Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Orixás da Umbanda

Assim como o Candomblé, a Umbanda também possui seus orixás, como são chamadas as divindades dessas religiões. Xangô, Oxum, Iemanjá, Oxalá...Cada um tem sua personalidade, sua história e suas representações. Conheça mais sobre estas entidades.

continue lendo
Compartilhar

Oxalá

Este é o maior orixá da Umbanda, está abaixo apenas de Olorum, Deus supremo. Foi criado por Olorum a partir do ar que havia no início dos tempos. Oxalá é representado por uma estrela de cinco pontas. Jesus Cristo também é reconhecido na Umbanda como uma representação desse orixá. Significa a paz e a fé. Na religião Umbanda é o responsável pela criação do ser humano. É amor, bondade e dá a última palavra no fim da vida, pois é quem determina quando o fim chegará.

Melhores frases da Umbanda pra você!

Oxum

Orixá das mulheres, da fertilidade, do ouro e do amor. Rainha das cachoeiras, Oxum é protetora da juventude e das gestantes. Representa a pureza e a riqueza na Umbanda, pois sua morada são as cachoeiras. Um exemplo de mãe que nunca deixa um filho na mão. Ajuda a todos sem distinção.

Ogum

Ogum é representado por São Jorge, protetor contra guerras. Força do movimento e morador da mata fechada, é um orixá que protege quem sofre com perseguição espiritual. Tem a responsabilidade de zelar pela lei e a ordem como um bom guerreiro.

Iemanjá

Rainha do mar é a Iemanjá, na Umbanda. Orixá dos mais populares do Brasil, é a mãe de todos e protetora dos marinheiros, viajantes do mar e pescadores. Sua casa, o mar e o oceano, devolve trabalhos e vibrações. Ordena o lar e família, odoyá!

Xangô

Orixá da justiça, que simboliza na Umbanda a causa e o efeito. Também aquele que é sábio, responsável por dar a quem merece o verdadeiro castigo, por conta de sua justiça. É o protetor dos que atuam com a lei e que sofrem com injustiças.

Mensagens da Umbanda

Iansã

Rainha dos ventos e das tempestades. Por isso é a responsável pelas reviravoltas e transformações na Umbanda. Combate os trabalhos feitos contra seus filhos, isso quer dizer que quando um filho sofre com uma feitiçaria, ela desfaz. Exerce domínio sobre os eguns, por isso, também é considerada a guardiã dos mortos. Forte, é uma guerreira e sua magia afasta as influências do mal.

Oxossi

É o orixá das matas na Umbanda, um caçador de almas, dá coragem e dá segurança, pois dele emana altivez. Senhor dos caboclos, também é o protetor dos animais. Pela sua coragem, é assim como Ogum, um guerreiro.

 

Nanã

O orixá mais velho da Umbanda é Nanã. Difícil identificar sua origem, nenhuma pesquisa conseguiu até o momento. Ela é a dona da alma no fundo dos rios, a lama. Serviu para modelar os homens. Assim, é o nascimento, vida e morte. Nanã significa mãe nos dialetos africanos.

Conheça os orixás do Candomblé

fechar