Iemanjá no Brasil
mensagem de orixás
No Brasil, Iemanjá pode ter como referência alguns outros nomes, são eles: Inaé, Ísis, Janaína, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar e Sereia do Mar.
Ossain é um orixá ligado a natureza, sendo considerado o pai das plantas sagradas e milagrosas. Ele tem poder sobre todo e qualquer tipo de vegetação existente, conseguindo através delas a cura para todos os males. É ligado a saúde e a vida saudável.
Ela é conhecida como "a Rainha do Mar", Iemanjá é uma das divindades mais populares e cultuadas da Umbanda e do Candomblé. Ela pode ser considerada como a mãe dos demais orixás. Seu nome está ligado a fecundidade e a dádiva da geração. Essa orixá rege a inteligência humana e possui uma infinidade de qualidades muito particulares.
Quem me tem como mãe, sempre terá a proteção de todos os mares ao seu lado.
Esse orixá é ligado a forças como: o fogo, trovões e raios, sendo considerado agressivo, porém justo. Ele é o orixá encarregado de lidar com a à justiça cármica, aquela que considera que toda ação gera uma reação. A misericórdia, a justiça, a lealdade são aspectos relevantes desse orixá.
21 mensagens umbandistas para compartilhar no WhatsApp!
"Kaô Kabecilê" é uma expressão que significa “Venham Saudar o Rei”. Essa expressão é utilizada quando Xangô vem para a Terra. Poderoso, esse orixá ilumina a Terra com sua luz e é amplamente saudado por seus fiéis.
Conheça mais sobre os Orixás mais famosos do Camdomblé
Pense antes de agir, procure o equilíbrio e a justiça, assim como seu pai, Xangô!
Essa orixá pode ser referida por três nomes: Iansã, Yansã ou Oyá. Ela domina os fenômenos climáticos, a força dos ventos, o poder da natureza, a água e a ventania. Representa também a força e o poder feminino.
Segundo as crenças, Iansã significa "a mãe do entardecer", nome dado à ela por Xangô, orixá que foi sua grande paixão.
Mais um dia começa iluminado, para provar a meus filhos que a vida sempre se acende para quem crê em Iansã.
Ogum representa as lutas e conquistas. Ele é considerado um dos orixás mais respeitados e cultuados no Brasil. Ele é fortemente ligado a guerra, sendo considerado uma figura suprema. Esse orixá protege a todos que o chamem necessitando de ajuda em momentos de perigo.
Saudação a Ogum
mensagem de orixás
A saudação a Ogum é feita através do termo "Ògún ieé!" Que significa ao pé da letra "salve a Ogum".
Independente do que aconteça, siga em frente. Guiarei o caminho dos meus filhos com proteção até seu destino.
Oxum é amplamente conhecida por ser a deusa do amor. Ligada também as águas, Oxum é quem tem a responsabilidade de manter em equilíbrio as emoções, da fecundidade e da natureza. Essa orixá é muito procurada para fins de uniões e relacionamentos, por conta da sua fama como deusa do amor.
Oxum também pode ser conhecida como Osúm, Osún ou Oxun. Independente do nome pelo qual é chamada, ela representa a sensibilidade, a delicadeza feminina e a paixão.
Meu filho, se lembre que é na hora da queda que as águas tomam forças. É assim que a vida de meus filhos é, persista!
Exú é considerado o orixá da comunicação, fortemente ligado a paciência, a ordem, a disciplina e a sexualidade. Exú pode ser considerado a figura mais conhecida do Candomblé e da Umbanda, sendo reconhecido até mesmo por quem não segue as religiões. Ele é considerado um orixá guardião, protegendo aldeias, cidades, casa e o próprio Axé.
Exú pode ser também conhecido pelos nomes: Esu, Eshu, Bará, Ibarabo, Akésan, Yangí, Legbá e Ònan.
Fiz de meus filhos sábios para enfrentar as mais fortes das tempestades, não se deixe abalar por um simples vento.
Essa orixá é considerada a rainha da lama, da qual se originou todo ser humano. Graças a isso, é a orixá mais respeitada dentro da crença. Nanã é quem cuida do portal que liga a vida e a morte, é ela quem limpa a mente dos espíritos desencarnados, possibilitando a reencarnação do espírito sem as memórias da vida anterior.
