Não se encolha para caber em alguém
Você já viveu um relacionamento em que se sentia fora de sintonia e fazia de tudo para se encaixar? Saiba que você não deve mudar por ninguém! Amor saudável é aquele que te aceita como você é. Não mude sua personalidade para agradar aos outros!
Priorize o sentimento puro a si mesmo
Não aceite migalhas de ninguém, pois isso não é capaz de lhe fazer feliz. Priorize-se sempre. Se alguém merecer um espaço em sua vida ou um sentimento puro como o amor, essa pessoa o fará pelo que você é, não pelo que deseja que você se torne.
Como o amor deve ser vivido e respeitado

Um amor, quando é verdadeiro, não precisa que uma pessoa se encaixe à outro, porque o sentimento faz conexão com a alma, junta os corações e não reprime ninguém. Assim é que ele é vivido e merece ser respeitado. Se for diferente disso, não é amor verdadeiro.
Se você ama de verdade, não vai querer que a pessoa mude
Jamais se molde a alguém nem queira que alguém se encaixe a um molde para agradar aos seus desejos. Isso não existe! Se você ama alguém de verdade, vai querer que essa pessoa seja feliz, não que seja diferente, pois mudando não será mais aquela pela qual você se apaixonou um dia.
Ninguém pode mudar para agradar o outro

Ninguém vive só de amor, por isso existe uma vida inteira com costumes, manias, passado... Ninguém pode mudar o que já foi ou sua essência. E, convenhamos, mudança para agradar outra pessoa não significa amor, somente sentimento de posse.
Para evitar dores, nem tente mudar por ninguém
Jamais tente se encaixar nas formas de alguém, porque isso será fracasso certo. Nunca será possível desmontar sua estrutura ou desfazer sua essência para agradar uma pessoa, porque isso é inviável e deve estar fora de cogitação. Por isso, para evitar dores, nem sequer tente fazer isso.
O amor real não exige transformações

Quer um conselho? Jamais se encolha para caber em alguém. Se há motivos para que você mude, eles devem surgir de dentro de você, da sua percepção e necessidade, não para agradar alguém que diz te amar. O amor real é simples e não exige transformações, pois se conectou com a sua alma mesmo sabendo de todos os seus defeitos.
Detecte os sinais cruciais do falso amor
A vida é uma caixinha de surpresas e de repente você pode acabar conhecendo alguém que acredita ser o amor de sua vida, mas não é. Os sinais cruciais para detectar isso e se afastar se mostram quando essa pessoa quer te mudar, fazer com que seja outra pessoa para se encaixar em seus padrões. Isso não é amor, é posse, um sentimento que só entristece o coração e fere a alma.
Tentar mudar de personalidade é entrar no fracasso

Dentre todas as coisas que alguém pode querer para si, uma delas é não ser feito de trouxa, não ser capacho de ninguém. Tentar mudar de personalidade é dar espaço ao fracasso, é permitir que o amor verdadeiro não se aproxime de sua vida e, assim, que a tristeza passe a fazer parte dos seus dias.
Fuja de sentimentos e pessoas carentes

Um amor precisa ser vivido em sua forma mais nobre, sincera, verdadeira: com a alma. Se alguém exigir muito além disso, é sinal de que esse suposto amor não deve ser vivido para sempre, pois não é um sentimento verdadeiro. Fuja de relacionamentos e pessoas carentes, que desejam ter alguém, mas exigem uma pessoa que preencha determinados requisitos.
Quando o amor se instala no peito
Coloque em sua cabeça que você deve ser amado pelo o que é, com todos os defeitos e qualidades. Não há pessoa no mundo que exija mudança, que queira te transformar em um alguém diferente e, ainda assim, te ama, porque isso não é possível. O amor é algo natural, compreensível, companheiro e que quando se instala no peito é porque as almas já se encontraram e sabem exatamente o que querem uma da outra, sem necessidade de intervenção.
Não perca seu tempo tentando se adaptar aos outros

Pode parecer amor, mas se a pessoa está querendo mudar os sentimentos do seu coração, tirar a paz da sua alma e tentar transformar os seus hábitos, visão do mundo e sonhos, então não é amor. No máximo pode ser uma paixão desenfreada, mas não passa disso. Então nem perca seu tempo ou sua força tentando se adaptar ao que outra pessoa quer para a vida dela.
Os defeitos se tornam meros detalhes
O amor é a coisa mais bonita que existe no mundo, porque é fogo, é sentimento, é sorte. Ele preenche o coração e faz com que os dias ruins sejam menos dolorosos, porque há compreensão. Os defeitos se tornam meros detalhes, mas isso se a alma realmente amar e não desejar mudar a pessoa.
O verdadeiro amor não diminui ninguém

Por favor, se você deseja ser feliz, então ame a si mesmo em primeiro lugar. Jamais abaixe sua cabeça quando alguém quiser mudar a sua personalidade, pois o amor verdadeiro não diminui ninguém, só o compreende por seus erros e acertos, defeitos e qualidades.
Com o tempo o que se disfarça de amor lhe moldará
Toda vez que o amor lhe bater à porta, pergunte-o se é genuíno. Caso a resposta for “sim”, então entre de cabeça. Mas se o resultado for “não”, então saia, porque, com o tempo, esse amor disfarçado irá lhe moldar, reprimirá os seus desejos e aos poucos tentará fazer com que você seja uma outra pessoa.
As pessoas têm falsa ideia do amor

As pessoas têm a falsa ideia de que amar é entregar sua essência a outra pessoa e permitir que ela mude você por inteiro, alterando os seus gostos, atitudes, sonhos e amigos. Isso não pode ser comparado a um sentimento tão sincero e puro como o amor. A verdade é que está mais para sadismo.