Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Frases Judaicas

O judaísmo é uma religião monoteísta que se originou por volta do século 18 a.C. A crença dos judeus é em YHWH (Jeová), e de que ele seja um ser onipresente, onipotente e onisciente, o criador do Universo, que tem uma relação especial com seu povo. Os textos, as tradições e os valores do judaísmo são tão fortes, que mais tarde influenciaram outras religiões monoteístas, como o cristianismo, o islamismo e a Fé Bahá’í (fundada na Pérsia, religião monoteísta que enfatiza a união espiritual de toda a humanidade). Mesmo para quem não é judeu ou não se interessa por essa religião, alguns aspectos do judaísmo são valiosas lições que podem ser levadas para a vida.

Ancestralidade

O judaísmo é uma das religiões mais antigas do mundo. Sua história percorre mais de três milênios de existência, sendo a primeira religião monoteísta da Terra. Surgida do pacto que Deus fez com Abraão e que foi transmitido para toda a sua descendência, o povo hebreu, é uma religião de caráter familiar, que por meio de seus rituais celebra o amor a Deus, caráter essencial do judaísmo. Seus provérbios são repletos de ensinamentos profundos e preciosos.

Conheça o Yom Kipur, uma das mais importantes datas no judaísmo

Bênçãos e maldições

“As bênçãos são bênçãos para quem abençoa, e as maldições são maldições para quem amaldiçoa.”

Ou seja, desejar o bem é também uma ação que trará o bem para quem o pratica. O mesmo acontece com todas as ações e palavras.

Palavras

“A língua que calunia mata três pessoas ao mesmo tempo: a que profere a calúnia, a que escuta e a pessoa sobre a qual se fala.”

O judaísmo sabe o poder e a força das palavras, e o quanto falar mal dos outros nos faz tão mal na mesma proporção.

Aprendizado

“Aprendi muito com meu mestre, mais com os meus companheiros, e mais ainda com os meus alunos.”

Todo judeu sabe que a vida é um eterno aprendizado e que a oportunidade de aprender surge a todo momento e com todas as pessoas. Sabe também que ensinar é a melhor forma de aprender, pois é no compartilhamento do conhecimento que ele se multiplica.

Espelho

“No fundo do espelho tens o teu melhor amigo.”

Se não formos nós os nossos melhores amigos, quem o será?

Conhecimento

“O conhecimento não ocupa muito lugar.”

Eis uma das grandes verdades sobre o conhecimento: não ocupa lugar e não tem preço! Exercitar o saber e a capacidade de aprender só tem a agregar na vida da gente.

Melhor rir

“Melhor morrer de rir do que de medo.”

Se for para escolher uma forma de morrer, que seja de rir. A escolha pelo bom humor é sempre uma boa escolha.

O tolo e o sábio

“O sábio sabe o que diz. O tolo diz o que sabe.”

O que e quando dizer é a característica essencial do sábio. Afinal, só o verdadeiro sábio tem consciência do quanto lhe falta conhecer, e que sair por aí despejando nos ouvidos alheios todos os seus “conhecimentos” pode ser cansativo e até desagradável.

Lágrimas

“Com o coração cheio, os olhos transbordam.”

Permitir-se dar vazão às emoções e aos sentimentos faz de nós apenas humanos, que é o que, de fato, somos.

Mentiras

“Com mentiras poderás ir longe, e não voltarás.”

As mentiras podem nos levar para caminhos que jamais desejaríamos e dos quais pode ser muito difícil retornar.