Nanã é mãe dos orixás Iroko, Obaluaiê, Osanyin, Yewá, Omolu e Oxumaré, mas por ser considerada a mais velha dos orixás, pode ser tida como mãe de todos os demais.
Conheça os Orixás do Candomblé
Olhe para cima, meu filho. A solução nem sempre está no céu, mas a força para solucionar está.
Meu filho sempre terá a força das matas e da natureza, porque é de lá que ele vem e tudo pode enfrentar.
Oxumaré ou Oxumarê, esse orixá representa a cobra arco-íris. Ele tem características herdadas desse animal como a mobilidade, agilidade e destreza. Ele vive no céu e chega até a Terra através dos arco-íris. Ele também representa abundância, prosperidade e riqueza, ajudando o povo a conquistar a mesma prosperidade.
"Arroboboi Oxumarê!" é a saudação usada para esse orixá. Significa “Salve o Senhor do Arco-íris” ou “Salve o Senhor dos Ciclos”.
Não importa o quanto a vida pode mudar, você irá se adaptar, pois é filho de Oxumaré e sempre estarei ao seu lado.
Inspire-se com belas mensagens do Candomblé!
Esse orixá é considerado o pai dos homens e criador da humanidade, por isso Oxalá é o pai de todos. Sábio e sempre buscando o melhor para seus filhos, é ele quem ajuda a trilhar os caminhos vitoriosos. A esperança e a confiança em Deus são características primordiais à esse orixá.
"ÈPA BÀBÁ!" é a expressão usada para saudar Oxalá. A expressão representa admiração a presença do Pai.
Toda tempestade no seu coração, irei acalmar. Sou Oxalá, seu pai, e enquanto crer em mim irei te proteger de todo mal.
“Kaô meu pai, kaô, o senhor que é o rei da justiça, faça valer por intermédio de seus doze ministros, a vontade divina, para que os olhos de meus inimigos não me encontrem. Empresta-me sua força de guerreiro, purifique minha alma na cachoeira. Se errei, conceda-me a luz do perdão. Faça de seu peito largo e forte meu escudo, Para combater a injustiça e a cobiça. Minha devoção ofereço. Que seja feita a justiça para todo o sempre, é meu pai e meu defensor, conceda-me a graça de receber sua luz e de receber sua proteção. Kaô meu pai xangô, kaô”
“Iansã, mãe e senhora dos ventos e tempestades, das horas aflitas e das almas perdidas. Dona de todas as direções. Operosa divindade em prol dos desígnios dos filhos de caídos sem norte e vontade. Piedade para nós, criaturas que vivemos, à beira das tentações, dos abismos, alheios ao amor do pai Olorum. Mãe, empresta-nos tua decisão e tua coragem, para o encontro do nosso próprio ser. Daí-nos um roteiro de esperança e triunfo. Erradicai a pobreza dos nossos sentimentos, orienta-nos para a verdade, dentro do caminho de devoção ao supremo doador. Encoraja-nos senhora dos raios, para que nossa própria mente, siga uma só direção: amar a Olorum. Êparrei Iansã!”
“Ossain, senhor da cura e do axé das folhas! Que os obstáculos e entraves sejam afastados dos meus caminhos; Que as encruzilhadas da vida sejam livres e abençoadas; Senhor das folhas! Que no outono as folhas protejam meus caminhos; Que na primavera as folhas enfeitem meu destino; Que no inverno as folhas aqueçam minha jornada; Que no verão as folhas alegrem minha vida. Amém!”
Oração para Oxum
mensagem de orixás
“Senhora das Cachoeiras e Quedas D’água. Faço esta “Oração a Oxum” no começo de meu dia. Para que as boas vibrações espirituais da Senhora das Águas Doces estejam ao meu lado durante todo o dia, Ora Yê Yê Ô! Inspire o meu dia com a mansidão e tranquilidade das águas calmas para que a bênção de sua energia traga saúde a meu corpo, mente e espírito. Minha “Doce Mamãe Oxum” afaste de meus caminhos aqueles que desejam prejudicar-me, Senhora Dona do Ouro, com sua rica energia aproxima de meus caminhos a prosperidade, para que nada falte a minha vida e de meus familiares. Para que as boas vibrações espirituais da Senhora das Águas Doces estejam ao meu lado durante todo o dia, eu rezo a Oxum, Ora Yê Yê Ô!”
Confira lindas mensagens da Umbanda: Compartilhe!