Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Os Smurfs

Os Smurfs são pequenas criaturinhas azuis que vivem numa aldeia no meio de uma floresta e são atormentados pelo mago Gargamel e seu gato Cruel. Já foram feitos desenhos e filmes sobre os pequenos gnomos e todos foram um sucesso!

O que são Smurfs?

Os Smurfs são pequeninas criaturas azuis que vivem em casinhas em forma de cogumelo numa aldeia escondida no meio de uma floresta.

Johan et Pirlouit

Inicialmente, os Smurfs não eram os personagens centrais das histórias de Peyo. A primeira aparição dos azuis foram na série de quadrinhos chamada “Johan et Pirlouit”, sobre as aventuras de um cavaleiro chamado Johan.

Nome Original

O nome original dos Smurfs era “Schtroumpfs”, que significa algo como “qualquer coisa”. As criaturinhas azuis passaram a chamar Smurfs para facilitar a pronúncia em outros países.

Personagens

Os Smurfs são liderados pelo sábio Papai Smurf, que usa uma touca vermelha ao invés da branca usada por todos os outros Smurfs. Ao longo do tempo, mais de 50 Smurfs com características e aparência diferentes fizeram participações nas histórias. Apenas três Smurfs femininas aparecem na série: a Smurfette, a Sassete e a Vovó Smurf.

Masculino ou Feminino?

Apesar de três Smurfs com traços femininos e os outras parecerem masculinos, os Smurfs não têm sexo e quem traz os bebês para a aldeia é uma cegonha.

Idade dos Smurfs

Cerca de 100 Smurfs vivem na aldeia e todos têm cerca de 100 anos de idade. Papai Smurf, o segundo mais velho, tem 550 anos. Existe ainda, um Smurf mais velho: o vovô Smurf, que não tem idade definida.

O filme dos Smurfs

Em 2011, foi feita uma adaptação para o cinema da história dos Smurfs. Apesar de ter sido mal avaliado pela crítica, o filme foi sucesso de público. Na história, Gargamel descobre a localização da aldeia dos Smurfs e causa pânico nas pequenas criaturas que acabam se perdendo em um portal mágico que os transporta para Nova York. Além de Gargamel, Papai Smurf, Smurfette, Gênio, Ranzinza, Arrojado e Desastrado devem aprender a lidar com a cidade grande.

Azul é a cor!

Em 2012, todas as casas da cidade de Juzcar, na Espanha, foram pintadas pela Sony Pictures para promover a estréia dos Smurfs nos cinemas. Com isso, o volume de turistas na cidade, que não passava de 300 por ano, saltou para 80 mil nos seis meses seguintes à pintura.

Criação

Os pequeninos azuis foram criados pelo ilustrador belga Pierre “Peyo” Culliford para a revista Spirou, da Bélgica.

A Flauta dos 6 Buracos

Os Smurfs apareceram pela primeira vez em 1958, nas histórias do cavaleiro Johan, que Peyo começou a desenhar em 1952. A história em que debutaram, chama-se “A Flauta de 6 Buracos”, nela o cavaleiro Johan encontra as criaturinhas azuis na floresta. Somente em 1959 os Smurfs ganharam sua própria série de quadrinhos.

Cor

Inicialmente, os Smurfs seriam verdes, mas Peyo achou que eles poderiam ser confundidos com as plantas da floresta. Depois de desconsiderar o vermelho, Peyo preferiu colori-los de azul.

Vilões

Os vilões dos pequenos Smurfs são o feiticeiro e químico Gargamel e seu gato Cruel, que vivem nos arredores da aldeia Smurf. No começo das histórias, Gargamel desejava capturar os pequenos somente para fazer refeições, mas depois descobriu uma fórmula para criar ouro que precisa de, pelo menos, seis Smurfs para ser feita. Depois de muitas frustrações, Gargamel desiste dos planos e passa a desejar somente a vingança por nunca ter conseguido matar um Smurf.

Desenho Animado

Um séries de desenho animado dos Smurfs foi criada em 1981 e durou até 1989, tendo 9 temporadas e totalizando 427 episódios. Foi a partir desse desenho que os pequeninos azuis fizeram fama pelo mundo.

Moedas

Em 2008, a Bélgica, país de origem de Peyo e dos pequenos azuis, cunhou uma série de moedas de 5 euros com a figura de um Smurf para comemoras os 50 anos de existência dos personagens.

Conto de Natal

Junto com o DVD do filme de 2011, foi lançado o curta-metragem “Os Smurfs: Um Conto de Natal”. Na história, todos os pequenos azuis estão decorando seus cogumelos para o Natal, com exceção do Resmungão. Cabe ao Papai Smurf convencê-lo do espírito natalino. O curta é uma adaptação de “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens.

Os Smurfs 2

Em 2013, a continuação do filme de 2011 foi lançada. Com o nome de “Smurfs 2”, o filme conta a história das invenções de Gargamel, Hackus e Vexy, que planejam roubar a essência dos pequenos azuis. Quando o feiticeiro descobre que dentre todos os Smurfs, somente uma tem a essência que ele precisa, então põe seu plano em prática. Gargamel sequestra Smurfette e foge para Paris, onde passa a ser aclamado como o maior mago do mundo.

Casa Smurf

No bairro de Perinton, em Nova York, foi construída em 1971, uma casa em formato de cogumelo, baseada nas casas da aldeia Smurf.