Um costume acusado de racismo existe na Holanda. Há um evento chamado de festa do Zwarte Piet (“Pedro Preto”). O personagem seria um tipo de ajudante negro do Papai Noel. Os holandeses se pintam de preto, colocam uma peruca crespa e deixam os lábios vermelhos com batom. Isso acontece no dia 5 de dezembro.
Você acha o máximo quando ganha um presente de Natal? Na Letônia as crianças têm muito mais para comemorar. É tradição que o Papai Noel dê presentes a elas durante 12 dias! Haja viagens de trenó e duendes para fazer tantos presentes!
Ao contrário do que muita gente pensa, não são todas as casas nos Estados Unidos que têm uma lareira. Pensando nisso, uma emissora de TV norte-americana chamada WPIX transmite, durante 24 horas ininterruptas, um vídeo de uma lareira queimando. E isso já acontece há mais 40 anos!
No Iraque, depois de uma reunião familiar nos quintais para uma contação de histórias do nascimento de Jesus, um monte de espinhos secos é queimado. Dizem que o jeito como o fogo queima dá uma ideia de como será o destino da família.
Se você quiser varrer a sua casa na época de Natal na Noruega, pode tirar o cavalinho da chuva. Acontece que os moradores escondem as vassouras para que as bruxas e os espíritos não possam voar no céu. Isso ainda é pouco: só por garantia, os homens costumam disparar um tiro para o céu, para afastar qualquer tipo de espírito maligno.
Os irlandeses, como admiram muito o Papai Noel, querem ser gentis com ele. Para isso, eles deixam para o velhinho uma torta de carne e uma cerveja da marca Guinness!
Os austríacos têm um evento muito curioso antes do Natal. No dia 5 de dezembro, as pessoas se vestem de um demônio chamado Krampus, brincando de bater uns nos outros com uma vara, pois conta a lenda que o bicho pune as crianças más com essa arma.
Na Itália, além do Papai Noel, há uma figura sombria: Befana. É uma velha com aspecto de bruxa, que costuma visitar as casas das crianças no dia 5 de janeiro. Para quem foi comportado, ela deixa doces; mas se foram crianças más, ela deixa pedaços de carvão.
Assim como aqui no Brasil, o Natal na Austrália se passa no verão. É um costume que as famílias comemorem a data nas praias, com piqueniques, brincadeiras e natação. Em muitos lugares do país, é comum que o Papai Noel chegue surfando ou em um barco.
Uma tradição muito nobre e inusitada existe na França. No dia de Natal, uma grande parte dos franceses vai até a casa de um inimigo para que façam as pazes.
Na Índia, a decoração da árvore de Natal é um pouco diferente. Os enfeites são feitos com as plantas que existem no país, principalmente as folhas de bananeira e mangueira. Os mesmos enfeites são espalhados pela casa, além de lamparinas de argila.
Na Eslováquia tem uma tradição muito engraçada. Antes de o “chefe da família” curtir o Natal, ele deve ir para a cozinha e preparar um prato chamado Loksa, que é feito com pão. Mas ninguém come, não! A comida é jogada para cima! Dizem que quanto mais tempo ficar presa no teto, mais rica e sortuda será a família.