Os orixás são entidades que representam a energia e a força da natureza. Cada um possui dia, cor, objetos e alimentos específicos. Os mais cultuados no Brasil são Oxum, Iansã, Ogum, Xangô, Exú, Oxalá, Iemanjá.
A palavra "candomblé" significa "dança com atabaques" e representa uma religião monoteísta, que prega a existência da alma e da vida após a morte. Esta religião cultua os orixás e os reverência com danças, cantos e oferendas.
Essa religião tem cerca de 5.000 anos e foi trazida ao Brasil pelos escravos africanos. Sua celebração é feita pelo pai ou mãe de santo. Seus adeptos passam por uma iniciação que leva sete anos para ser concluída.
Aprenda ainda mais sobre a origem do candomblé
Ogum significa "guerra". Seu dia é terça-feira e sua cor é o azul-escuro. Símbolo da coragem, é o protetor do templo. Seus filhos são fortes, impulsivos, incapazes de perdoar ofensas e arrogantes, mas são sinceros e difíceis de serem odiados.
O nome Iansã significa Nove. Seu dia é quarta-feira e suas cores são o marrom e o vermelho. Seus filhos possuem um temperamento explosivo e não admitem ser contrariados. Também são leais e objetivos.
Seus rituais são feitos por meio de cantos, danças e batidas de tambores, além de oferendas de vegetais, minerais, objetos e, às vezes, sacrifícios de alguns animais. Os participantes devem usar trajes específicos com as cores e guias dos seus orixás.
Inspire-se com as mais belas frases sobre candomblé
O significado de Iemanjá é “Mãe cujos filhos são peixes”. Seu dia é sábado e suas cores são o branco e o azul (cristal translúcido). Costuma-se usar flores como oferendas. Seus filhos são portadores de um temperamento protetor e de um espírito materno.
O significado de Exú é esfera. Seu dia é segunda-feira e suas cores são o vermelho (ativo) e o preto. Seus filhos são sensuais, dominadores e inteligentes; eles também adoram festa, muito barulho, muito romance e são impulsivos.
Oxum significa "rio que passa por Oxogbo". Seu dia é sábado e sua cor é dourada. Seus filhos são doces, sentimentais e muito chorões, também vaidosos e conquistadores. Gostam de tudo que é bom e caro.
Saiba quais são as práticas do candomblé e complemente seus estudos
A história do Candomblé no Brasil se mistura um pouco com o Catolicismo, por isso houve alguns sincretismo dos orixás e dos santos; a isso se devem as semelhanças entre eles.
Xangô significa "aquele que se destaca pela força". Seu dia é quarta-feira e suas cores são o vermelho, o branco e o marrom. Seus filhos são justiceiros, namoradeiros e divertidos, porém autoritários, comilões e com os nervos à flor da pele. Não comem quiabo, nem camarão.
Oxalá significa "luz branca". Seu dia é sexta-feira e sua cor é o branca. Ele está associado à criação do mundo e da espécie humana. Seus filhos amam a vida, são alegres, cuidadosos, generosos e um pouco perfeccionistas.
Conheça as diferenças entre a umbanda e o candomblé para nunca mais se confundir!
Confira alguns exemplos de sincretismos: Xangô é comparado a São Jerônimo. Iemanjá é equivalente à Nossa Senhora da Conceição. Compara-se Ogum a Santo Antônio. Oxossi e São Jorge se relacionam. Iansã e Santa Barbara são correlatas. Nanã Buruku é comparada com a mãe da Virgem Maria.