Além de ter sido criada há menos tempo que o Candomblé, na Umbanda não se realizam rituais com animais ou consultas pagas. A questão da incorporação das entidades também é diferente. No Candomblé, somente as entidades são incorporadas, para conceder o Axé (benção). Na Umbanda, qualquer espírito pode ser incorporado, de forma a guiar ou conversar com as pessoas que estão vivas.
Entenda as diferenças entre Candomblé e Umbanda
Candomblé é uma da religiões de matriz africana que existem no Brasil. Aqui, diferentemente da África, o Candomblé traz o sincretismo religioso de uma crença que se uniu ao Catolicismo para que os escravos e as escravas pudessem praticá-la sem sofrer repressão.
Conheça aqui a origem do Candomblé
No Candomblé, o Axé funciona como uma benção para as pessoas que o proferem. Sempre que você quiser demonstrar felicidade, gratidão ou realização, concentre as forças que existem dentro de você e repita, com orgulho e com vontade: Axé! Assim, você receberá a bênção do Orixá que te rege!
Conheça as frases do Candomblé e espalhe amor com essa religião
Exu é o Orixá que rege as segundas-feiras. Essa força é representada pelas cores vermelho e preto, simbolizando a absorção de conhecimento e a ativação desse potencial. Sete ferros presos a uma base compõem o instrumento para o ritual que chama Exu para esse plano. A saudação a ele é “Laroiê”, que significa “Salve Exu!”.
Mensagens para segunda-feira: Comece a semana com alto astral!
Os Orixás são as entidades do Candomblé, que guiam, protegem e instruem as pessoas que seguem essa religião. Cada um deles traz um significado para uma força da Natureza. Para saber qual Orixá te rege, você precisa ir até um dos rituais candomblecistas e se consultar com alguém que tenha esse conhecimento. Existem dias e cores e oferendas específicos para cada orixá.
Veja aqui as práticas do Candomblé
Ibeji é o Orixá que rege os domingos. Essa força é representada por todas as cores, simbolizando o nascimento. Não existe um instrumento específico para o ritual que chama Ibeji para esse plano. A saudação a ele é “Beje eró!”, que significa “Chama os dois!”.
Curiosidades sobre a religião espírita que você ainda não sabe
Ogum é o Orixá que rege as terças-feiras. Essa força é representada pela cor azul escura, simbolizando a guerra e a cor do metal quando este é aquecido a altas temperaturas. Uma espada de ferro é o instrumento para o ritual que chama Ogum para esse plano. A saudação a ele é “Ogunhê”, que significa “Olá, Ogum!”.
Envie ótimas mensagens de bom dia na terça-feira, escolha uma aqui!
Xangô é o Orixá que rege as terças-feiras. Essa força é representada pelas cores vermelho, branco e marrom, simbolizando aquele que se destaca pela força. Um machado de pedra com lâmina dupla é oxé, o instrumento para o ritual que chama Xangô para esse plano. A saudação a ele é “Kaô Kabiesilê”, que significa “Venham ver nascer sobre o chão”.
Aprenda um pouco mais sobre Candomblé e entenda essa religião
Oxalá é o Orixá que rege as sextas-feiras. Essa força é representada pela cor branca, simbolizando a luz branca. Um cajado compõe o paxorô, instrumento para o ritual que chama Oxalá para esse plano. A saudação a ele é “Epa Babá!”, que significa “Salve, pai!”.
O natal de cada religião: veja como cada uma comemora esse dia tão especial!
Oxóssi é o Orixá que rege as quintas-feiras. Essa força é representada pela cor azul turquesa, simbolizando o céu quando o dia está começando. Arco e flecha compõem o ofá, instrumento para o ritual que chama Oxóssi para esse plano. A saudação a ele é “O Kiarô!”, que significa “Bom dia!”, em iorubá.
Mensagens sobre respeitar todas a religiões e entender que o importante é ter fé no coração!
Iemanjá é a Orixá que rege os sábados. Essa força é representada pelas cores branca e azul, simbolizando a filha do mar. Um espelho compõe o abebê, instrumento para o ritual que chama Iemanjá para esse plano. A saudação a ele é “O doiá!”, que significa “Odo, rio!”.
Espalhe amor e fé com mensagens para o dia mundial da religião