Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Biografia de Adib Janete

Conhecido e respeitado internacionalmente, criou diversas inovações no campo da medicina. Jatene foi secretário estadual de Saúde no governo Paulo Maluf e duas vezes ministro da Saúde.

04/06/1929 14/11/2014
continue lendo
Compartilhar

Sobre Adib Janete

Adib Domingos Jatene (Xapuri, Acre, 4 de junho de 1929) é um médico, professor universitário, inventor e cientista brasileiro. Formou-se em medicina na Universidade de São Paulo, onde viria se tornar depois, professor.

Conhecido internacionalmente como o inventor de uma cirurgia do coração, que leva seu nome, para tratamento da transposição das grandes artérias em récem-nascidos, e do primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas. Trabalhou com o professor Euryclides de Jesus Zerbini.

Jatene foi secretário estadual de Saúde no governo Paulo Maluf e duas vezes ministro da Saúde, durante o Governo Collor e, a última delas, no governo de Fernando Henrique Cardoso. É também membro da Academia Nacional de Medicina.

É preciso contribuir

Adib Janete

Faço tudo o que mando os meus doentes fazer. Vê o terno que estou usando? Ele é de 12 de setembro de 1984 e ainda cabe. Eu mantenho o peso, tenho circunferência abdominal menor do que 100 centímetros, ando no clube, faço um pouquinho de musculação, controlo os exames, nunca fumei. E ajudo os outros. As pessoas devem entender que estamos em dificuldades e precisamos dar a nossa contribuição.

Capacidade

Adib Janete

Eu sou contra essa história de dizer:
- Eu não faço por que não me dão condições.
Se você é capaz de fazer você cria as condições.

Sobre o Incor

Drauzio Varella falando sobre Adib Janete

É uma unanimidade e sempre se cercou de gente competente. Só ouvi críticas sobre a atuação em áreas administrativas, mas não sei se ele teria condições de proceder de modo diferente. Quando a cardiologia começou a se estabelecer no Brasil, o Incor (liderado por ele) se destacou. Muitos políticos se tratavam lá. Ao mesmo tempo, o hospital precisava de verba. Isso criava uma relação complicada, já que o hospital é público.

 

Herói

Nabil Ghorayeb falando sobre Adib Janete

Acompanhei muitas cirurgias feitas por ele nos anos 70, quando eu era residente. Em uma delas, na qual o paciente teve infarto gravíssimo, percebeu que precisaria de um sistema de irrigação extra para as coronárias, mas não havia instrumento para fazer essa função. Apelou para o estilo heroico: improvisou cortando um tubo de soro e em instantes o mecanismo estava funcionando.

Receita para um coração saudável

Adib Janete

Cansado de responder a perguntas como "qual a receita para o coração?", Jatene mudou de tática. Quando alguém faz a fatídica questão, já não desfila mais aquela longa lista de coisas como "evite gorduras, faça exercícios físicos e controle o colesterol".

fechar