Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Mensagens umbandistas para WhatsApp

A umbanda é uma mistura de várias religiões, como o espiritismo, catolicismo, cristianismo e lógico, é regada a princípios esotéricos. Com muitas simbologias e uma extensa variedade de elementos, esta crença é um clássico exemplo da mistura entre beleza e misticismo. Conheça mais sobre ela!

continue lendo
Compartilhar

O que é Umbanda?

A Umbanda é uma religião afro-brasileira que reúne o sincretismo religioso típico do nosso território. O nome de origem angolana, “umbanda”, tem como tradução livre este conceito “a arte de curar”.

Umbanda não é Candomblé

Se você não sabe a diferença entre Umbanda e Candomblé, eu lhe explico: a Umbanda foi criada há menos tempo que o Candomblé e nela não se realizam rituais com animais ou consultas pagas. A questão da incorporação das entidades também é diferente. No Candomblé, somente as entidades são incorporadas, para conceder o Axé (benção). Na Umbanda, qualquer espírito pode ser incorporado, de forma a guiar ou conversar com as pessoas que estão vivas.

Entenda mais a diferença entre o candomblé e a umbanda

Terça-feira, dia de Ogum

Ogunhê! Ogum é o Orixá que rege as terças-feiras. Essa força é representada pela cor azul escura, simbolizando a guerra e a cor do metal quando este é aquecido a altas temperaturas. Que a sua terça-feira seja abençoada por Ogum!

Quarta-feira, dia de Xangô

Kaô Kabiesilê! Ogum é o Orixá que rege as quartas-feiras. Essa força é representada pelas cores vermelho, branco e marrom, simbolizando aquele que se destaca pela força. Que a sua quarta-feira seja abençoada por Xangô!

Quinta-feira, dia de Oxóssi

O Kiarô! Oxóssi é o Orixá que rege as quintas-feiras. Essa força é representada pela cor azul turquesa, simbolizando o céu quando o dia está começando. Que a sua quinta-feira seja abençoada por Oxóssi!

Sexta-feira, dia de Oxalá

Epa Babá! Oxalá é o Orixá que rege as sextas-feiras. Essa força é representada pela cor branca, simbolizando a luz branca. Que a sua sexta-feira seja abençoada por Oxalá!

 

Domingo, dia de Ibeji

Beje eró! Ibeji é o Orixá que rege os domingos. Essa força é representada por todas as cores, simbolizando o nascimento. Não existe um instrumento específico para o ritual que chama Ibeji para esse plano. Que o seu domingo seja abençoado por Ibeji!

Cultos

Para participar de um culto umbandista, você precisa frequentar um local que pode ser chamado de Casa, Terreiro ou Barracão. A Umbanda é uma religião sem sacrifício de animais, que une catolicismo, espiritismo e candomblecismo. Seguir essa religião pode mudar sua vida!

O que é candomblé?

Pontos

Quando você quiser participar de um ritual umbandista, pode procurar alguns dos pontos que são repetidos nos rituais. Os pontos da Umbanda são cantigas, formadas por orações e diferentes instrumentos musicais, com o objetivo de chamar os orixás e as entidades. Os pontos podem ser falados, cantados ou ditos mentalmente e te ajudam a participar dessa experiência de forma completa.

Hino da Umbanda

Refletiu a Luz Divina

Com todo seu esplendor

É do reino de Oxalá

Onde há paz e amor

Luz que refletiu na terra

Luz que refletiu no mar

Luz que veio de Aruanda

Para tudo iluminar

A Umbanda é paz e amor

É um mundo cheio de Luz

É a força que nos dá vida

É a grandeza que nos conduz

Avantes, filhos de fé

Como a nossa lei não há

Levando ao mundo inteiro

A bandeira de Oxalá

Levando ao mundo inteiro

A bandeira de Oxalá

A leitura do Hino da Umbanda é capaz de te proteger, te guiar e te auxiliar em qualquer dificuldade. O hino foi oficializado em 1961 e é conhecido em todo o país, independentemente das vertentes umbandistas.

Passe e descarrego

Se você estiver passando por um momento difícil ou quiser agradecer por todas as coisas que estejam acontecendo com você, uma possibilidade é participar de um culto Umbandista. Em cada culto, a cerimônia é conduzida por uma autoridade capaz de dar um passe ou de realizar um descarrego nas pessoas que frequentam o local. Todos os rituais devem ser gratuitos e é recomendado utilizar roupas brancas. Você sairá de lá protegida e leve!

Orixás e entidades

Assim como no Candomblé, existem orixás e entidades que se manifestam para umbandistas com o objetivo de guiá-los, ajudá-los e fortalecê-los. Cada um representa uma força e uma energia, sendo indispensáveis para a crença. Você pode se consultar em um terreiro para saber qual entidade o rege.

Símbolos da Umbanda

Símbolos como estrelas, traços retos e curvos, tridentes e cruzes podem fazer a diferença no seu cotidiano. Nos rituais umbandistas, esses símbolos são desenhados no chão para atrair os orixás, as entidades e garantir que os guias estejam presentes.

Zé Pilintra

Se você é uma mulher que sofre de um vício ou que é constantemente violentada, a entidade Zé Pilintra pode te ajudar. Procure um terreiro e fale para essa entidade sobre os problemas que você enfrenta. Com certeza, ela ajudará!

Erês

Se você é mãe ou pai de alguém e precisa de algum tipo de conforto ou de ajuda, procure pela entidade dos erês. Ela representa os espíritos de crianças que se divertem, acalmam e aconselham quem as procuram.

Maria Padilha

Se você está passando por algum tipo de problema com a sua saúde mental, a entidade que pode te ajudar é Maria Padilha. Ela foi uma prostituta de luxo em vida e hoje auxilia muitas mulheres. Na Umbanda, não existem preconceitos.

Baianos

Para quem precisa de emprego, saúde e força, a recomendação umbandista é buscar ajuda da entidade dos baianos. Como o nome diz, representa as pessoas que viveram na Bahia.

Pretos velhos

Se você precisa de um aconselhamento para determinada situação da sua vida, busque a entidade dos pretos velhos. Ela representa as pessoas negras que foram escravizadas ao serem trazidas para o Brasil. São os guias que dão conselhos para as pessoas que os procuram.

fechar