Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Sobremesas para Natal

Uma refeição precisa ser completa e, para isso, precisa de uma sobremesa. Claro que uma refeição tão especial quanto a Ceia de Natal não pode ficar incompleta. Aprenda deliciosas receitas para finalizar a ceia com chave de ouro!

continue lendo
Compartilhar

Mousse Trufado

Ingredientes
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
5 limões taiti
1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
5 colheres de sopa de água
1 barra de chocolate al leite de 200g
1 lata de creme de leite
1 pacote de waffer coberto com chocolate ou 100g chocolate granulado

Modo de Preparo
Coloque as 2 latas de creme de leite, 2 latas de leite condensado e os limões devidamente espremidos, coloque no liquidificador e bata por 5 minutos. Acrescente a gelatina diluída, bata por mais 2 minutos.
Hidrate a gelatina com a 5 colheres de sopa de água, após leve ao microondas para diluir por, mais ou menos, 8 segundos.
Depois disso, coloque em uma travessa e reserve.

Cobertura
Derreta o chocolate em banho-maria e depois coloque o creme de leite. Misture bem.
Coloque essa cobertura em cima do mousse com cuidado para não misturar. Pegue o waffer coberto com chocolate e pique por cima ou polvilhe chocolate granulado por cima.
Leve para gelar até ficar firme (mais ou menos, 4 horas)

Mousse de Maracujá

Ingredientes
1 lata de Leite Moça
1 lata de Creme de Leite
A mesma medida de suco de maracujá

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma tigela para gelar
Depois de 1 hora é só degustar

Doce de frutas natalinas banhadas no chocolate

Chocolatiér Elizabeth Garber

Ingredientes:
1,5kg de frutas natalinas como figo verde, figo turco seco, damasco, tâmaras, abacaxi, laranja cristalizada, ameixa seca
900g de chocolate amargo, ao leite ou branco (de acordo com sua preferência)

Modo de preparo
Ralar e dividir o chocolate em 3 partes de 300g. Derreter 2 partes (pode ser no microondas em potência média ou banho-maria, bem morninho) e, em seguida, colocar a terceira parte, Deixe derreter junto com o que já foi derretido. Misturar bem de maneira que fique menos ralo possível, porque quando o chocolate está no ponto para trabalhar, ele fica mais cremoso. Faça o teste colocando a ponta de uma espátula ou faca e deixe secar o chocolate.

Dica: nunca derreter o chocolate até que ele fique quente, porque quanto mais quente ficar o chocolate, mais dificuldade você terá para temperá-lo. O chocolate é inimigo de altas temperaturas.

Uma vez acertado o ponto do chocolate, vá banhando as frutas, uma a uma, e colocando num tabuleiro forrado com papel manteiga ou alumínio. Leve para a geladeira, por 5 minutos, e as frutas estarão prontas. Arrume as frutas em uma bandeja decorada e sirva!

Torta de nozes

Ingredientes
6 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
500g de nozes moídas
6 colheres (sopa) de farinha de rosca

Para o recheio:
1 lata de leite condensado
6 colheres (sopa) de nozes moídas

Para a cobertura de suspiro:
4 claras
8 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de essência de baunilha
Nozes para enfeitar

Modo de preparo
Bata as claras em neve. Em seguida, acrescente as gemas. Adicione, então, o açúcar, as nozes moídas e a farinha de rosca. Continue batendo. Unte com manteiga duas assadeiras redondas, de cerca de 24 cm de diâmetro, e polvilhe com farinha de rosca. Divida a massa nas duas formas e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio: leve ao fogo uma panela com o leite condensado e as nozes moídas. Mexa sem parar até que a mistura engrosse e solte do fundo da panela. Reserve. Retire os bolos das assadeiras, coloque o recheio de nozes sobre um deles e cubra com o outro. Para fazer a cobertura de suspiro, bata as claras em neve e adicione o açúcar e a baunilha. Bata até ficar bem firme. Cubra a torta com o suspiro e enfeite com as nozes partidas.

