Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Frases que mulheres escutam na vida

Todos os dias, milhares de mulheres escutam diversas opiniões e críticas sobre o seu comportamento, estilo e intimidade. E aí, se identificou? Se você não é a pessoa que ouviu uma das frases a seguir, talvez você seja a pessoa que disse alguma delas.

Não seja isso

"Não seja tão mandona."

É comum que as mulheres assertivas, que se posicionam e que sabem liderar uma equipe ou um grupo de pessoas, sejam interpretadas como arrogantes ou mandonas. No entanto, quando homens agem dessa maneira, eles são bons líderes, competentes e determinados.

Quando crescer...

"Você vai dar trabalho pro seu pai quando for mais velha."

Acredita-se que dizer que uma criança irá dar trabalho para o seu pai quando ela for mais velha é uma forma de estimular a sexualização infantil e a submissão da mulher à família. Uma criança não pode ser vista como atraente e isso não deve ser amenizado com uma frase como essa. Uma mulher não irá dar trabalho para a sua família, do mesmo jeito que um homem não daria.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre feminismo e igualdade!

Sobre eles

"Ah, você gosta de videogames? Os meninos devem adorar isso."

Além de reproduzir um padrão heteronormativo, de que uma menina estaria necessariamente interessada em meninos, essa frase perpetua o estereótipo de que somente meninos gostam de videogames. É também uma forma ofensiva de dizer que as mulheres fazem tudo para agradar aos homens.

Beleza

"Você precisa depilar as sobrancelhas."

Depilação nunca será uma necessidade, nem para homens, nem para mulheres. A sociedade quer fazer as mulheres acreditarem que seus corpos precisam ser infantilizados e que a maturidade nunca deve atingi-los, mas ninguém pode ditar as regras sobre os corpos delas.

Proibições

"Não use isso na escola. Vai distrair os meninos."

A culpabilização da mulher por situações de assédio e estupro é uma marca do patriarcado. Aparentemente, é mais fácil dizer que os homens são incapazes de se responsabilizar pelas suas ações e que as mulheres precisam se adaptar a eles, de forma a não estimularem seus desejos.

Vestimenta

"Bem… O que você estava vestindo naquela noite?"

Mais uma vez, parece muito mais importante saber o que uma mulher vestia quando passou por algum tipo de violência do que responsabilizar o homem pelo crime que cometeu. Roupas não dizem nada sobre consentimento. Se as roupas dos homens não importam, por que as das mulheres importariam?

Coisa de menino

"Você gosta de futebol?"

Causa espanto nos homens saber que as mulheres podem ter inúmeros gostos, desejos e vontades, assim como eles. Quando uma mulher diz que gosta de futebol, esporte disseminado na mídia como predominantemente masculino, imediatamente ela é questionada sobre isso.

Salário

"Seu marido não se importa de ganhar menos que você?"

A masculinidade se expressa de muitas formas. Uma delas é a crença de que os homens devem ser os provedores de uma casa, trabalhando para conseguir dinheiro e sustentar a mulher e o restante da família. Não existe motivo para um homem se sentir diminuído por sua esposa receber mais dinheiro do que ele.

Seja bonita!

"Se você se esforçasse, ficaria linda."

A única pessoa que pode dizer se uma mulher é bonita ou não é a própria mulher. A opinião de outra pessoa nunca será mais relevante do que a dela e beleza não depende de esforço, mas sim de apresentar a própria essência.

Intimidação

"Sua determinação é um pouco intimidadora."

É comum que as mulheres capazes de agir e trabalhar por si próprias intimidem os homens com pouco potencial. A intimidação só existe para aqueles que não conseguem realizar o que as mulheres realizam diariamente.

Cantadas

"Você deveria se sentir agradecida por aquela cantada."

Nenhuma mulher quer ser assediada verbalmente. As cantadas só são válidas quando já existe intimidade entre as duas pessoas. Do contrário, é só mais uma forma de praticar violência contra as mulheres.

Elogios

"Só queria te elogiar!"

Assim como as cantadas, o que chamam de elogios pode soar muito mais como assédio verbal do que como uma frase bem-intencionada. Consentimento é o que separa o elogio do assédio.

