Mensagens para os filhos de Ibeji
As religiões afro-brasileiras são ricas em orixás, entidades e representações. Os Ibejis são orixás oriundos da umbanda e do candomblé e são a única entidade dupla, sendo composta por dois gêmeos. Os orixás possuem traços infantis e amam doces, prezam pela vida e auxiliam em respostas profundos para dilemas internos. Se você adora conhecer mais sobre essas religiões e desvendar os mistérios da fé, saiba mais com essas 11 mensagens. Descubra como era a vida dos gêmeos antes de se tornarem orixás, como se tornaram, sua história, seus traços, a característica de seus filhos e a oração que mais os agrada.
O Ibeji na umbanda e no candombléO Ibeji nessas religiões são tidos como filhos de criação de Oxum. Graças a isso, nos rituais voltados especialmente a este orixá costuma-se dedicar algo também às crianças Ibejis.
Descubra as diferenças entre Candomblé e Umbanda
CopiarCompartilhar
O nascimento do orixáOs Ibejis são, a princípio, filhos de Iansã e Xangô, que os abandonaram nas águas de um rio. Oxum estava passando por perto e escutou as crianças, encontrando os dois recém-nascidos. Oxum então passou a fazer o papel de mãe dos Ibejis, os nomeando de Taiwo e Kehinde. Os Ibejis são o único orixá que possui dupla representação.
CopiarCompartilhar
Ibejis e ErêsOs Ibejis são recorrentemente confundidos com Erês, pelo fato de serem crianças e terem as mesmas características infantis. Entretanto, ambos possuem histórias e missões diferentes.
Confira 7 coisas que você descobre indo em um terreiro de Candomblé
CopiarCompartilhar
Antes de serem orixásOs gêmeos eram dois príncipes conhecidos por trazerem sorte a quem os procurassem. O jeito infantil de lidar com os problemas encontrava os melhores caminhos. Em troca, eles pediam apenas doces como uma espécie de pagamento. Como toda criança, eles eram travessos, e foi assim que um dos gêmeos, ao brincar próximo a uma cachoeira, caiu nas águas e faleceu. O irmão sobrevivente não conseguia mais encontrar felicidade na vida e implorava a Orunmila que o levasse para perto de seu irmão. Comovido, Orunmila resolve atender ao pedido do menino e o desencarna.
CopiarCompartilhar
Como fazer a oferenda de docesIngredientes: mel, guloseimas variadas (paçoca, pirulito, bala de goma, jujuba, chocolate, chiclete) e refrigerante.
Material: um prato de barro e uma quartinha de barro.
Modo de fazer: coloque os doces no prato de barro de forma organizada e regue todas com o mel. Já na quartinha, coloque o refrigerante.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarConheça o orixá do dia 3 de setembro
Conheça o orixá do dia 8 de setembro
Conheça o orixá do dia 17 de setembro
Conheça o orixá do dia 22 de setembro
Conheça todas as datas comemorativas do dia 21 de setembro
Conheça o orixá do dia 13 de setembro
Conheça o orixá do dia 7 de setembro
Conheça o orixá do dia 9 de setembro
Conheça o orixá do dia 14 de setembro
Conheça o orixá do dia 20 de setembro
Conheça o orixá do dia 29 de setembro
Oferenda para os IbejisPara esses orixás, doces são as melhores oferendas para os gêmeos. Quanto mais doce, melhor. As oferendas também podem contar com brinquedos, mas lembre-se que precisam ser todos em dose dupla e de mesma qualidade. É preciso agradar ao mesmo nível ambos os meninos.
Conheça a origem do Candomblé
CopiarCompartilhar
Cores associadas aos ibejisVerde, azul e rosa são as cores mais comumente associadas aos orixás.
CopiarCompartilhar
Dia de IbejisO seu dia da semana é marcado como domingo e a data comemorativa anual é em 27 de setembro, também Dia de São Cosme e São Damião.
Entenda o que é Candomblé
CopiarCompartilhar
Características dos filhos e filhas de IbejiSuas características têm traços infantis, são alegres, joviais e impulsivos, chegando a ser inconsequentes. A vida sempre está em movimento e eles não esperam nada acontecer, são brincalhões e muito ativos. Outra característica marcante é a teimosia. Eles também não vivem sem companhia e costumam ser ciumentos.
Veja as práticas do Candomblé
A alegria infantil mantém todos a sua volta encantados. Adoram também festas, doces e os momentos rodeados de muitas pessoas.
CopiarCompartilhar
Sincretismo dos orixásOs Ibejis foram sincretizados no cristianismo com os santos católicos Cosme e Damião. Também gêmeos, os dois se dedicavam a curar as pessoas por meio da medicina e da fé. O dom de guardar a vida também é algo em comum entre eles.
CopiarCompartilhar
Oração aos IbejisOmi Ibeji. Bejé Eró! Salve a força das crianças, força pura, verdadeira, que reluz no céu azul e na rosa das flores, traga ao nosso axé a paz e a esperança, zela por nossas crianças. Peça a oxalá, com sua imensa pureza, que meus pedidos feitos com clareza e verdade sejam atendidos. Doces crianças, representantes de Cosme e Damião, que vossa proteção nos sirva de consolo e apoio nas horas difíceis. Aceitem essa oferenda que é feita com verdade e interceda por mim junto ao pai de amor supremo. Agradeço desde já a vocês, crianças. Obrigado.
Confira essas mensagens candomblecistas para whatsapp!
CopiarCompartilhar