Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Perguntas para se fazer antes de casar

Um relacionamento saudável é baseado em conversa e honestidade mútua do casal. Por isso, antes de se casarem é preciso observar alguns pontos da vida a dois e discutir a relação. Confira algumas dicas e fale com seu parceiro!

O que você deseja do futuro?

É importante pensar com clareza nas coisas que são importantes para você e para o seu(sua) parceiro(a) em relação ao futuro. Onde gostaria de morar? Você sente que conseguiria se adaptar a uma vida mais pacata ou mais agitada a depender de onde você e seu(sua) companheiro(a) escolhessem? Você deseja ou não ter filhos? É interessante que esses e outros questionamentos sejam discutidos para que ambos tenham clareza e tranquilidade ao dar esse passo – pois, muitas vezes, são questões chave que podem levar um casamento ao fim.


Copiar
Compartilhar
Religião é importante para o casal?

Você ou seu(sua) parceiro(a) tem uma religião definida? Discutir sobre crenças e práticas religiosas ou espirituais pode ser importante para saber como será a vida dali em diante. É importante que cada um saiba respeitar as crenças e preferências do outro. Se quiserem ter filhos, esta discussão torna-se ainda mais importante: alguma prática religiosa será parte da rotina da família? E se ambos forem de religiões diferentes, esta é uma boa deixa para que possam incentivar o respeito às diferenças desde cedo, até mesmo para que seus filhos possam ter tranquilidade de escolher o caminho que se sentem mais confortáveis em seguir.


Copiar
Compartilhar
Você tem um(a) companheiro(a) de verdade?

O que é ter um companheiro(a)? É quando alguém te respeita, pensa em como as consequências de suas ações podem te afetar, tem sensibilidade e paciência com o que te assusta, preocupa ou estressa, têm cuidados com você e são verdadeiros. Como pessoa, ele ou ela é realmente um(a) companheiro(a)? Se você estiver ao lado de alguém que é realmente seu(sua) amigo(a), imagino que se sinta mais tranquilo(a), certo?


Copiar
Compartilhar
Estamos dispostos a ser flexíveis?

Aceitar casar-se com alguém é aceitar casar-se com suas manias, personalidade, defeitos, entre outras características, e para estar numa relação a dois é importante saber dar e receber, lidar com a diferença do outro, com o jeito dele(a) pensar. Casamento implica flexibilidade e respeito, já que muitas vezes o outro pode sentir as coisas de uma forma diferente ou pensar de uma forma oposta a sua. Assim, é bacana conversarem e alinharem os ponteiros em relação a isso: querer estar com o outro implica ser flexível, amar e respeitar o outro do jeito que é e buscar crescer juntos.


Copiar
Compartilhar
“Não basta ter filho, tem que participar”

Como dizem por aí, “não basta ter filho, tem que participar”, ou seja, este é um fator de extrema importância a ser discutido. A questão começa no desejo de ter filhos: é um desejo comum? Como cada um lida com essa questão? E em seguida, se a decisão for tê-los, é preciso conversar sobre a partilha de responsabilidades. Além disso, e se não puderem ser pais da forma tradicional? Como se sentem em relação à adoção, inseminação artificial, barriga de aluguel, etc?


Copiar
Compartilhar
Conseguimos nos comunicar bem?

Comunicação é um aspecto chave em qualquer relação. Muitos profissionais que trabalham em empresas se queixam da comunicação dentro da empresa; dentro de casa, com a família, muitos dizem que não se entendem ou que não conseguem conversar sem que vire briga; na relação a dois, muitos casais têm brigas por conta de palavras não ditas. Como é a comunicação entre vocês? Conversem sobre isso, comunicação é tudo, pois não há nada melhor do que ter clareza de onde estão e para onde vão, certo? É bom saber que pode contar com seu(sua) parceiro(a), pois o ponto de vista dele(a) é claro para você e você vê que estão “na mesma página”.


Copiar
Compartilhar
Qual a relação com a família um do outro?

Pense em como é sua relação com sua família e na relação do(a) seu(a) parceiro(a) com os familiares. Há diferenças? Semelhanças? Alguma das famílias representa alguma fonte de estresse ou porto seguro? Alguma destas relações é complicada ou gera conflitos entre vocês? É importante pensar qual o grau que essa situação tem hoje e como pode ficar melhor ou pior após o casamento – e também, quais medidas podem ser tomadas.