Stollen - bolo de Natal alemão

Ingredientes
500g de farinha de trigo
6 colheres de chá rasas de fermento químico
200g de açúcar
1 pitada de sal
Aroma de amêndoas e de limo
2 colheres de rum
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de noz-moscada
2 ovos
175g de manteiga
250g de ricota fresca (passada na peneira)
250g de passas
125g de nozes
40g de frutas cristalizadas

Modo de preparo
Misture a farinha e o fermento em pó. Peneire tudo sobre uma tábua. Faça uma cavidade e coloque o açúcar, os aromas, os ovos e misture tudo. Sobre essa massa coloque a manteiga, a ricota, as passas, as nozes e as frutas cristalizadas. Depois de assar, pincele com manteiga e polvilhe com açúcar.

Papai Noel de morango

Ingredientes
30 morangos
200ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
Confeitos de chocolate branco e ao leite quanto baste

Modo de Preparo
Corte as folhas dos morangos bem rentes e, em seguida, separe a ponta. Bata o creme de leite fresco com o açúcar para fazer o chantilly (ou compre em spray) e faça um movimento circular com o creme em cima da parte maior da fruta. Cubra com a ponta do morango e coloque uma bolinha em cima, imitando um pompom. Finalize com o confeito de chocolate ao leite para os olhos e com um confeito de chocolate branco no pompom. Sirva imediatamente.

Pavê de nozes

Ingredientes
4 gemas peneiradas
4 claras em neve
200g de cream cheese
2/3 de xícara (chá) de açúcar
150g de nozes moídas
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 pacote de biscoito Maria ou maisena (200g)
1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo
Bata o cream cheese, o açúcar e as gemas até obter um creme macio e esbranquiçado. Junte as claras em neve, as nozes e o chocolate em pó e misture delicadamente. Em uma travessa, alterne camadas de biscoito (levemente umedecido no leite) e creme, finalizando com creme. Salpique as nozes restantes e leve à geladeira por, no mínimo, 6 horas antes de servir.

Variação
Experimente substituir as nozes por castanha de caju, amendoim, castanha-do-pará ou amêndoas.

 

Sorvete Ouro Branco Réveillon

Ingredientes
18 bombons Ouro Branco
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com o soro
100 ml de claras
½ xícara de açúcar de confeiteiro
500 g de chocolate de cobertura branco
2 potes plásticos redondos, novos e sem uso (dica: Plasútil de 900 ml com tampa de rosca)
2 a 3 embalagens de tubetes de waffer para sorvete

Modo de Preparo
Derreta 350 g do chocolate branco (pique o chocolate, coloque numa vasilha e esta dentro de uma assadeira contendo água fervente; mexa até derreter todo). Forre os potes com uma camada de chocolate derretido, leve ao freezer até firmar. Passe nova camada de chocolate e, enquanto está mole, distribua os tubetes em toda a volta e sobre o fundo. Volte ao freezer até firmar. Passe outra camada, fina, de chocolate sobre os tubetes e leve novamente ao freezer.

Prepare o recheio enquanto o chocolate endurece

Parta os bombons ao meio e retire o recheio cremoso (é melhor colocar o bombom na geladeira antes de remover o recheio). Liquidifique o recheio com o leite condensado, o creme de leite, o açúcar de confeiteiro e as claras. Reserve os chocolates e os waffers retirados dos bombons.

Retire os potes do freezer, despeje o recheio sobre a base de chocolate com waffer, deixe uma borda de meio centímetro sem recheio. Coloque sobre o recheio os chocolates e os waffers reservados e retorne ao freezer por 6 h ou até firmar o recheio. Retire do freezer e feche os bombons com o restante do chocolate branco. Mantenha no freezer até a hora de servir. Desenforme e sirva com os acompanhamentos habituais de sorvete de sua preferência.

