Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas para as crianças terem mais autonomia

Incentivar a autonomia nas crianças é fundamental para o crescimento delas, pois permite que desenvolvam melhor seu desempenho cognitivo, sendo assim capazes de resolver problemas sozinhas, obter melhorias na memória e até nos pensamentos. Confira dicas para ensiná-los sobre autonomia!

continue lendo
Compartilhar

Liberdade

Toda criança precisa aprender o valor da liberdade. Desde cedo você precisa conscientizar seus filhos para usarem bem o tempo livre deles.

Responsabilidade

A responsabilidade pode ser ensinada desde cedo. Seja com a organização dos brinquedos ou com a lição de casa, toda criança deve ser incentivada a ter responsabilidade. Claro, de acordo com a idade dela.

Obstáculos

Ensine as crianças de que obstáculos fazem parte da vida. O que deve ser ensinado também é que todos eles podem ser resolvidos e nunca evitados ou lamentar por eles.

Descobrir

Um dos aspectos mais importantes da infância é descobrir coisas novas. Em uma época onde tudo é novo, incentive as crianças a nunca perderem essa curiosidade pelo mundo.

Soluções

Estimule as crianças a pensar em soluções em vez de estimular a reclamar. Criança que aprende a pensar desde cedo cresce com mais autonomia e com mais capacidade para resolver problemas no futuro.

Qualidades

Toda criança deve ser estimulada a reconhecer suas qualidades desde cedo. Isso ajuda na autoconfiança e autoestima delas.

Regras

Quando brincar com as crianças com algum tipo de jogo, ensine a importância das regras e o porquê é justo cumprir todas elas.

 

Amor é essencial

Por mais que responsabilidade e regras sejam importantes, nunca se esqueça de amar e ensinar as crianças a amar. Esse é o fundamento de toda boa educação.

Amigos

Deixe as crianças terem amigos e estimule que elas passem bastante tempo com eles. A socialização desde cedo é um aspecto fundamental de uma vida saudável.

Tempo

Ensine a criança desde cedo a pensar em como aproveitar melhor o tempo dela. Se a lição de casa deve ser feita antes das brincadeiras ou não, etc... Ensine como ela pode fazer tudo em seu devido tempo.

Erros

Errar é humano. Quando a criança errar, ensine que os erros não devem ser para envergonhá-la, mas sim para trazer um aprendizado para a vida.

Respeito

Respeitar as diferenças é um aprendizado constante para a criança. Ensine que as outras crianças devem ser respeitadas por aquilo que elas são, mesmo que sejam muito diferentes dela.

Conquistas

Quando a criança conquistar algo, fale que comemorar é saudável, desde que sem exagero. Isso faz bem para a autoestima dela.

Pensar por si mesmo

Melhor do que dar uma resposta pronta para uma criança, é deixar ela pensar e encontrar as respostas por ela mesma. Estimular a pensar é saudável e essencial para ela aprender a ter autonomia.

Esportes

Praticar esportes é importante, desde que seja uma escolha que a criança faça de qual modalidade ela gosta mais. O que é feito por obrigação vai perder o estímulo rápido. Por isso, deixe a criança escolher.

fechar