Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Os elementos da Umbanda

A umbanda é uma religião afro-brasileira surgida no século XX, mais especificamente no ano de 1908, no Rio de Janeiro. A palavra "umbanda" é pertencente do vocabulário quimbundo, da Angola, e significa "a arte de curar". Conheça mais sobre a religião dos orixás!

O que é Umbanda?

Umbanda é uma religião brasileira de matriz africana. Isso significa que existem elementos do catolicismo, das religiões africanas e das crenças indígenas. Por esse motivo, o sincretismo religioso e o culto a muitas divindades são marcas da Umbanda.

O que é a Umbanda?

O que é bater cabeça?

O ato de bater cabeça é entendido como fazer uma referência ao chefe de um terreiro (local onde acontecem os rituais e os encontros de Umbanda). É comum que essa reverência seja feita em momentos específicos, principalmente antes de iniciar o processo de defumação.

O que é descarrego?

Toda vez que o ritual da Umbanda tem como objetivo limpar o espiritual e descarregar as energias negativas que podem estar rodeando uma pessoa, é dado o nome de descarrego. O processo pode envolver um banho diferente com ervas ou um ritual envolvendo pólvora.

Existe uma só Umbanda?

Diferentemente do que se pode imaginar, a Umbanda traz inúmeras vertentes. Ainda assim, existem características que de alguma forma são comuns a todas essas vertentes, como um deus onipresente (Olorum ou Zambi), orixás (divindades), guias e entidades espirituais, almas imortais e reencarnação, carma e crença nos antepassados.

As diferenças entre candomblé e a umbanda