Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Você é homofóbico?

Muitas pessoas, às vezes mesmo sem perceber, acabam tendo atitudes homofóbicas por conta dos padrões que seguimos socialmente. Mas que tal parar e pensar um pouquinho sobre isso? Confira cada uma dessas 10 situações e descubra de acordo com suas respostas se você está sendo homofóbico ou não!

1 - Incômodo

Você se incomoda quando um casal composto por dois homens ou duas mulheres fazem demonstração pública de afeto, mas não se incomoda com a mesma atitude de casais compostos por um homem e uma mulher?

a) Sim - Isso é um sinal de homofobia! Afinal, mesmo que internamente, você considera que apenas uma dessas relações amorosas é “normal”, o que não é verdade.

b) Não - Que bom! Significa que você não se incomoda que pessoas se amem e sejam felizes ao seu redor.

2 - Agressões

Você já agrediu ou pensou em agredir (verbalmente ou fisicamente) alguém só por conta da sua orientação sexual, achando que essa atitude mudaria o comportamento da pessoa?

a) Sim - Claramente, você está sendo homofóbico! Atitudes agressivas só mostram o quanto você não entende que por trás do seu preconceito, existem seres humanos iguais a você, que não pensam e nem agem da mesma forma. E não tem problema nenhum em ser diferente.

b) Não - É isso mesmo! Agressões não vão mudar os fatos, apenas oprimir e magoar outra pessoa. Continue com esse pensamento.

Clique aqui para ler frases contra a homofobia

3 - Casamento

Você acha errado que membros da comunidade LGBT+ possam se casar legalmente?

a) Sim - Mais um sinal de homofobia. Gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e tantos outros indivíduos têm o mesmo direito à união quanto você. Afinal, o amor é o mesmo!

b) Não - Você sabe que gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e tantos outros indivíduos têm o mesmo direito que pessoas héteros. Afinal, o amor é o mesmo!

4 - Amigos

Um amigo seu faz um desabafo contigo, te contando que é gay. Você dá suporte e procura entender que ele merece o mesmo respeito de antes?

a) Sim - Seu amigo confiou em você para contar algo íntimo e doloroso. É importante que você fique ao lado dele.

b) Não - Sua atitude magoa seu amigo, que confiou um segredo íntimo e doloroso a você. Sem dar o suporte necessário e por abrir mão de uma amizade só por conta da orientação sexual, você se mostra homofóbico.

5 - “Desperdício”

Uma amiga te mostra a foto de um rapaz bonito e ao descobrir que ele é gay, você logo fala “que desperdício!”.

a) Sim - Um erro! É importante se atentar não só às suas atitudes, mas também sua linguagem. Uma pessoa não passa a ser “desperdício” só porque ela não divide a mesma orientação sexual que a sua. Seu valor não diminui.

b) Não - Você entende que a pessoa não compartilhar da mesma orientação sexual que a sua, não faz dele um desperdício. Pelo contrário, sua beleza segue a mesma.

6 - Então prova!

Ao tentar paquerar duas garotas na balada, você descobre que elas são namoradas. Sua primeira atitude é duvidar disso e pedir que as duas deem um beijo para provar o romance?

a) Sim - Essa atitude é completamente homofóbica! Um casal lésbico não precisa provar para você que estão juntas. É importante que você respeite esse relacionamento e procure paquerar outras pessoas.

b) Não - Você entende que elas são um casal e não precisa de provas para acreditar nisso.

Leia também: 10 frases machistas que os homens deveriam parar de usar

7 - Omissão

Você está diante de uma situação homofóbica e decide ficar quieto, pois não quer arrumar briga?

a) Sim - A sua omissão também é homofobia. Ajude quem precisa e não se cale diante desse tipo de injustiça.

b) Não - Você não fica omisso e ajuda quem precisa! Sua voz também auxilia a contribuir para a luta LGBT+.

8 - “Viado”

Quando dois amigos homens demonstram afeto um pelo outro, você já sai chamando os dois de “viadinhos”?

a) Sim - Isso também é uma atitude homofóbica. Para você, pode até ter tom de humor, mas não é. Demonstrar amor e carinho não afeta a masculinidade e nem muda a orientação sexual de ninguém.

b) Não - Você entende que demonstrar afeto e carinho não afeta a orientação sexual e muito menos a masculinidade de ninguém.

Clique aqui para ler frases de amizade entre homens

9 - Coisa de gay

Quando alguém decide fazer alguma atividade normalmente ligada ao universo feminino, você já sai falando que isso é “coisa de gay”?

a) Sim - Esse tipo de termo é pejorativo e faz parecer que tudo do universo LGBT+ tem menos valor.

b) Não - É importante não divulgar e nem normalizar termos assim! Você está fazendo a sua parte.

10 - Má influência

Alguma vez você já deixou de assistir algum programa que aborde temas LGBT+ com “medo” de que seus filhos fossem influenciados?

a) Sim - É importante que as crianças conheçam desde pequenas os diversos tipos de gêneros e orientações sexuais. Existem programas explicativos e pensados para várias faixas etárias. Se seu filho não está na faixa etária correspondente, ele não deve assistir por conta disso e não pelo o que é retratado. Afinal, o universo LGBT+ é uma realidade e não uma “fase”.

b) Não - Você entende que é importante ensinar sobre sexualidade e gênero para os seus filhos, sem preconceitos, mas com cuidados e ensinamentos pensados especialmente para a idade deles.