Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Curiosidades sobre Super Mario

Quem nunca ouviu falar de Super Mario? Impossível não se apaixonar pelo homenzinho mais querido do mundo geek! O baixinho de bigode é uma figura clássica dos video-games e nós o amamos! Conheça algumas curiosidades sobre esse personagem icônico!

continue lendo
Compartilhar

Gente como a gente

No manual oficial da Nintendo, de 1993, existe uma biografia do Mario. O encanador nasceu no Brooklyn, sempre se interessou por consertar as coisas e, claro, cogumelo é sua comida favorita.

Ele é uma pessoa com gostos musicais bem ecléticos: ouve da ópera ao new-wave e até mesmo o high-techno europop. Parece até gente, mas na verdade é da espécie "homo nintendonus".

O homem que pula

O nome do encanador mais famoso do mundo chegou a ser conhecido como Jumpman, "homem que pula", em tradução livre. Apenas quando o jogo foi para os Estados Unidos é que o nome Mario surgiu. Essa foi uma homenagem a Mario Segale, dono do depósito que a Nintendo alugava, em Redmond.

Mil e uma utilidades

Mario tinha uma profissão diferente também. Foi apresentado como um carpinteiro, não encanador, como é conhecido hoje em dia. Teve também várias outras profissões ao longo de sua história no game. Em "Dr. Mario" (1990) foi médico, um artista em "Mario Paint" (1992), chefe de cozinha em "Yoshi's Cookie" (1992) e até arqueólogo em "Mario's Picross" (1995).

Um herói de ação

Se ele possuiu várias profissões, também poderia ter sido um grande herói de ação. No início, foi planejado pela Nintendo como um piloto de foguete, que portaria armas pesadas, como um rifle. O jogo teria fases de tiro, com Mario dirigindo um foguete ou uma nuvem.

O bigode

Shigeru Miyamoto, criador do Mario, precisou pensar em uma maneira de destacar o nariz do personagem no jogo, por causa da dificuldade de criação dos jogos antigamente. Então teve a ideia do bigode, que era fácil de construir, dada as baixíssimas resoluções gráficas da época.

 

Nada de cabeça dura

Não, ele não quebra os blocos e bônus com a cabeça. Parece muito evidente que é com a cabeça, não é mesmo? Na verdade, ele pula com uma das mãos para cima e dá um soco na direção dos tijolos.

Nuvens são arbustos e vice-versa

Repare bem e perceba que a Nintendo deu uma boa economizada nos traços do game. Os arbustos têm o mesmo desenho das nuvens; mudam-se apenas as cores. Mesmo nos jogos mais novos, como "Mario Kart", isso acontece.

Um jeitinho

Para ganhar vida, você pode fazer uma “manha”. Desde o primeiro jogo isso acontece e dá para você conquistar um bom número de vidas. No primeiro jogo, ao encurralar um casco no final de uma fase, você poderia dar pancadas nele e ganhar uma vida por batida. Já em "Super Mario Bros 3", é possível ficar quicando sobre os cascos. Em "Super Mario World", também é possível fazer isso de várias maneiras diferentes.

Conheça os atores que deram vida aos personagens dos games!

Personagens transgêneros

Muito à frente de seu tempo, já em 1988 o game tinha um "cara que pensa ser uma garota". Assim é descrito a personagem Birdo no manual do jogo. Ela é uma das primeiras transgêneros representadas no universo do game. É importante ressaltar que ela preferia ser chamada de Birdetta. Há outro caso: Vivian – apesar do nome – é um garoto em "Paper Mario: The Thousand-Year Door".

O filme

Quem diria que o filme de um personagem tão popular seria um fracasso? Chegou aos cinemas em 1993, com muito apelo comercial, mas pouca qualidade. Foi considerado “o pior filme de todos os tempos” e teve a participação de Bob Hoskins no papel de Mario e John Leguizamo como Luigi. Na história, eles enfrentavam King Koopa, a versão cinematográfica de Bowser.

fechar