Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Mensagens para os filhos de Ibeji

As religiões afro-brasileiras são ricas em orixás, entidades e representações. Os Ibejis são orixás oriundos da umbanda e do candomblé e são a única entidade dupla, sendo composta por dois gêmeos. Os orixás possuem traços infantis e amam doces, prezam pela vida e auxiliam em respostas profundos para dilemas internos. Se você adora conhecer mais sobre essas religiões e desvendar os mistérios da fé, saiba mais com essas 11 mensagens. Descubra como era a vida dos gêmeos antes de se tornarem orixás, como se tornaram, sua história, seus traços, a característica de seus filhos e a oração que mais os agrada.

O nascimento do orixá

Os Ibejis são, a princípio, filhos de Iansã e Xangô, que os abandonaram nas águas de um rio. Oxum estava passando por perto e escutou as crianças, encontrando os dois recém-nascidos. Oxum então passou a fazer o papel de mãe dos Ibejis, os nomeando de Taiwo e Kehinde. Os Ibejis são o único orixá que possui dupla representação.

Antes de serem orixás

Os gêmeos eram dois príncipes conhecidos por trazerem sorte a quem os procurassem. O jeito infantil de lidar com os problemas encontrava os melhores caminhos. Em troca, eles pediam apenas doces como uma espécie de pagamento. Como toda criança, eles eram travessos, e foi assim que um dos gêmeos, ao brincar próximo a uma cachoeira, caiu nas águas e faleceu. O irmão sobrevivente não conseguia mais encontrar felicidade na vida e implorava a Orunmila que o levasse para perto de seu irmão. Comovido, Orunmila resolve atender ao pedido do menino e o desencarna.

Como fazer a oferenda de doces

Ingredientes: mel, guloseimas variadas (paçoca, pirulito, bala de goma, jujuba, chocolate, chiclete) e refrigerante.

Material: um prato de barro e uma quartinha de barro.

Modo de fazer: coloque os doces no prato de barro de forma organizada e regue todas com o mel. Já na quartinha, coloque o refrigerante.

Características dos filhos e filhas de Ibeji

Suas características têm traços infantis, são alegres, joviais e impulsivos, chegando a ser inconsequentes. A vida sempre está em movimento e eles não esperam nada acontecer, são brincalhões e muito ativos. Outra característica marcante é a teimosia. Eles também não vivem sem companhia e costumam ser ciumentos.

A alegria infantil mantém todos a sua volta encantados. Adoram também festas, doces e os momentos rodeados de muitas pessoas.

Veja as práticas do Candomblé

Sincretismo dos orixás

Os Ibejis foram sincretizados no cristianismo com os santos católicos Cosme e Damião. Também gêmeos, os dois se dedicavam a curar as pessoas por meio da medicina e da fé. O dom de guardar a vida também é algo em comum entre eles.

Oração aos Ibejis

Omi Ibeji. Bejé Eró! Salve a força das crianças, força pura, verdadeira, que reluz no céu azul e na rosa das flores, traga ao nosso axé a paz e a esperança, zela por nossas crianças. Peça a oxalá, com sua imensa pureza, que meus pedidos feitos com clareza e verdade sejam atendidos. Doces crianças, representantes de Cosme e Damião, que vossa proteção nos sirva de consolo e apoio nas horas difíceis. Aceitem essa oferenda que é feita com verdade e interceda por mim junto ao pai de amor supremo. Agradeço desde já a vocês, crianças. Obrigado.

Confira essas mensagens candomblecistas para whatsapp!