Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Mensagens para os filhos de Exú

As religiões afro-brasileiras, como candomblé e umbanda, são repletas de orixás. Os filhos de orixás têm características em comum que são herdadas dos orixás de quem são filhos. Essas características transparecem em diversas áreas da vida, no modo como são, como agem e como pensam essas pessoas. Para saber como se comportam os filhos de determinado orixá, é preciso conhecer mais sobre a sua história. Desvende os mistérios de Exú, sua história, suas características, suas oferendas e a oração para esse orixá. Saiba mais sobre como agem os filhos desse orixá graças à personalidade de Exú. Se jogue nos mistérios dessa divindade e aprenda mais sobre Exú!

continue lendo
Compartilhar

História do orixá

O orixá é cultuado em diversas cidades: Ondo, Ijesa, Ijebu, Alaketu, Abeokuta, Ekiti e Lagos. A história conta que a personalidade extrovertida e brincalhona de Exú causou estranheza nos colonizadores da época da colonização europeia. Algumas lendas dizem que Exú fez parte da criação do mundo, tendo como função ser mensageiro de Deus. O orixá desceu à Terra para analisar se o planeta poderia ser habitado, então Exú se recusou a voltar ao céu. Ele é considerado o primeiro dos orixás a chegar na Terra. Isso fez com que ele fosse um dos principais orixás a ser cultuado na umbanda.

Conheça os orixás da umbanda

Características do orixá

Exú é uma espécie de ponte entre os sentimentos, as vibrações humanas e as energias dos orixás. Cheio de energia, alegre, simpático, brincalhão e muito atraente, é um orixá que atrai as pessoas por meio de sua energia e de uma excelente lábia. Exú também é capaz de provocar mal-entendidos, brigas e discussões entre as pessoas que falham com ele. Esse orixá é versátil, capaz de transformar erros em acertos e acertos em erros. Ele também é considerado onipresente, pois está em todos os lugares.

Oferendas ao orixá

As oferendas a esse orixá são normalmente entregues em encruzilhadas abertas, longe de locais como hospitais, bares, cemitérios e delegacias. Os objetivos das oferendas são diversos: elas podem abrir caminhos profissionais e amorosos, e também atuam na saúde, na limpeza ou no fortalecimento espiritual. Exú precisa sempre ser o primeiro a receber uma oferenda e sua proximidade com o universo mundano faz com que ele aceite praticamente de tudo em suas oferendas. A preferência é dada ao padê, mistura feita com farinha de mandioca grossa com azeite de dendê ou pinga, com adicionais como pimentas, cebola ou pedaços de carne, de acordo com o que é solicitado.

Dia de Exú

Segunda-feira é o dia da semana considerado o dia desse orixá. Neste dia, ele está mais propenso a oferendas para abrir caminhos e trazer crescimento espiritual a quem o procura. A data anual em comemoração a esse orixá acontece em 13 de junho.

Contradição dos filhos de Exú

A contradição é uma marca dos filhos de Exú. São pessoas que dizem "sim" quando querem dizer "não" e "não" quando querem dizer "sim". Essa pessoas podem escolher opções piores só por teimosia. São pessoas que dizem que vão fazer algo, mas que não fazem ou que dizem que não vão fazer algo, mas aí fazem. Os filhos de Exú têm caráter ambivalente: são pessoas boas e más ao mesmo tempo. Essa oscilação entre o bem e o mal é uma marca registrada desses filhos.

Provocadores

Os filhos de Exú estão sempre envolvidos em discussões e confusões, porque não conseguem evitar uma provocação e joguinhos. Seja no amor, nas finanças, na política ou na vida pessoal, sempre estão prontos para provocar e descobrir a verdade sobre o que as pessoas pensam sobre eles. Sempre começam discussões e não fazem cerimônia nenhuma para isso. Mesmo participando de muitas discussões, eles sempre se saem bem.

Fique por dentro das práticas do Candomblé

Prestativos

Os filhos de Exú não são de negar ajuda às pessoas por quem têm consideração. São prestativos e dão bons conselhos, ajudando a resolver problemas no amor, na vida, no trabalho ou onde for necessário! Mas fique atento, porque os filhos de Exú ajudam de coração mas esperam uma retribuição à altura. Eles estão sempre prestando atenção nos problemas das pessoas ao seu redor e se intrometem até quando não devem.

 

Brincalhões

Os filhos de Exú costumam ser muito brincalhões. É impossível não dar risada das suas piadas e das brincadeiras do dia a dia. Adoram fazer pegadinhas, inventar piadas, criar mentiras e peripécias. Muito carismáticos e simpáticos, estão sempre sorrindo, independentemente do que aconteça em seu dia. Um dos seus maus costumes é falar muitos palavrões.

Sexualidade dos filhos de Exú

Os filhos desse orixá são muito sexuais. São sensuais, amam intensamente e despertam atração por onde passam. Sua sensualidade natural e sua boa lábia é capaz de conquistar as pessoas que quiserem. São conquistadores natos e se entregam a muitas paixões. Além disso, adoram os prazeres mundanos, o que faz com que muitas vezes sejam julgados como promíscuos. Eles valorizam a reciprocidade no amor acima de tudo!

Oração do orixá

Orixá Exú, vós que sois o orixá regente do vazio, o orixá vitalizador, o orixá esgotador dos excessos humanos e de suas ilusões vãs, auxilie-nos. Pedimos ao senhor e ao pai criador Olorum: guiem-nos para que vazios não nos tornemos. Não nos permitam perder-nos na dualidade dos momentos da vida. Orixá Exú, não deixe que perturbações espirituais e materiais minem nossa força de vontade e livre arbítrio, nem nossa vontade de viver. Orixá Exú, senhor da dualidade que vemos na matéria, oriente-nos para que não sejamos seduzidos por caminhos que nos levam a paralisação evolutiva e consciência das trevas da ignorância em que mergulhamos quando vazios de Deus nos tornamos. Livra-nos de tudo aquilo que nos afasta de nosso criador e afaste de nós o mal. Se merecedores formos, que tenhamos paz e prosperidade para conduzirmos nosso fardo nessa encarnação de maneira mais amena, com ausência de nossos abismos e negativismos, sob tua guarda e proteção.

Amém.

Conheça os principais orixás do Candomblé

fechar