do peito e vão destruindo tudo o que foi construído até ali, até que chega o momento da explosão e vai lama para o ventilador.
10. Cuidado
Meu caro, não é porque você está com alguém que deve abrir mão de cuidar da sua parceira. As pessoas se cansam também e a conquista deve ser diária, e não apenas no começo do relacionamento. Por isso, é importante cuidar, tratar bem, fazer um mimo volta e meia e surpreender positivamente.
11. Dividir
![]()
Ninguém merece ter um parceiro que não faz nada, que acha que é a sua obrigação cuidar dele, da casa, dos planos de vocês, disso e daquilo outro. As pessoas procuram parceiros, e se com o tempo algum abre mão disso, pode ter certeza que a chance da relação terminar passa a ser grande.
12. Planos
Construir planos, nunca parar é sempre bom. Quando um incentiva o outro e constrói pontes para seguirem juntos, um fogo começa a acender no peito de ambos, que vêm um propósito na vida a dois além do amor. Isso é bom, mas nem sempre é mantido.
13. Traição
![]()
Se não há desejo, se não existe respeito, então, não tem porque continuar um relacionamento, ao menos que tenha o consentimento do par. Caso contrário, a traição tende a acabar com tudo.
14. Dinheiro
Dinheiro é um bem e um mal na vida das pessoas. Se tem pouco, gera grandes brigas. Se tem muito, um quer dominar o outro ou começa a voar demais — mas nem sempre. É preciso haver um meio termo, manter os pés no chão, porque sim, o dinheiro destrói muitos casos de amor.
15. Família
![]()
A família tem um papel importante. Seja a criação dos filhos ou o bedelho que a sogra insiste em dar, sempre vai ter um sem noção querendo dar palpite ou algum caso familiar que pode gerar brigas constantes. Mas nesse caso, o diálogo é a melhor saída. É procurar ver o lado do outro, ceder, mas também não deixar suas opiniões de lado. É respeitar e exigir respeito dentro e fora de casa, com os filhos, pais, tios, avós ou com quem quer que seja.