Do ano de 1994, “Pulp Fiction: Tempo de Violência” é uma obra dirigida pelo renomado diretor Quentin Tarantino e roteiro em colaboração com Roger Avary. A trama discorre sobre três histórias diferentes e conectadas que giram em torno de Vincent e Jules, assassinos profissionais contratados pelo pugilista Marsellus Wallace. Enquadrado no gênero de crime e suspense, “Pulp Fiction” foi indicado sete vezes ao Oscar e garantiu a Tarantino e Avary o prêmio de Melhor Roteiro Original.
Quentin Tarantino: Saiba o que se passa na mente de um dos diretores mais consagrados de Hollywood
Marcando presença em seu próprio filme, Quentin Tarantino interpreta Jimmie Dimmick. Os papéis principais ficam por conta de John Travolta, dando vida à Vincent Vega, e Samuel Jackson, o assassino Jules Winnfield. Além deles, Bruce Willies e Uma Thurman encarnam o casal Wallace (Marsellus e Mia, respectivamente).
Orgulho
Marsellus Wallace
“Dane-se o orgulho. Orgulho só dói, ele nunca ajuda.”
Marsellus pode ser durão, mas garante um conselho correto ao dissertar sobre os perigos do orgulho.
Relembre as frases mais marcantes dos filmes de Quentin Tarantino
“Só porque você é um personagem não significa que você tem caráter.”
Usando um trocadilho com a palavra “character” (personagem, em inglês), Lobo coloca em dúvida a índole da mulher que o acompanha.
Perguntas assustadoras
Jules Winnfield
“Se as minhas respostas assustarem você, então deixe de fazer perguntas assustadoras.”
Já informava o ditado: quem diz o que quer, ouve o que não quer. Jules não poupa a acidez e mantém suas respostas cortantes enquanto é necessário.
Apenas por ela
Jules Winnfield
“Marcellus Wallace não gosta de ser sacaneado por ninguém, a não ser pela Sra. Wallace.”
Pela própria mulher, pode! Jules deixa claro o tipo feito por Marsellus Wallace: sem paciência com ninguém, exceto com sua amada. Não está errado, não é?
“Oi, Vincent. Estou me trocando. A porta está aberta. Entre e sirva-se de um drink. Mia.”
Ao chegar à casa dos Wallace, um confuso Vincent encontra um bilhete de Mia. Logo, o assassino percebe que a mulher tem afeição por ser enigmática.
Informações demais
Vincent Vega
“Isso é mais informação do que eu precisava.”
Nem sempre precisamos saber integralmente sobre um assunto. Poucos detalhes podem preservar o enredo original.
Como funciona na Holanda
Vincent Vega
“Sabe o que colocam na batata frita na Holanda? Maionese. Eles enchem a batata frita com aquela droga.”
Indignado sobre os hábitos alimentares dos holandeses, Vincent dedica um tempo a informar Jules sobre costumes de outros países e o quão estranho soam para os americanos.
O conforto do silêncio
Mia Wallace
“Silêncios confortáveis. Por que achamos necessário quebrá-los para ficar confortáveis?”
Nem todo silêncio é constrangedor. Mia Wallace, por exemplo, aprecia o momento e tira dele apenas vantagens.
Personalidade
Jules Winnfield
“Até um cachorro tem personalidade. A personalidade é feita durante o caminho que você percorreu.”
Nossa jornada molda aquilo que somos hoje. Jules diz a respeito dessa construção utilizando um cão como exemplo para mostrar que esse é um processo natural.
“Brinque com fósforos e você se queima.”
A resposta parece óbvia: uma reação estúpida se origina de um ato estúpido.
Vincent Vega ou Danny Zukko? Saiba tudo o que pensa John Travolta!
“Não dou a mínima para o que os homens acham atraente. É lamentável que o que achamos agradável ao toque e à visão raramente seja o mesmo.”
Preocupada apenas com sua própria vontade, Fabienne deixa claro que sua vaidade não decorre da vontade de chamar atenção de homens.
Versículo
Jules Winnfield
“Há uma passagem que aprendi de cor, parece apropriada para esta situação: Ezequiel 25.17. «O caminho do homem justo está em toda parte, entre as iniquidades do egoísta e a tirania do mal. Bem-aventurado aquele que, em nome da caridade e da boa vontade, pastorear os fracos do vale das trevas, ele é o verdadeiro guardião de seu irmão e o descobridor dos filhos perdidos. E irei punir com grande vingança, raiva furiosa contra aqueles que pretendem envenenar e destruir meus irmãos. Você saberá meu nome quando minha vingança cair sobre você.”
