Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Diferenças entre o candomblé e a umbanda

Tanto o Candomblé quanto a Umbanda são religiões, porém ambas se posicionam de forma diferentes uma da outra mantendo apenas alguns pontos em comuns. Conheça mais sobre elas e esclareça todas as suas dúvidas sobre esse tema. Quem sabe você não gosta e passa a praticar!?

continue lendo
Compartilhar

São culturas africanas?

Enquanto o candomblé tem suas raízes fortemente ligadas à cultura africana, a umbanda é mais miscigenada, agregando mais particularidades do nosso país. Nisso, o primeiro é tratado como afro-brasileiro, enquanto o outro tem raízes predominantemente tupiniquins.

Os atendimentos são os mesmos?

Quando uma pessoa procura assistência espiritual no candomblé, ela é assessorada por meio dos búzios. Já na umbanda, ela é atendida por um médium incorporado que auxilia a tratar os seus problemas.

Todos têm Orixás?

Apesar de ambas trabalharem com o auxílio dos Orixás, a umbanda os vê como um mistério advindo de Deus. Enquanto o candomblé acredita que eles são divindades ligadas às forças da natureza.

Ambos operam com espíritos?

Tanto o candomblé quanto a umbanda aceitam a existência dos espíritos. Enquanto a primeira acredita se tratar de almas desviadas, a segunda os recebe como espíritos superiores que voltam para prestar auxílio aos necessitados.

Eles sacrificam animais?

Para a umbanda, não é concebível a ideia de ter os animais como sacrifícios para as entidades. O candomblé, em determinadas datas do ano, possui algumas passagens onde os animais são mortos para servir a casa, sendo as vísceras oferecidas para os Orixás.

Eles possuem uma iniciação?

No candomblé, os novos trabalhadores da casa passam por uma iniciação ditada pelos búzios que devem alocá-los em algum lugar do terreiro. Na umbanda, existe um preparo espiritual apenas para o médium.

 

Eles usam magia?

Tanto o candomblé quanto a umbanda usam de objetos sagrados que auxiliam no trabalho, mas não propriamente magia. A diferença está no uso, pois cada qual pode usar o mesmo instrumento de maneira distinta.

Tem que usar atabaque?

O atabaque não é uma exigência na umbanda e fica a critério da casa. Ao contrário do candomblé, onde é crença que os Orixás não se aproximam sem o chamado dos atabaques.

Eles vestem branco?

É muito comum a presença de roupas brancas na umbanda, sendo que em ocasiões específicas outras cores se fazem presentes. Enquanto no candomblé é marcante o uso de várias cores e adornos.

Eles acreditam em reencarnação?

Eles acreditam em espíritos e que eles podem voltar para a terra. Na umbanda, a crença da reencarnação anda junto com a ideia de evolução e aprimoramento. Para o candomblé, não existe um objetivo específico para que isso aconteça.

Por que eles bebem e fumam?

Na umbanda, alguns médiuns incorporados fazem o uso de bebidas e cigarro, como se isso fosse o vício da própria entidade, mas essa não é uma regra entre as casas. No candomblé, isso não é visto.

Existe uma hierarquia?

Existe uma reveria dos mais jovens para com os mais velhos no candomblé, mas isso está ligado ao tempo de iniciação, e não com a idade propriamente dita. Enquanto na umbanda existe respeito total ao cargo de cada um.

fechar