Feminismo

"Você é tipo uma… feminista?"

O movimento feminista é visto com maus olhos pela maior parte da sociedade porque é revolucionário. As pessoas não querem que as mulheres mudem quem elas são e o que esperam que elas sejam. O feminismo é um incômodo para quem quer oprimir mulheres.

Casamento

"Sempre madrinha, nunca noiva."

A pressão social para que as mulheres se casem também leva a frases como essa. Nenhuma mulher é obrigada a se casar ou a compartilhar a vida que leva com alguém. Não é motivo de vergonha ser a madrinha e não a noiva.

Filhos

"Não quer ter filhos? Não tem medo de se sentir incompleta?"

Ainda que seja persistente a ideia de que as mulheres precisam procriar para terem uma existência digna, isso não é um fato. Mulheres que não querem ter filhos não são incompletas e mulheres que têm filhos não são completas por causa deles.

Relógio biológico

"Seu relógio biológico está apitando."

A pressão que a sociedade exerce para que uma mulher seja mãe é o que faz as pessoas acreditarem que entendem mais sobre o corpo alheio do que a dona daquele corpo. O conceito de relógio biológico só deveria ser usado por profissionais da área da saúde, não por uma pessoa que quer ver outra engravidar.

Sobre cozinhar

"Seu marido cozinha? Você realmente treinou ele bem."

Acredita-se que as atividades domésticas sempre são de responsabilidade das mulheres. Até mesmo cozinhar seria uma atividade predominantemente feminina. Se um homem soubesse fazer isso, só poderia ser porque a esposa o ensinou.

Sobrenome

"Você não vai usar o sobrenome do seu marido?"

Incluir o sobrenome de outra pessoa no seu é uma forma de dizer que você pertence a ela. Por que somente as mulheres precisam ter o sobrenome dos maridos?

Naqueles dias...

"Você deve estar naqueles dias."

O desconhecimento sobre menstruação e sobre o impacto que esse fenômeno causa no corpo de uma mulher faz os homens dizerem que qualquer demonstração de indignação ou de outro sentimento é decorrente disso. O que acontece, na verdade, é que as mulheres têm emoções e opiniões.

Criação

"Você vai deixar outra pessoa criar seus filhos quando voltar a trabalhar?"

Mais uma vez, a responsabilidade de criar os filhos recai sobre a mulher, como se a figura paterna não existisse. A criação depende de amor, cuidado e carinho, mas também de dinheiro que é obtido por meio do trabalho.

Empodere-se com frases de Girl Power!

Trabalho

"Você pretende trabalhar depois que o bebê nascer?"

A ideia de que as mulheres precisam dedicar-se integralmente aos filhos é fortalecida até mesmo pela licença maternidade, que não tem o mesmo tempo de duração para os pais. É preciso dividir a responsabilidade para que as mulheres possam trabalhar como e com o que quiserem.

Juventude

"Você deve ter sido tão linda quando era mais nova."

Ainda que envelhecer seja um processo normal do corpo humano, as mulheres precisam estar sempre jovens se quiserem ser consideradas bonitas pelas outras pessoas. O mesmo não acontece com os homens, que se tornam mais bonitos com o passar do tempo, de acordo com o senso comum.

Limites

"Você come MUITO para uma menina."

A pressão para que as mulheres de encaixem em padrões estéticos e a perpetuação do estereótipo da fragilidade feminina faz as pessoas sentirem-se profissionais da saúde, sem o serem. Quem define o quanto alguém pode comer é somente quem está comendo.

Dona de casa

"Você se sente realizada sendo uma dona de casa?"

Embora muito pejorativa, a expressão “dona de casa” representa uma mulher que passa o dia todo cuidando dos afazeres domésticos e da sua família, como uma jornada de trabalho não remunerada e sem férias.

Roupas

"Essa roupa não é muito moderna pra você?"

Quem define o estilo de uma mulher é a própria mulher. Nenhuma regra deveria determinar o que uma pessoa vai colocar no corpo, muito menos dizer o que é mais ou menos adequado.