Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

O que é Candomblé?

O candomblé é uma religião trazida para o Brasil por africanos escravizados e que ganhou forças por suas crenças e rituais. Ela tem muitas ideias parecidas com a umbanda porém algumas de suas práticas funcionam de lados opostos. Venha conhecer mais sobre sua história e também suas curiosidades.

continue lendo
Compartilhar

Orixás

Na África, eles somam mais de 200 orixás, enquanto que, no Brasil, são cultuados cerca de vinte. Só se tornaram conhecidos em terras tupiniquins aqueles que eram conhecidos pelos escravos africanos da região que habitavam.

Santos católicos

É possível e até comum encontrar santos católicos como ornamentos em um terreiro de candomblé. Isso porque na época dos escravos eles precisavam esconder a sua religião e, dessa maneira, fizeram associações entre os orixás e os santos.

Data comemorativa

O candomblé tem a sua data oficial como dia 30 de setembro. É um dia marcado como o dia das tradições das raízes de matrizes africanas.

Diferenças

Apesar das mesmas raízes, o Candomblé e a Umbanda têm as suas diferenças. A segunda foi criada originalmente no Brasil e mescla características do Candomblé com o espiritismo.

Oferendas

É tradição que os orixás recebam oferendas regularmente, por exemplo: animais, vegetais, cânticos, danças e roupas especiais.

 

Nações

Atualmente, o candomblé chegou e tem adeptos em diversos países, como: Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Panamá, México, Alemanha, Itália, França, Portugal e Espanha.

Templos

Os templos para a prática do candomblé são chamados de roças ou terreiros. Podem ser frequentados por um número bem variado de pessoas, de acordo com a sua capacidade e ritual praticado.

Ritual

O ritual é sempre iniciado pela mãe ou pai de santo do terreiro. Leva em média duas horas e, em ritmo de dança e ao som do tambor, Exu é chamado em conjunto com os orixás presentes.

Música

A música é sempre indispensável em um ritual de candomblé. Os cânticos são sempre entoados ao som de tambores, atabaques e outros instrumentos. São belas representações artísticas!

Proteção

Entre os praticantes do candomblé, é disseminado que cada um tem o seu orixá de proteção. Para descobrir qual é o pai de santo, usa-se o jogo de búzios.

Abiã

Assim como o noviço da Igreja Católica, existe o Abiã no Candomblé. É um iniciante na religião que deve participar de diversos rituais até se tornar um Iaô, conhecido como filho de santo.

Mãe de santo

Maria Escolástica da Conceição Nazaré, filha de Oxum, é a mãe de santo mais conhecida no Brasil. Recebeu homenagem na música "Oração de mãe menininha", de Dorival Caymmi. O músico frequentava o seu terreiro, que ficava em Salvador.

Perseguição

O candomblé era considerado uma religião ilegal até 1930 e, por isso, os praticantes eram perseguidos pela polícia. Os terreiros só existiam na clandestinidade.

fechar