Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Entenda porque todo mundo fala do Champions League

Este campeonato pode até acontecer exclusivamente na Europa, mas o mundo todo acompanha o Champions League. Fique por dentro de todo o histórico do evento, de todas as marcas e entenda porque esta é uma das maiores competições de futebol anuais do mundo inteiro!

A criação

A Champions League, a competição europeia de futebol conhecida no mundo inteiro, foi lançada em 1955. Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, contudo, o campeonato não surgiu de uma iniciativa da UEFA (Union of European Football Associations), e sim de Gabriel Hanot, o diretor do diário desportivo francês L’Équipe da época. Sua ideia, concebida no ano anterior, foi recebida com muita animação e foi desenvolvida, de fato, em conjunto com Jacques Ferran.

Os participantes

A Champions League funcionava de maneira diferente das competições conhecidas na época. Isso porque ela não obrigava que os participantes fossem campeões nacionais. A seleção funcionava por convites aos clubes que apresentavam maior interesse. Na primeira edição, das 16 equipes, apenas sete eram campeãs. O restante foi convidado e, curiosamente, nenhum representante inglês participou da primeira edição.

Aprenda algumas das curiosidades do campeonato brasileiro de futebol

Evento esportivo

Quando falamos de campeonatos de futebol, temos três que sempre vêm à nossa mente: a Copa do Mundo, as Olimpíadas e, é claro, a Champions League. Isso pode ser percebido, por exemplo, pela audiência que esses eventos atraem. Em 2013, por exemplo, a final da Champions League contou com 360 milhões de telespectadores.

Mudanças

Antes de ser conhecido mundialmente por Champions League, esse campeonato já foi chamado de Taças dos Campeões Europeus. Em 1992, além da mudança do nome, o formato também foi alterado: a partir daquela edição, a competição começou com três eliminatórias com grupos diferentes. Isso permitiu o crescimento da competição.

Patrocínios

As mudanças realizadas em 1992 também afetaram o patrocínio que o evento recebe. Isso porque, agora, apenas oito empresas podem patrocinar uma temporada da Champions League. Dessa forma, todas têm a mesma visibilidade ao longo do campeonato, com quatro placas ao redor do gramado, logotipo em painéis de entrevista e número específico de ingressos por partida. Não só isso: os patrocinadores têm prioridade nas propagandas de televisão.

8 mil gols!

Em 2018, um acontecimento histórico para a Champions League ocorreu em uma partida entre Tottenham e Barcelona: o 8.000º gol de todo o campeonato foi feito. Mesmo sendo derrotado, o jogador argentino Erik Lamela, que atua no time inglês, marcou o gol que será sempre lembrado pelos fãs do torneio.

Descubra a história do futebol

Hino

Uma das características mais conhecidas da Champions League é o seu hino. Sempre que ele começa a tocar, as pessoas sabem o que vai acontecer: outro jogo memorável! Composto por Tony Britten, executado pela Orquestra Filarmônica Real e cantado pela Academia Saint Martin in the Fields, a sua letra mistura os três idiomas oficiais da UEFA: inglês, francês e alemão.

Invictos

Somente dez times conquistaram o troféu da Champions League de forma invicta, ou seja, sem perder nenhum jogo durante todo o campeonato. Destes clubes, apenas a metade já conseguiu fazer isso mais de uma vez, sendo eles: FC Porto, Benfica, Liverpool, Manchester United e Ajax.

Vencedores

Desde a sua criação, 22 clubes diferentes já venceram a Champions League. Desse número, 12 times já conquistaram o troféu mais de uma vez e o Real Madrid é o maior vencedor do torneio, sendo que já foi campeão 13 vezes.

Sedes

A Champions League é um evento que acontece em diversos países da Europa, ou seja, não possui uma única sede. Todavia, há uma importância muito grande em ser o país escolhido para acolher a final. Em 2018, a decisão foi realizada no Estádio Olímpico de Kiev, em Kiev, capital da Ucrânia. Em 2019, o local escolhido foi o Estádio Wanda Metropolitano, em Madrid.

Clarence Seedorf

Conhecido simplesmente por Seedorf, o jogador, que agora atua como técnico, foi o único que chegou a conquistar a taça da Champions League por três times diferentes, sendo eles: Ajax, em 1995, Real Madrid, em 1998, e Milan, em 2003 e 2007. Por isso, ele é comumente chamado de “Levantador de Taças”.

Empates

Até hoje, a final da Champions League já registrou empate 16 vezes. Isso quer dizer que as disputas foram definidas durante a prorrogação. Não só isso: a competição já chegou a ir aos pênaltis 10 vezes.

Brasileiro na Champions

Você sabia que o Kaká é o brasileiro que mais fez gols na Champions League? Ele fez cinco pelo Real Madrid e 25 pelo Milan, time em que se consagrou como campeão em 2007. Atrás dele está Rivaldo, que marcou 27 gols no campeonato europeu!

10 segundos

Quantas coisas você consegue fazer em 10 segundos? Provavelmente a lista é pequena, não é mesmo? Porém, para o holandês Roy Makaay, jogador do Bayern de Munique, não é bem assim. Afinal, ele só precisou desse tempo para marcar um gol contra o Real Madrid em 2007. Até hoje, esse é o gol mais rápido em toda a história do campeonato.

Conheça as curiosidades da Copa do Mundo

O primeiro campeão

Real Madrid foi o primeiro grande vencedor da Champions League. Durante toda a edição do campeonato, ele ganhou com facilidade de seus adversários. Contudo, a final, disputada no Parque dos Príncipes, foi um pouco mais difícil e exigiu mais dos jogadores que atuaram contra os gauleses Hibernian FC. Eles iniciaram a partida ganhando, mas com os talentosos Di Stéfano, Paco Gento e Héctor Rial, o time conseguiu reverter o placar.