Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Curiosidades sobre cão-guia

Há registros do auxilio de cães na locomoção de pessoas cegas desde a idade media. Estes companheiros indispensáveis hoje em dia, recebem um treinamento rigoroso para que possam distinguir ambientes seguros dos inseguros. Saiba mais!

O que é um cão-guia?

Você já ouviu falar que o cachorro é o melhor amigo do homem, não é verdade? Pois é, mas existem aqueles especialmente treinados para ajudar pessoas portadoras de deficiência visual. Esses são chamados de cães-guia. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre eles.

Aniversário do seu cachorro. Celebre este dia especial!
Copiar
Compartilhar
Brincar só depois do trabalho

Como qualquer cachorro, um cão-guia também gosta de brincar e de ser acariciado. Dessa forma, assim que termina o serviço eles ganham o direito de se divertir. No período de adestramento eles aprendem a diferenciar o trabalho e o momento de divertimento a partir do uso da peitoral. Quando elas são colocadas, é concentração máxima no trabalho, mas quando são retiradas eles sabem que é a hora do lazer.

Saudade do meu cachorro. Mensagens para seu amigo de quatro
Copiar
Compartilhar
Quais são as responsabilidades?

Cães-guia têm várias responsabilidades, sendo algumas delas: estar sempre à esquerda do dono, andar apenas quando ordenado, não se distrair com brinquedos ou comida e parar quando se vir em frente a uma escada ou elevador e só voltar a andar ao ouvir o comando, entre outras. Entretanto, o cão-guia também é treinado para não obedecer certo comando se perceber que o dono, por exemplo, corre perigo.


Copiar
Compartilhar
Qualquer raça de cão pode ser cão-guia?

Para ser um cão-guia, um cachorro precisa ser inteligente, dócil, apresentar facilidade em se adaptar a diferentes lugares e pessoas. Ele até pode ser um excelente companheiro e amigo, mas isso não garante que estará apto ao trabalho de auxiliar pessoas com dificuldades visuais. As raças que apresentam essas características mais comumente são o golden retriever, o labrador e o pastor-alemão.

Animais Heróis. O poder dos bichinhos.
Copiar
Compartilhar
Quanto custa um cão-guia?

O uso de cães-guia começou nos anos 1920 nos Estados Unidos, mas somente nos anos 1950 a novidade chegou ao Brasil. Estima-se que haja no Brasil cerca de 150 cães-guia, para um número de portadores de deficiência visual severa estimado em mais de 1 milhão de pessoas. É preciso destacar que o motivo de esse número ser tão baixo se deve ao pequeno número de adestradores especializados no Brasil e ao alto custo de um cão-guia, que, atualmente, tem um valor em torno de 35 mil reais.


Copiar
Compartilhar
Não brinque com eles

No trabalho não se deve brincar! Apesar de adoráveis, mansos e dóceis, os cães-guia não devem ser distraídos, afinal eles estão prestando um serviço, realizando um trabalho e, portanto, toda atenção é pouca. Dessa forma, apesar de tentador, não distraia um cão-guia brincando com ele ou oferecendo-lhe algum petisco.


Copiar
Compartilhar
Não existem portas fechadas para eles

Nós sabemos que existem lugares que não aceitam a entrada de animais, nem mesmo de cachorros bem adestrados. Contudo, a Lei 11.126, de 27 de junho de 2005, garante o direito às pessoas portadoras de deficiência visual de ingressar e de permanecer em qualquer local juntamente com seu cão-guia. Isso é válido para restaurantes, hotéis, shoppings, ônibus, táxis, avião etc.

Meu filho tem 4 patas! Amor aos pets é algo infinito!
Copiar
Compartilhar
 
Como é adestrado um cão-guia?

Ser cão-guia exige um preparo minucioso que começa desde que eles são filhotes e só termina quando eles têm por volta de 1,5 e 2 anos. Tudo começa quando o filhote é adotado por uma família que lhe dá o treinamento básico, como sentar, deitar, ficar parado, se adaptar a diferentes lugares, especialmente públicos. Numa outra etapa, o cachorro começa a receber um treinamento específico para o trabalho de guiar portadores de dificuldades visuais. Essa fase, que costuma durar seis meses quatro vezes por semana e duas vezes ao dia, pode identificar que o cachorro não tem as características necessárias para ser um cão-guia e cortá-lo do processo de adestramento. Vencendo essa etapa, o cachorro é treinado juntamente com a pessoa portadora de dificuldades visuais.


Copiar
Compartilhar
Eles também se aposentam

Depois de longos oitos anos de trabalho duro, os cães-guia envelhecem e já não conseguem realizar o serviço com a mesma competência. Além disso, depois da valorosa contribuição que deram, eles merecem, assim como nós, o repouso na velhice.


Copiar
Compartilhar
Também existem cães ouvintes

Você sabia que também existem “cães-guia” para surdos? Mas, no caso, eles são chamados de cães ouvintes. Eles são treinados para avisar o dono sobre sons relevantes, como campainhas, relógios, telefones, alarmes de incêndio ou até mesmo quando o dono está sendo chamado por alguém.

Curiosidades Sobre Cegos. Pessoas Especiais.
Copiar
Compartilhar
fechar