Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Conheça a história dos Jogos Pan-Americanos

Os Jogos Pan-Americanos são celebrados e disputados entre as três Américas: Norte, Central e Sul, e tornou-se um evento esportivo de grande importância no mundo inteiro. Com intervalos de quatro anos, a cerimônia alterna entre países de cada região, e é sempre uma honra para o escolhido receber os atletas e seus torcedores. Com diversas modalidades, os Jogos Pan-Americanos tem cada vez mais revelado atletas e despertando interesse em mais e mais pessoas. Leia mais sobre este evento tão importante, e entenda por que devemos torcer e nos emocionar a cada vitória e superação dos atletas! Viva os Jogos Pan-Americanos!

O que são os Jogos Pan-Americanos?

Unindo atletas de todas as partes da América, do Norte, Central e do Sul, os Jogos Pan-Americanos são uma competição esportiva que acontece com a periodicidade de quatro em quatro anos, seguindo um rodízio pelas três regiões do continente.

Organização Desportiva Pan-America (ODEPA)

Você sabia que existe uma instituição organizadora exclusiva para os Jogos Pan-Americanos? Desde 1955, a Organização Desportiva Pan-America (ODEPA) foi criada para ser responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos. A ODEPA, que conta com 42 países membros atualmente, possui uma sede na Cidade do México.

Tocha

Assim como nas Olimpíadas, a tocha da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos também foi acesa em Olímpia, na Grécia. Nas edições seguintes, ela passou a ser acesa pelo povo asteca nos antigos templos. Em 1963, a tradição teve uma exceção para que os índios carajás acendessem em Brasília para a realização dos jogos no Brasil.

Mascote

Uma tradição que é esperada com ansiedade em todas as edições dos Jogos Pan-Americanos é o mascote, símbolo que normalmente é representado por um personagem humano, objeto ou animal. Mas você sabia que ele nem sempre foi valorizado? Só na edição de 1979, em San Juan, Porto Rico, que a figura passou a cair no gosto da torcida.

Quantas edições dos Jogos Pan-Americanos já foram realizadas?

Realizado de quatro em quatro anos, os Jogos Pan-Americanos já aconteceram 18 vezes. A última edição foi realizada em 2015, na cidade de Toronto, no Canadá. Entre 26 de julho e 11 de agosto, o Pan de 2019 aterrissa na cidade de Lima, no Peru. Em 2023, será a vez de Santiago, no Chile, servir de palco para a competição.