Entretenimento / Listas

12 documentários para nos fazer refletir

O que você pensa, move o mundo. Reflita através de 12 documentários com temas inteligentes. Lembre-se: aprender nunca é demais!

Obsolescência Programada

2010

Esse documentário foi feito para mostrar como hoje em dia os produtos são feitos para durarem muito pouco, de forma que sejam quase como descartáveis. Não é focado somente em celulares, mas sim em tudo que é criado hoje em dia. Além disso, mostra como essa prática afeta o nosso planeta, gerando cada vez mais lixo.

Compartilhar

Cowspiracy

2014

Um documentário que prega o não consumo de alimentos de origem animal, mas não somente por causa da questão dos maus tratos. A ênfase é dada na questão sustentável do nosso planeta, como o desperdício de água e o desmatamento. No final do documentário, é dado um enfoque um pouco maior na questão dos maus tratos aos animais.

Compartilhar

Criança, a Alma do Negócio

2008

O documentário fala sobre como a publicidade tem cada vez se voltado mais para o lado infantil, criando propagandas que chamem a atenção dos pequenos mesmo que o produto anunciado não seja direcionado a eles.

Compartilhar

Doing Time Doing Vipassana

1997

A história desse documentário se passa na Índia, mais precisamente numa prisão onde foi adotado um método de meditação direcionado aos presos. O documentário mostra como isso mudou a vida do presídio e dos presos que ali estavam.

Compartilhar

Cortina de Fumaça

2010

Um documentário que promove um debate sobre a legalização da maconha, mostrando diversos argumentos para isso. Além de demonstrar também fatores científicos, sociais, culturais e históricos sobre o tema.

Compartilhar

A Corporação

2003

Esse documentário procura demonstrar como uma grande empresa bem-intencionada, com pessoas bem-intencionadas e com bons projetos sociais poderia ser preocupante e problemática para o mundo hoje.

Compartilhar

Muito Além do Peso

2012

Visando o fato de que a cada dia a obesidade tem atingido mais crianças no mundo, o documentário procura chocar ao demonstrar as causas e os efeitos desse mal.

Compartilhar

Living On One Dollar

2013

Na tentativa de demonstrar a vida das pessoas que vivem com tão pouco, estudantes americanos decidiram viver por oito semanas com apenas um dólar para gastar por dia — e às vezes até menos que isso. Passado numa vila pobre da Guatemala, o documentário procura nos fazer refletir sobre como uns tem tanto e outros tão pouco para viver, mas, que mesmo diante de diversas dificuldades, muitos continuam com um sorriso estampado no rosto.

Compartilhar

Food, Inc.

2009

Esse documentário procura mostrar o processo que a comida passa até chegar a nossas mesas. Esse processo gera grande mudança nos produtos que vamos comer. Muitas vezes, acontecem tratamentos desumanos com animais e até contaminação da comida.

Compartilhar

The True Cost

2015

“Quem paga o preço pela sua roupa?” Com esse slogan, o documentário procura retratar como funciona a produção de roupas para o mundo da moda, mostrando a exploração que acontece em países pobres na hora da confecção. Além disso, o documentário ainda retrata a questão do consumismo desenfreado e roupas quase descartáveis sendo feitas sob exploração de pessoas humildes.

Compartilhar

O Mundo Sem Ninguém

2008

Esse documentário retrata o que aconteceria ao mundo caso a raça humana fosse extinta, ou seja, as mudanças que nosso planeta sofreria. O modo como a fauna e a flora tomariam conta de tudo, apagando os rastros da civilização ao longo dos anos. Nele, é possível refletir sobre como temos tratado nosso planeta.

Compartilhar

Food Matters

2008

Nesse documentário, é retratado o poder de uma alimentação natural e saudável na vida das pessoas, mostrando como muitas doenças poderiam ser evitadas e tratadas a partir de uma boa alimentação. Em confronto direto com a medicina, eles retratam também que seria muito mais fácil de curar um câncer a partir de uma nova dieta do que com medicamentos, confrontando também as indústrias químicas e farmacêuticas. Um documentário crítico que deseja mostrar a ideia de que as pessoas precisam de uma boa alimentação e não de medicamentos.

Compartilhar

comentários

anterior

Eu vou te proteger

Sempre estarei ao seu lado, cuidando de você

próxima

João Carlos Martins

O maestro que emociona e toca corações