Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Ilustração gráfica de Padre Cícero

10 ensinamentos de Padre Cícero

Cícero Romão Batista é o nome de Padre Cícero, também conhecido como “Padim Ciço”, nascido em Crato, no Ceará, em 1844. Foi também político brasileiro, conquistou fama de benfeitor e milagreiro e tem milhares de fiéis até os dias atuais, principalmente na cidade de Juazeiro do Norte — onde viveu, foi prefeito por dois mandatos, contribuiu significativamente para o progresso e morreu em 1934, aos 90 anos. A Igreja Católica o proibiu de rezar missas e ministrar sacramentos, por desobediência à hierarquia eclesiástica, sem conseguir impedi-lo de ser considerado um Santo no coração do povo, principalmente do nordestino. Inspire-se em 10 ensinamentos de Padre Cícero, simbólico homem brasileiro.

continue lendo
Compartilhar

Luz

Homem apontando para lousa e criança olhando

“Todo aquele que ensina é portador de luz para os que não sabem.”



Toda pessoa que ensina amplia a mente de quem aprende, mesmo que seja de forma muito simples, trazendo a iluminação para o que antes era obscuro, turvo ou desconhecido. Ensinar é possibilitar ao outro encontrar um caminho diferente e enxergar coisas novas que antes nem imaginava existirem. Então, nesse sentido, quem ensina mostra as portas de um universo. Pense sobre isso, nas palavras de Padre Cícero.

Amizade

“Só na velhice, pelas sinceras provas de lealdade durante toda a vida do homem, é que se pode ter a convicção da verdadeira amizade.”



Quando somos jovens, os nossos amigos são muitos, e há sempre uma diversão e um fazer coisas juntos. Com o passar dos anos, ao assumirmos responsabilidades e formarmos família, as amizades vão se modificando, algumas até inexistindo. Na velhice, já com menos ritmo e com novos problemas, os amigos leais, presentes ao longo da vida, continuam conosco, provando que existe amizade verdadeira. Construa amizades para a vida toda.

Conheça o pensamento do escritor e religioso Frei Betto

Ambição

Ilustração gráfica de homens correndo e homem sendo impulsionado por mola

“As ambições e os elementos corrosivos movem os que governam.”



Não há problema em ser ambicioso, desde que esteja numa medida em que respeite a ética, a moral e a honestidade, pois assim a ambição nos leva a buscar coisas positivas. Porém, ao se tornar ganância, revelada por alguns políticos quando deparam com a facilidade de obter recursos, ela gera corrupção, traz a perda de escrúpulos, permite que nos aproveitemos desonestamente da confiança dos outros, corroendo a alma. Pense sobre isso.

Generosidade

“Há generosidade que não se pode e nem se sabe pagar.”



A generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade. Diante de tal gesto, em tempos nos quais estamos mais acostumados a ver o contrário — a mesquinhez —, perdemos a capacidade de retribuir, por não conseguirmos extrair de nós a mesma virtude ou por não sabermos exercê-la para quem nada espera, que é o caso da pessoa generosa. Tudo o que fizermos parecerá pouco. Exercite a generosidade até nos pequenos gestos.

Inspire-se em frases de generosidade e pratique-a na sua vida

Perdão

Mulher pedindo desculpa para homem

“Perdoem, e ainda que as nossas paixões não queiram perdoar, perdoem… É preciso para nos salvar que perdoemos os que nos ofendem.”



Perdoar é um ensinamento maravilhoso, porque ele mostra que é possível construir na dor, não permitindo que aquele que ofendeu ou feriu consiga o benefício de tirar o melhor do outro ser humano. Essa boa ação impossibilita que a ofensa fique registrada na nossa mente e vá minando a nossa crença na bondade e na pureza ao longo da vida. O perdão inviabiliza que o ofensor roube a nossa paz. Reflita, exercite e faça prevalecer o amor.

Fé e trabalho

“Em cada sala, um altar; em cada quintal, uma oficina.”



Viver com fé é importante para trazer serenidade e confiança em dias cada vez melhores, e o trabalho concretiza a capacidade que Deus fornece para que o ser humano busque o seu próprio sustento e o daqueles que dele dependem. A união de fé e trabalho permite que as pessoas modifiquem a própria vida e o ambiente e, assim, prosperem. Pense sobre isso.

Metrópole do Cariri

Bandeira do município de Juazeiro

“Nossa cidade é muito perseguida e invejada. O motivo disso é que nós temos aqui coisas que nenhuma outra parte do mundo tem. Juazeiro ainda crescerá tanto e irá ser uma cidade tão famosa que a posteridade a julgará.”



Vontade de prosperar, visão dos recursos naturais, mente aberta para as possibilidades e fé são provavelmente as riquezas de Juazeiro do Norte, apontadas no texto de Padre Cícero, praticamente como uma profecia. Atualmente o município é o maior do interior cearense, com 95% de urbanização (a Metrópole do Cariri) e um grande polo cultural — maior centro de artesanato e cordel nordestinos do país. É a força construtiva. Aprecie.

 

Refúgio

“Juazeiro tem sido o refúgio para os náufragos. Tem gente de toda parte que, modestamente, vem abrigar-se debaixo da proteção da Santíssima Virgem.”



O melhor lugar é aquele que escolhemos, que tem similaridade com o que buscamos para viver em paz, protegidos e com fé, tornando-se para nós um refúgio e um santuário. O município de Juazeiro do Norte é um exemplo disso, sendo atualmente um dos três maiores centros religiosos do país, onde Padre Cícero continua sendo importante para a população. Inspire-se.

Declare para o seu amor que ele é o seu abrigo

Amparo

Silhueta de estátua de cruz

“Deus nunca deixou trabalho sem recompensa, nem lágrimas sem consolação.”



Deus ampara os seus filhos nas mais diversas situações porque Ele é bondade, sendo que, para quem trabalha, é concedido o merecido resultado do trabalho, e, para aquele que passa por um momento de tristeza ou angústia, Ele providencia o conforto ao coração. Não há por que duvidar de que somos cuidados o tempo todo pelo Criador. Reflita com fé.

Cuidado

“Sou filho de Crato, mas Juazeiro é meu filho.”



Padre Cícero Romão Batista nasceu em Crato, mas morou e faleceu em Juazeiro do Norte, ambos municípios do estado do Ceará. Quando escreveu essa frase, ele nos deixou como ensinamento que devemos cuidar como a um filho — cheios de amor, carinho e respeito — do local onde moramos, onde vivemos e de onde somos retribuídos com amor, contribuindo para o crescimento da nossa cidade. Lindo! Reflita.

Encontre mensagens de carinho para os filhos

fechar