A essência do filme continua a mesma do sucesso anterior, “Procurando Nemo”, onde a protagonista da animação, Dory, continua esquecida e engraçada, para a felicidade de todos que esperaram 13 anos para vê-la nos telões de novo.
Agora, o passado de Dory é mostrado, dando ênfase ao esquecimento da peixinha desde a infância. Quem ama essa personagem, com toda certeza teve curiosidade de saber mais sobre sua origem e família no primeiro filme, e agora essa vontade foi saciada com as descobertas incríveis da trama.
Para quem for assistir à trama com crianças pequenas, as cores são ótimas aliadas para prender a atenção. De maneira sutil e com uma paleta que transmite tranquilidade, os baixinhos vão se apaixonar tanto que vão pedir para repetir a sessão.
Os companheiros de aventuras de Dory, Nemo e Marlin, já são familiares do público, e vão com tudo embarcar nessa aventura ao lado da peixinha azul.
Dory é mais comum do que muitos imaginam, e seu jeito traz uma reflexão tremenda sobre a vida real e as pessoas que, assim como ela, não deixam a alegria de viver de lado, mesmo com as adversidades que encontram no caminho.
Apesar da demora em produzirem a continuação de Procurando Nemo, o filme não ficou cansativo, tampouco com informações demais - fato que acontece em alguns longas que tentam aproveitar o tempo perdido para surpreender o espectador.
Entre uma trapalhada e outra, Dory leva encanto, emoção e muita animação aos cinemas, em busca por sua família dentre os mares.
Com muita adrenalina, o roteiro do filme mantém o público em constante vibração, torcendo por Dory e ligados em cada novidade – o filme é cheio delas.
Em meio às aventuras do filme, Dory conhece novos amigos. Entre eles, têm tartarugas, raia, polvo, tubarão-baleia, leões-marinhos e muitos outros que enchem de fantasia e diversão a busca da peixinha.
Para os adultos apaixonados por Procurando Dory, uma novidade ainda mais fantástica é a voz da jornalista e apresentadora Marília Gabriela, que dubla um dos personagens do filme.
O filme, apesar de fofo e lindo, traz um aprendizado enorme sobre a vida marinha, o ecossistema e as relações submarinas. Não dá para sair do cinema sem entender pelo menos um pouco sobre esses assuntos.
Procurando Dory tem uma essência muito brilhante quando o assunto é a reciprocidade. Nele, as relações entre amigos e família são essenciais para que tudo aconteça, lição que pode e deve ser levada para a vida fora das salas de cinema.
E, por último, vale muito a pena se apaixonar pela segunda vez pelo mesmo personagem. Dory faz isso com seu carisma e encanto; faz de todos os telespectadores seus fãs número um.