Copiar
Compartilhar
 
Como você lida com o passado do outro?

Se para você o passado do outro é apenas parte da história dele(a), isso talvez não seja um problema. Mas e se incomodar? É importante pensar sobre isso com clareza, refletir sobre essa questão e tentar resolvê-la consigo e com o(a) parceiro(a) também.


Copiar
Compartilhar
Como lidarão com dívidas e responsabilidades financeiras?

Pense sobre a forma com que cada um lida com dinheiro, há algum desequilíbrio? Há algo em que um possa ajudar o outro?


Copiar
Compartilhar
Como lidam com atividades individuais quando são um casal?

Hoje, cada um tem tempo para si e para amigos e família? Você consegue, hoje, exercer seus hobbies e ter um tempo para si? E o(a) seu(sua) parceiro(a), tem tempo e espaço para atividades como estas? Como vocês lidam com a presença ou ausência nestes momentos?


Copiar
Compartilhar
O quão importante é o sexo para cada um?

Sexo é uma coisa importante numa relação amorosa, como cada um lida com isso? Como é a relação entre vocês? Há algo que gosta ou não gosta no sexo?


Copiar
Compartilhar
O quão clara é a orientação sexual de cada um?

É muito importante que isso esteja claro para cada um de vocês, para ambos terem certeza que tiveram as experiências que queriam ter e que sabem realmente do que gostam. Por conta de falta de diálogo, alguns casais passam por situações difíceis, pois têm curiosidade e nunca comentaram com o(a) parceiro(a). Por isso, para evitar desentendimentos desta ordem, é legal que ambos consigam conversar abertamente sobre isso.


Copiar
Compartilhar
Ambos estão comprometidos?

É importante ter clareza se ambas as partes estão comprometidas em dar tudo de si e estar na relação por inteiro. Casamento nem sempre é fácil, mas é bom saber que pode-se contar com o(a) companheiro(a) tanto nos momentos bons, como nos momentos difíceis e nas responsabilidades.


Copiar
Compartilhar
Por que queremos nos casar? E por que eu?

É bom relembrar a história de vocês e o que levou os dois a desejarem casar. Relembre, reflita, respire… O que faz da pessoa escolhida “A” pessoa?


Copiar
Compartilhar
Como vocês resolvem problemas entre o casal?

Quando há algum desentendimento ou briga, como cada um tende a se comportar para resolver? Como a família desta pessoa resolvia problemas? É interessante pensar no relacionamento de vocês hoje, como é e tem sido, e também no das respectivas famílias, pois crescemos e aprendemos como nos comportar e lidar com frustrações direta e indiretamente com nossa família.


Copiar
Compartilhar
Conseguimos perceber as formas que o outro diz “eu te amo

Há um livro que diz que há cinco formas de demonstrar amor e cada um tem a sua forma “preferida” ou mais comum de demonstrar esse sentimento ao próximo, e uma forma como recebe os gestos do outro e entende-os como gestos de amor. Pense em você e no seu(sua) parceiro(a): vocês veem o que um faz pelo outro? Você consegue pensar nas diferentes formas que seu(a) companheiro(a) tem de demonstrar seu amor? Pergunte se ele(a) sente que você percebe – repare que a comunicação que foi discutida no tópico acima pode trazer benefícios para a relação numa situação como essa, por exemplo. E você sente que o outro percebe suas formas de demonstrar? Pensem sobre elas juntos, sobre quais são as formas principais de demonstrar e receber amor de cada um, e como isso pode ajudá-los a viver de forma mais harmônica.


Copiar
Compartilhar
Como nos vemos em alguns anos? O que queremos para nós?

Como e onde você gostaria de estar em alguns anos? Como e onde você está hoje? Como e onde você imagina que estará, ao lado de seu(sua) parceiro(a)? Pensem juntos nos seus sonhos, nos objetivos que desejam alcançar, nas memórias que querem colecionar juntos… É importante que haja comunicação entre vocês para tudo e é ela que vai garantir que os dois estão tomando a melhor decisão e caminhando na direção que desejam.


Copiar
Compartilhar
fechar