Jules faz cena antes de assassinar o homem indicado por Marsellus Wallace. Usufruindo do terror psicológico, ele faz menção à Bíblia enquanto aponta uma arma para o rosto do rapaz.
Eu quem compro
Jimmie Dimmick
“Você não precisa me dizer como é bom o meu café, sou eu quem o compra, sei como é bom.”
Sem paciência para palpites, o personagem encarnado por Quentin Tarantino é rápido em dizer que sabe como prefere suas bebidas.
“Então, como é matar um homem com as próprias mãos? É um assunto que me interessa muito.”
Alguns possuem a curiosidade acerca da mente de assassinos. A bela Esmeralda decide tirar suas dúvidas.
Deus do impossível
Vincent Vega
“Deus torna o impossível, possível. Mas acho que hoje de manhã não se enquadra neste caso.”
Após sofrerem uma tentativa de assassinato, Jules e Vincent dissertam sobre o acontecido: afinal, será que a fuga dessa situação se enquadraria como milagre?
“Você já ouviu a filosofia de que uma vez que o homem admite que está errado, ele é imediatamente perdoado por tudo de errado que já fez?”
O perdão realmente isenta um homem de seus pecados? Seja como for, é nesse ato nobre que mora a humildade e a perspectiva de crescimento pessoal.
De Kill Bill a Mia Wallace. Conheça mais sobre Uma Thurman, a musa dos filmes de Tarantino!
Paraíso proibido
Mia Wallace
“Não é mais emocionante quando você não tem permissão?”
Mia se mostra uma mulher excêntrica e com apego pelo perigo. Cercada de armas e drogas, sua frase encaixa-se perfeitamente com seu ego.
Pequenas diferenças
Vincent Vega
“São as pequenas diferenças. Quero dizer que eles têm a mesma merda lá do que têm aqui, mas lá é apenas um pouco diferente.”
Enquanto o parceiro Jules dirige, Vincent comenta sobre a produção de drogas em outros países e parece inconformado, fazendo comentários a respeito das diferenças sociais e étnicas ao redor do mundo.
Silêncio constrangedor
Mia Wallace
“É assim quando você sabe que encontrou alguém especial. Quando você pode simplesmente calar a boca por 1 minuto e confortavelmente desfrutar do silêncio.”
A companhia de Mia Wallace parece deixar Vincent desconfortável. Entretanto, a mulher comenta sobre tal constrangimento, escancarando-a e deixando o clima mais leve entre os dois.
“Qualquer hora do dia é um bom momento para uma torta.”
Não há momento para se apreciar uma boa culinária. Fabienne sabe bem disso, o que fica explícito em suas falas carregadas de amor por tortas.
Britânicos, porte de arma e violência. O que pensa o ator Samuel Jackson?
Irrealismo
Marsellus Wallace
“Veja você, esta profissão está cheia até a boca de filhos da mãe irrealistas. Filhos da mãe que pensavam que sua bunda ia envelhecer como vinho."
A carreira seguida pelos personagens de “Pulp Fiction” pode ser perigosa, mas também ocasiona outros problemas para quem a pratica, como é comentado por Marsellus Wallace.
Hambúrgueres
Jules Winnfield
“Hambúrgueres: a pedra angular de qualquer café da manhã nutritivo.”
Quem não adoraria comer hambúrgueres no café da manhã? Jules realiza essa vontade sem maiores ressalvas.
“Sim, os dias que passei esquecido estão terminando e os dias em que serei lembrado estão apenas começando.”
Prestes a assaltar o restaurante onde almoça com Yolanda, sua mulher, Pumpkim começa a ter ideias sobre formas de se enriquecer.
13 filmes cult para você maratonar no fim de semana
“Agora, se você me der licença, estou indo para casa e tendo um ataque cardíaco.”
Certas situações cativam em nós a vontade de virar as costas e sair andando, não é verdade?
“Ninguém mata ninguém no meu local de trabalho, exceto eu.”
Para toda regra, há exceções. No caso de Maynard, a permissão para tirar a vida de outra pessoa durante o expediente é apenas sua.
“Se o que aconteceu conosco foi ou não um milagre. Embora Hoyle diga que foi insignificante, para mim foi muito significativo sentir que toquei em Deus. Deus se envolveu.”
Para Jules, escapar da morte foi relativamente considerável. Contradizendo os pensamentos de Vega, ele classifica a situação como um verdadeiro milagre divino.
“O respeito. O respeito pelos mais velhos dá caráter.”
Respeitar os mais velhos parece uma regra universal; e é dela que se vale o Lobo quando pede consideração.