Sobremesa carioca

Ingredientes
1 caixinha de pó para pudim de morango
1 caixinha de pó para pudim de baunilha
1 caixinha de pó para pudim de chocolate
1,5 litro de leite
180 g de biscoito maisena quebrado
1/2 xícara (chá) de vinho licoroso doce misturado com 1/2 de xícara (chá) de água

Como fazer a cobertura de doce de leite:
Ingredientes
1 lata de doce de leite cremoso (cerca de 400g)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de leite
Raspas de chocolate ao leite e morangos para decorar

Modo de preparo
Dissolva o pó para pudim de morango em 500ml de litro de leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Cozinhe por mais 1 minuto, retire do fogo e espere amornar, mexendo de vez em quando para não formar película. Despeje o creme morno numa travessa de vidro com 21cm de diâmetro x 6cm de altura e cubra com metade dos biscoitos umedecidos na mistura de vinho e água. Reserve na geladeira.

Da mesma forma, prepare o pudim de baunilha, espere amornar e despeje delicadamente na travessa. Espalhe o restante dos biscoitos e reserve na geladeira. Repita a operação com o pudim de chocolate e leve à geladeira por 2 horas. Misture o doce de leite com o chocolate em pó e o leite e mexa até homogeneizar e cubra delicadamente a sobremesa. Sirva decorada com raspas de chocolate e morangos.

Árvore de Natal de frutas

Ingredientes
1 abacaxi maduro
1 pera madura sem casca
2 xícaras de morangos maduros com as hastes removidas
1 xícara de framboesas frescas
1 xícara de amoras frescas
2 kiwi descascados e picados
2 tangerinas descascadas e seccionadas
1 xícara de uvas sem sementes vermelhas
½ xícara de melancia picada
1 cortador de biscoitos em formato de estrela
Palitos de dente

Modo de preparo
Comece cortando a coroa e a casca do abacaxi. Depois vá cortando com cuidado até que o abacaxi ganhe a forma de um cone. Separe um pedaço do abacaxi para fazer a estrela que ficará no topo da árvore.

Espete as frutas com palitos de dente, sem atravessá-las. Feito isso, é hora de usar a criatividade para decorar a árvore. Aos pouos vpa espetando as frutas de maneira sortida no abacaxi, até deixá-la bem robusta.
Use o cortador de biscoitos para cortar um pedaço de abacaxi em forma de estrela para colocar no topo da árvore.

Pronto! Você tem agora tem árvore toda colorida e comestível. Tanto a haste como a decoração da árvore vão variar de acordo com a sua criatividade. Você pode fazer uma árvore decorada com frios, por exemplo. E no lugar do abacaxi pode usar uma cenoura fincada numa maçã. Que tal?

Bolo de frutas secas

Ingredientes para a massa
90g de farinha de trigo
35g de farinha de trigo integral
1 cenoura grande ou 2 médias (cerca de 90g)
185g de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de chá de laranja com canela
90g de uvas-passas
70g castanha-do-pará
4 colheres de sopa de cocô ralado
2 ovos orgânicos
100g de manteiga ou óleo de coco
1/2 colher de sobremesa de fermento químico
1 pitada de sal

Ingredientes para a cobertura
150g de cream cheese ou requeijão de qualidade
80g de açúcar demerara
1 colher (sobremesa) de suco de limão
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Modo de preparo
Deixe a uva-passa de molho na água por 1 hora e triture o chá em um processador até ele virar um pó. Reverse. Pique a castanha-do-pará e toste-a até ficar douradinha em uma frigideira e reserve. Rale a cenoura em um recipiente e adicione o açúcar, a farinha, a canela, o chá e o óleo de coco e mexa bem. Adicione a uva-passa, a castanha e o ovo, misturando bastante e sem parar. Por último, adicione a manteiga derretida (sem estar quente). Asse em forno pré-aquecido por 40 minutos ou até um palitinho sair limpo. Na batedeira com o globo ou com um batedor misture bem os ingredientes da cobertura e espalhe por cima do bolo frio.

fechar