Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia da Umbanda

A umbanda é uma religião que preza o amor e o respeito às diferenças. Com origem na mistura entre a ancestralidade africana, indígena e alguns conceitos do catolicismo a umbanda é brasileira em sua essência! Confira algumas curiosidades sobre a religião com essas mensagens que trouxemos para você!

Oficialização

O Dia Nacional da Umbanda, comemorado em 15 de novembro, foi oficialmente instituído por meio da Lei 12.644, de 16 de maio de 2012, assinada pela Presidência da República, pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pelo Ministério da Cultura (Minc).

Escolha da data

A data de 15 de novembro como o Dia da Umbanda foi proposta pelas entidades federativas do Rio de Janeiro, na I Convenção Anual desse conselho, da qual participaram 25 federações, representando a maioria absoluta dos Estados, e que não opuseram qualquer objeção à escolha.

Valores

A Umbanda que nasce como uma religião universal tem o seu dia comemorado em 15 de novembro. Propõe a união, o amor ao próximo, o respeito às diferenças e o resgate aos espíritos que sofrem. Parabéns a todos os Umbandistas por esse dia!

No início

Segundo relatos, na época em que ocorreu a primeira manifestação de uma entidade, os espíritos aproximavam-se das reuniões, porém devido à condição de humildade com que se identificavam, acabavam tendo as suas mensagens recusadas. O que mudou muito ao longo do tempo. Atualmente, em 15 de novembro comemora-se o Dia da Umbanda, religião que cada vez mais se consolida em nosso país.

Que se espalhem os seus valores

No Brasil, dia 15 de novembro é celebrado o Dia da Umbanda. Que os valores pregados por essa religião, que a cada dia mais conquista o seu espaço e o devido respeito, sejam emanados por todo o nosso país e pelo mundo, fazendo com que tomem o lugar do ódio e destruição, levando as pessoas a cuidarem mais de si mesmas e das outras.

Significado espiritual

Ainda segundo Ademir Barbosa Júnior, quanto ao sentido espiritual e esotérico, Umbanda significa “luz divina” ou “conjunto das leis divinas”. A magia branca praticada pela Umbanda remontaria, assim, outras eras do planeta, sendo denominada pela palavra sagrada “Aumpiram”, transformada em “Aumpram” e, finalmente, “Umbanda”. Parabéns a todos os adeptos da Umbanda por seu dia, festejado em 15 de novembro!

Conheça a origem da Umbanda!

Oxalá os abençoe

Parabéns aos Umbandistas pelo Dia da Umbanda, festejado em 15 de novembro! Que o desrespeito pelo desconhecimento do que de fato essa religião é e prega seja vencido pelo amor ao próximo e que o Pai Oxalá os abençoe, ampare e fortaleça a fé de todos Nele, na vida e em dias melhores!

Definição de Umbanda

O Dia da Umbanda é comemorado em 15 de novembro. De acordo com a definição presente no livro “O livro essencial de Umbanda”, de Ademir Barbosa Júnior: “Em linhas gerais, etimologicamente, Umbanda é um vocábulo que decorre do umbundo e do quimbundo, duas línguas africanas, com o significado de ‘arte de curandeiro’, ‘ciência médica’, ‘medicina’. O termo passou a designar, genericamente, o sistema religioso que, dentre outros aspectos, assimilou elementos religiosos afro-brasileiros ao espiritismo urbano (kardecismo).”.

Primeira manifestação

O dia 15 de novembro como Dia da Umbanda foi escolhido em razão de, em 1908, nessa mesma data, ter ocorrido a primeira manifestação de uma entidade em uma sessão da Federação Espírita, em Niterói. A mesma afirmou: “Trazer a missão de estabelecer um culto, no qual os espíritos de índios e de escravos poderiam desenvolver o seu trabalho espiritual, organizado no plano astral do Brasil.”.

Aprenda mais sobre o Dia Nacional da Umbanda!