Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Reflexões para professores

Um professor é um tutor que tem o prazer de ensinar. Valorize os professores que passaram pela sua vida, pois cada um teve seu devido valor. Ser um professor vai muito além de ditar regras... Ser um professor é possuir a capacidade de transformar caráteres.

continue lendo
Compartilhar

Os tempos mudam, assim como os professores

Os tempos mudam constantemente e aquele aluno que se torna professor já é completamente diferente daquilo que encontrou na sua época de aprendiz. A palmatória foi extinta e os computadores prevalecem. Os alunos das bolinhas de papel querem dar lugar a uma brincadeira que não da tela. O professor que se adapte à nova realidade para continuar com uma das mais primorosas funções da sociedade: formar as mentes do futuro.

Aprender para ensinar

A vida de professor é sempre ser um aluno. As informações mudam, novos acontecimentos surgem, novas descobertas são feitas e, assim, o material didático se atualiza. O professor será para sempre um aprendiz para que as gerações futuras possam sempre ser mais capacitadas que as anteriores.

O ensino é uma constante reciclagem

Ensinar é uma tarefa árdua, pois as pessoas que se encontram em sua frente estão em constante mudança. Ao entrar em uma sala diferente, ou assistir a mudança de ano, tudo é novo de novo. Aprender a se reinventar é ter a capacidade de ser melhor para os outros e para si mesmo.

Que o coração seja sempre jovem

Muitas das classes, para a maioria esmagadora dos professores, concentram-se em uma audiência mais jovem em idade e experiência. Por isso, para que não se torne o mestre um antiquado incapaz de cativar novas mentes, que o coração apaixonado nunca envelheça e acompanhe a avidez das mentes ansiosas que surgem em busca de seu conhecimento.

Sempre existe a necessidade do diálogo

O professor que não dialoga com seus aprendizes é alguém que trilha um caminho solitário e dificilmente está feliz com a função que exerce. O diálogo ensina mais que o silêncio absoluto, a não ser que seja aula de meditação. Quando se trocam ideias, se respondem perguntas, também existe o questionamento. Todos somos seres inteligentes e a correlação a qual busca nossas palavras e conhecimentos gera novas experiências e novos conceitos.

Ligação de uma nova família

Ser professor é ter um contato íntimo com sua classe, é criar novos laços familiares ao menos por um período de tempo, sendo que muitos acabam por vingar no espaço de uma vida. Trata-se de uma ajuda mútua que as vezes poucos têm a sensibilidade necessária para sentir.

Qual a verdadeira eficiência

Qual a real medida da eficiência? O que esperar de um aluno? Qual a responsabilidade percebida de um professor? É muito raso colocar essa disposição direta relacionada a notas, como se esse fosse um parâmetro perfeito de medida do coeficiente de conhecimento. São muitas atribuições diferentes que podem sair de um curso básico de qualquer coisa que se possa imaginar. Quem coloca sua alma e seu esforço no ensinamento e aprendizado sempre tem muito mais a oferecer que uma simples tabuada.

 

De onde deve vir a cobrança

Qual a medida da cobrança? Na verdade, é um ponto muito relativo. Criar um padrão seria o mais certo! Será? O que um aluno precisa fornecer, conhecimento a longo prazo ou uma nota em uma prova decorada? Essa cobrança deve partir do indivíduo sobre si mesmo, pois a soma disso consegue prover muito mais do que a carga que se tenta colocar em outrem. Mas o caminho a ser seguido precisa ser ensinado nem que seja para o aluno achar um diferente, porém melhor.

A preparação de uma vida

A preparação de um professor é algo que vem de uma vida de conhecimentos e experiências que deve formar uma nova vida que busca conhecimentos e experiências. Nunca é suficiente o saber, e assim deve ser! Sempre há algo mais e aquele que ensina deve guardar isso como a mais importante lição.

O retorno do empenho

A melhor medida do sucesso de um mestre não é a quantidade de aprovações que ele conseguiu em um determinado período nem o valor do coeficiente geral da turma. A maior recompensa pode ser que ele nem veja. O sucesso de vida daqueles que passaram pela sua batuta é o que torna o professor essencial para qualquer sociedade.

Trabalho de 24 horas

Quem leciona não tem descanso, pois é uma tarefa árdua que vai muito além das horas gastas em salas de aulas. São correções, preparações e ainda quebrar a cabeça para tentar ajudar aqueles que muitas vezes nem se importam com isso. Ensinar é um projeto de amor e carinho. É ter uma responsabilidade que pode não existir nos lares de onde as pessoas vêm. Ser professor é ser um doador universal que pretende ver vidas sendo salvas. Por mais que isso pareça exagerado, o conhecimento transforma vidas.

A mistura da vida pessoal e profissional

É impossível passar tanto tempo com várias pessoas e criar laços. A vida de um professor está sempre a um passo (ou menos) para se tornar um eterno amigo. Dentro de uma sala de aula, muita coisa acontece, o carinho cresce, o conhecimento floresce. A cada saudade que nasce é a certeza de que o caminho está sendo bem traçado.

O doutrinador de um caminho

O professor é como uma lanterna que tenta tirar almas do umbral da ignorância e apontar o caminho para a escada que leva para céu. Sem ele, o mar de violência que existe estaria ainda mais cheio com seu torpor vermelho.

O amor pela profissão

No fim, o que mantém um bom professor na eterna labuta de implementar o conhecimento nas almas perdidas é o amor. Principalmente em países como o nosso, é uma profissão muito ingrata. As esperanças de melhora por vezes parece se perder, mas o amor dessas pessoas pelo que fazem não permite que a luz se apague.

Espelho para o futuro

O nível de responsabilidade que um professor exerce sobre uma sociedade é quase sempre discriminada pela própria, que parece vendada por outras situações. Ele é o espelho para os jovens que através dele se tornam algo do qual o nosso futuro depende. A felicidade de uma nação está diretamente relacionada a seus mestres, pois as novas mentes são frutos da alimentação intelectual que tiveram.

fechar