Oxóssi é o orixá arqueiro, o que conhece e desbrava as matas. É ele quem provê o alimento e também está ligado à ideia de fartura. Sua sabedoria, calma e sintonia com o mundo natural o tornam o caçador perfeito. Os filhos de Oxóssi são joviais, ágeis e determinados.
Aprenda mais sobre a religião com essas dez curiosidades sobre a umbanda
A capacidade de observação é muito aguçada nos filhos de Oxóssi. De tanto repararem no mundo, eles aprendem muito com ele. É por isso que os filhos de Oxóssi são notáveis por sua criatividade e curiosidade. Eles sempre estão se dedicando a algum novo projeto.
Oxóssi, o arqueiro, é um orixá hábil e trabalhador. Seus filhos, como ele, possuem grande destreza manual. Quando escolhem se dedicar a algo, têm muito sucesso. Sua força criativa pode levá-los a serem grandes artistas.
Um filho de Oxóssi não gosta de jogar conversa fora. De fofocas, então, ele passa longe. Bastante calados, eles passam muito tempo observando as pessoas, e preferem ouvir a falar. Quando falam, dizem o que pensam de forma direta e sem rodeios.
Assim como a flecha do arqueiro vai reta até seu alvo, os filhos de Oxóssi são muito práticos e diretos. Eles gostam de planejar bem o que vão fazer, uma característica importante para caçadores. Assim que tem um plano pronto, não hesitam em executá-lo. Isso se mostra principalmente no campo do trabalho.
Nas matas não está apenas o alimento, mas também as folhas curativas que compõem remédios. Os filhos de Oxóssi, portanto, estão também ligados ao cuidado e a atenção com os outros. Eles podem ser introvertidos e independentes, mas sempre estão dispostos a cuidar de quem precisa.
Os relacionamentos românticos talvez sejam a área mais nebulosa da vida dos filhos de Oxóssi. Sua independência extrema, quietude e instinto “caçador solitário” dificultam envolvimentos com outras pessoas. Ainda assim, quando de fato se apaixonam, eles cuidam muito de quem amam.
Envie mensagens candomblecistas cheias de fé por WhatsApp
A jovialidade é eterna nos filhos de Oxóssi. Seu espírito jovem nunca esmaece e eles carregam a energia do orixá durante toda a sua vida. Vivem a vida de forma leve, sempre buscando descobrir algo novo e se encantando com o que há ao seu redor.
A vida do caçador é bastante solitária, e os filhos de Oxóssi carregam esse traço. Ainda que sejam bastante amáveis e cuidem ferozmente de quem amam, eles têm a tendência a se isolarem, a buscarem a quietude e a solidão, como as que encontrariam nas matas, domínios de Oxóssi.
Muito contemplativos, os filhos de Oxóssi podem acabar se entregando à preguiça. Apreciar as coisas boas da vida é da natureza do orixá e, quando tal sentimento não possui o impulso da força criativa de Oxóssi, pode gerar a vontade de observar a vida passar e não fazer nada.
Se você se identifica com as características desse orixá, pode ser que seja filho dele. Mas para ter garantia, converse com um pai de santo ou mãe de santo. Eles podem analisar as vibrações energéticas que predominam em você e oferecer uma orientação sobre qual é o Orixá que lhe guia e protege.
Aprenda as diferenças entre o candomblé e a umbanda