Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Atletas referências dos Jogos Pan-Americanos

O Brasil conquista dezenas de títulos em vários esportes e por onde quer que passe, e isso não poderia ser diferente nos jogos Pan-Americanos. Desde a criação das competições, em 1951, nosso país teve atletas presentes no pódio. E nessa primeira edição, conquistaram medalhas de ouro em solo argentino, mais precisamente em Buenos Aires.

continue lendo
Compartilhar

Jogos Pan-Americanos de 1955

Nos jogos de 1955 (na Cidade do México – México), ficando na 7ª posição no ranking final, o Brasil teve seu pior desempenho pan-americanos. O país levou para casa duas medalhas de ouro, três de prata e treze de bronze. Adhemar Ferreira da Silva, do salto triplo, e Luiz Ignácio, do boxe, foram os responsáveis pelas conquistas das duas medalhas de ouro.

Jogos Pan-Americanos de 1959

Nos Jogos Pan-Americanos de 1959, realizados em Chicago (EUA), o Brasil levou para casa 22 medalhas, tendo o ciclista Agnésio Argeton conquistado o primeiro ouro da modalidade em jogos pan-americanos.

Jogos Pan-Americanos de 1963

Jogando em casa, o Brasil terminou os Jogos Pan-Americanos de 1963 (em São Paulo) na 2ª posição do ranking geral. Das 52 medalhas conquistadas, uma das mais aclamadas foi a de ouro conquistada pela tenista Maria Esther Bueno.

Jogos Pan-Americanos de 1971

Nos Jogos Pan-Americanos de 1971, em Cáli (Colômbia), a participação brasileira rendeu seis medalhas de ouro nas águas, sendo três no remo e outras três na vela. As seleções de basquete masculina e feminina levaram o ouro para casa. Maria Helena Cardoso e Hélio Rubens foram dois dos medalhistas da modalidade.

Jogos Pan-Americanos de 1975

O Brasil conquistou 44 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de 1975, realizado na Cidade do México (México). No atletismo, o brasileiro João do Pulo, que se tornou um ícone atemporal da modalidade, foi um dos medalhistas.

 

Jogos Pan-Americanos de 1979

Em 1979, o Brasil participou dos Jogos Pan-Americanos em San Juan (Porto Rico) e levou 39 medalhas para casa. Um dos principais destaques brasileiros da competição foi o nadador brasileiro Djan Madruga, que conquistou seis medalhas – três de prata e três de bronze.

Jogos Pan-Americanos de 1983

Na 9ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Caracas (Venezuela), o Brasil arrematou 57 medalhas. A piscina e o tatame foram palcos de grandes conquistas de atletas brasileiros. O judô brasileiro garantiu 10 medalhas para o Brasil. Já na natação, Ricardo Prado voltou para casa com dois ouros e duas pratas na mala.

Jogos Pan-Americanos de 1987

Com 61 medalhas, os atletas brasileiros deram show na 10º edição dos Jogos Pan-Americanos, sediados na cidade de Indianápolis (EUA). O judoca Aurélio Miguel, que competiu na categoria meio-pesado, conseguiu a tão sonhada medalha de ouro.

Jogos Pan-Americanos de 1991

Em 1991, a 11ª edição dos Jogos Pan-Americanos foi realizada na cidade de Havana (Cuba). O Brasil melhorou seu desempenho em relação ao ano anterior e levou 79 medalhas para casa. O velocista Robson Caetano venceu a prova dos 100 metros rasos e conquistou o primeiro ouro brasileiro na disputa mais rápida do atletismo. Além dessa prova, ele também levou a disputa dos 200 m.

Jogos Pan-Americanos de 1995

Nos Jogos Pan-Americanos de 1995, em Mar del Plata (Argentina), o Brasil ficou na 6ª posição do ranking final. O mesa-tenista Cláudio Kano bateu o recorde ao participar de quatro edições consecutivas, além de ganhar a medalha de ouro na modalidade. Infelizmente, um ano depois da competição o atleta veio a falecer em um acidente de trânsito.

Qual esporte mais combina com cada signo?

Jogos Pan-Americanos de 1999

Os Jogos Pan-Americanos de 1999 ocorreram novamente na cidade de Winnipeg, no Canadá. O Brasil conquistou 101 medalhas e terminou a competição em 4ª lugar. As piscinas deram sorte para o bom resultado geral, já que Fernando Scherer, o Xuxa, tornou-se o primeiro brasileiro a ganhar quatro medalhas de ouro em uma única edição do Pan.

Jogos Pan-Americanos de 2003

Assim como em 1999, nos Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo (República Dominicana), o Brasil também terminou a disputa em 4ª lugar, mas com um número de medalhas maior – 123, no total. No atletismo, o destaque foi o atleta Hudson Souza, que ganhou duas medalhas de ouro nas provas de 5.000 e 10.000 metros.

Jogos Pan-Americanos de 2007

O Rio de Janeiro foi a cidade anfitriã dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Hugo Hoyama, que conquistou o ouro, foi reconhecido por ser o maior vencedor brasileiro em pan-americanos até aquela edição. Em uma disputa emocionante contra o time dos EUA, as jogadoras da seleção feminina de futebol, lideradas por Marta e Formiga, também subiram no lugar mais alto do pódio.

Jogos Pan-Americanos de 2011

Nos Jogos Pan-Americanos de 2011, o Brasil atingiu a marca de 16 participações na competição e ainda levou 141 medalhas. No caratê, a atleta Lucélia Ribeiro passou por lutas difíceis, mas garantiu a medalha de ouro. Já no levantamento de peso, o lugar mais alto do pódio foi ocupado pelo também brasileiro Fernando Reis.

Jogos Pan-Americanos de 2015

Os Jogos Pan-Americanos de 2015 foram realizados na cidade de Toronto, além de outras dezessete cidades da região metropolitana do Golden Horseshoe, na província de Ontário (Canadá). O Brasil teve um bom desempenho e terminou a competição em 3º lugar. O basquete masculino, que contou com Ricardo Fischer e Vitor Benite no time, consagrou-se na elite da modalidade ao levar a medalha de ouro. Ana Sátila (canoagem), Arthur Zanetti (ginástica) e Erika Miranda (judô) foram os outros medalhistas.

fechar