Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

10 Filmes para repensar a educação

O que você acha sobre o método de ensino utilizado pelas escolas públicas e particulares do Brasil? Já pensou muito sobre o assunto antes de matricular seus filhos em alguma delas? Nós te ajudamos com isso e separamos alguns filmes que irão mudar a sua perspectiva.

continue lendo
Compartilhar

Quando sinto que já sei

2014

Por que todas as aulas tem, basicamente, o mesmo formato? E por que não mudá-las? "Quando sinto que já sei" mostra escolas que mudaram os paradigmas, que se abriram para as comunidades. Os diretores do filme investigaram iniciativas em oito cidades brasileiras e colheram depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais. O projeto é brasileiro e foi custeado por meio de financiamento coletivo.

Pro dia nascer feliz

2006

"Pro dia nascer feliz" mostra o que um adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de 3 estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações. O projeto envolve Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.

Paulo Freire - Contemporâneo

2006

O filme "Paulo Freire - Contemporâneo" baseia-se na crença de que é possível mudar o mundo e apresenta um processo revolucionário de educação: um projeto de alfabetização de adultos. Ele envolve entrevistas com familiares, pedagogos e o próprio Paulo Freire.

Tarja branca

2014

O direito de brincar é o tema principal deste documentário. "Tarja branca" aborda o conceito de espírito lúdico e convida para a reflexão do desenvolvimento e comportamento do homem adulto, a partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes.

Mitã

2013

Uma poética da infância inspirada pelos pensamentos de Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, o filme "Mitã" traz educação, espiritualidade, tradição e cultura da criança se misturam na narrativa. O longa é uma produção brasileira.

A educação proibida

2012

"A educação proibida" é um filme que discute a educação e os valores que sustentam o sistema de ensino tradicional, que vemos atualmente. Uma pesquisa foi feita em 8 países da América Latina e apresenta alternativas educacionais, conta também com mais de 90 educadores entrevistas. O filme é independente e foi financiado de forma coletiva e tem licenças livres que permitem e incentivam sua cópia para reproduções, portanto é uma ótima opção para assistir.

Além da sala de aula

2011

Baseado em fatos reais, "Além da sala de aula" conta a história de uma professora recém-formada de 24 anos de idade que supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças sem-teto dos Estados Unidos, em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.

 

Sementes do nosso quintal

2012

"Sementes do nosso quintal" mostra o cotidiano de uma escola diferente das "normais", a Te-Arte, que ensina as crianças de forma lúdica, com brincadeiras, sem separação de idades, e em contato com a natureza e com os animais. O foco está no inovador estímulo da criatividade infantil, e na trajetória da idealizadora do projeto, Thereza Soares Pagani.

Quando tudo começa

1999

O filme "Quando tudo começa" retrata a vida de um profissional da educação, tanto no ambiente de trabalho, como docente, e vida familiar. E, em meio à miséria e indiferença do governo francês, o professor protesta contra as políticas sociais do país, além de se envolver com as situações vividas pelas famílias de seus alunos.

Entre os muros da escola

2008

François Marin é um professor de língua francesa em uma escola de ensino médio na periferia de Paris. François busca formas de se aproximar de seus estudantes asiáticos, africanos, árabes e franceses. O longa é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau, que interpreta o protagonista do filme.

fechar