Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Vintage

Você conhece a moda Vintage? Não? Então agora você vai entender tudo! Viva os anos 30, 40, 50, 60, 70! Viva a nostalgia!

continue lendo
Compartilhar

O que é vintage?

Vintage refere-se a algo antigo, clássico e de excelente qualidade. A palavra é de origem francesa e refere-se a um ano de boa colheita de uvas, produzindo bons vinhos. Passou a dar nome a boas coisas antigas porque os vinhos de colheitas vintage têm grande capacidade de envelhecimento e, tratando-se de vinhos, quanto mais envelhecidos, mais saborosos e valiosos.

O que é considerado vintage?

Tudo que for antigo e clássico, como peãs de jeans ou peças copiadas de décadas anteriores, como o vestido de bolinhas, por exemplo. Carros, como o clássico Calhambeque, são considerados vintage, bem como chapéus, cartolas, divãs de couro e tudo o mais que remete às décadas antigas.

Definição de vintage

O blog Cajon DeSastre deu uma boa definição do que pode ser considerado vintage e do que é só velho mesmo. A opinião vem sendo bastante difundida e aceita no meio da moda. Veja: “Para uma peça ser vintage os requisitos são os seguintes: ter pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista, não haver sofrido nenhuma transformação, representar um instante de moda e estar em perfeito estado.”

Automóveis

Alguns colecionadores de carros prezam por automóveis vintage. Carros como o Calhambeque, o Cadilac, conversíveis de todos os tipos e aqueles que eram moda entre a alta sociedade da época em que foram fabricados são peças valiosas e caríssimas no mercado de hoje, somente por sua idade e valor histórico. Há quem considere até o Fusca e a Kombi como carros vintage.

Gramofone

Um objeto comum à sua época, mas que tem se tornado cada vez mais requisitado no mercado de relíquias e artigos vintage, é o gramofone. Usado para tocar discos de vinil desde 1890, o gramofone é hoje uma peça de decoração linda para aqueles que preferem o estilo vintage.

Estilo de Vida

O estilo de vida e de mobília, vestuário, calçado, automóveis e peças decorativas vintage recupera os estilos da década de 20 à década de 60.

Roupas

Muitos estilistas consideram que peças de tecido desgastadas propositalmente também sejam consideradas vintage, por terem uma aparência de usado, de outra época, antiga.

 

Idade

Para atingir o status de vintage, é comum que o objeto precise ter, pelo menos, 20 anos de idade. Muitas pessoas não pensam assim e consideram que objetos da década de 70 à década de 90 sejam “retrô” e não vintage. Outros classificam os produtos da década de 70 à década de 90 como “novo vintage” e os mais antigos como “verdadeiro vintage”.

Retrô x Vintage

Existe muita discordância quanto ao conceito de retrô. Enquanto alguns acreditam que retrô sejam produtos dos anos 70 aos anos 90, outros acreditam que retrô sejam estilos que não estão mais na moda na atualidade.

Fotografia

As máquinas fotográficas também são peças vintage e estimadas por amantes de fotografia e colecionadores de relíquias e peças raras. Adeptos do estilo vintage também devem ter uma máquina dessas em suas estantes e, convenhamos, elas dão um toque incrível em qualquer ambiente.

Máquinas de Escrever

O amante vintage que se preze, não pode deixar de ter em sua estante ou em seu quarto uma das primeiras coisas que vêm em nossa cabeça quando pensamos em objetos antigos: uma máquina de escrever! As máquinas de escrever perderam sua utilidade com a chegada dos computadores, mas há ainda quem adore digitar um texto nela ou adornar um cômodo de sua casa com um exemplar dessa bela antiguidade.

fechar