Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Curiosidades da Fórmula 1

Você sabia que os carros de fórmula 1 podem atingir mais de 300 km/h? E que Ayrton Senna foi o último campeão brasileiro de um campeonato? Este esporte cheio de velocidade, adrenalina e perigo reúne diversos fatos inusitados e surpreendentes. Descubra!

continue lendo
Compartilhar

Peso do carro

Você sabia que um carro de Formula 1 deve ter o peso mínimo de 605 kg com o tanque vazio e o piloto dentro. O motor V8 de um Formula 1 pesa 95 Kg e é um dos mais leves do mundo.

Coincidências

Na história da Fórmula 1, as únicas duas corridas interrompidas por invasores na pista foram vencidas pelo piloto brasileiro Rubens Barrichello, no GP da Alemanha em 2000 e no GP da Inglaterra em 2003.

Gasolina e poluição

Uma equipe de Fórmula 1 gasta em média 200 mil litros de gasolina por temporada, contando os testes e os fins de semana de corrida. É quantidade suficiente para pessoas comuns usarem por anos e anos.

Suor e cansaço

Corridas como as da Malásia, de Bahrein e Interlagos podem levar o piloto a perder mais de 3 quilos, que são repostos com água, isotônico e carboidratos. Se você está querendo perder uns quilinhos, que tal se arriscar nesta aventura de velocidade?

Nelson Piquet

O piloto brasileiro Nelson Piquet venceu três mundiais durante a carreira, porém, nenhum em um domingo. Ambas as corridas, de Las Vegas em 1981 e de Kyalami em 1983, aconteceram em sábados, já no tricampeonato em 1987 o piloto venceu matematicamente quando Nigel Mansell sofreu um acidente durante os treinos que aconteciam em uma sexta-feira.

Alergia

O canadense Jacques Villenueve é alérgico ao material do qual os macacões de Fórmula 1 são feitos, o nomex, por isso precisa usar um número maior, evitando o contato do material com a pele.

Michael Schumacher

Michael Schumacher foi o piloto que venceu mais Grand Prix na Formula 1. Ele venceu 91 Grand Prix durante 15 temporadas consecutivas (de 1992 à 2006).

Lewis Hamilton

Em 2014 Lewis Hamilton foi o primeiro campeão pela Mercedes, desde Juan Manuel Fangio, em 1955, e o primeiro britânico múltiplo campeão, desde Jack Stewart, em 1971.

Pneus

Aproximadamente 60 mil pneus são utilizados em uma temporada de Formula 1. É muita borracha para só um uso!

 

Velocidade

Você sabia que 2,6 segundos é o tempo que um Formula 1 leva para fazer de 0 a 100 km/h. Isso é muito rápido!

Competição acirrada

Em 2007, Lewis Hamilton protagonizou umas das rivalidades mais acirradas da história da F1 entre colegas de equipe. Relembrando os tempos de Ayrton Senna e Alain Prost, Fernando Alonso e ele perderam rapidamente a harmonia demonstrada nos primeiros pódios após as primeiras vitórias do britânico na categoria.

Pioneirismo

Lewis Hamilton entrou para a história como o mais jovem piloto a ser campeão da categoria em 2008, além de ser o primeiro negro campeão da Fórmula 1.

Vencedor

Senna ainda é o maior vencedor do GP de Mônaco, com seis vitórias! Sendo cinco consecutivas, entre os anos de 1989-1993.

Rapidez

O alemão Michael Schumacher, foi o piloto que fez a volta mais rápida no GP de Mônaco, com 1m 14.439s estabelecido em 2004, com uma Ferrari.

Rubens Barrichello

Rubens Barrichello detém o posto de maior número de corridas disputadas, tendo ao todo 326 corridas e participado de 19 temporadas de Fórmula 1. O piloto já esteve 68 pódios e concluiu 209 provas.

Modelos de carros

Um dos maiores pilotos brasileiros, Senna pilotou 13 modelos ao longo de sua carreira na Fórmula 1: Toleman TG183B, Toleman TG184, Lotus 97T, Lotus 98T, Lotus 99T, McLaren MP4/4, McLaren MP4/5, McLaren MP4/5B, McLaren MP4/6, McLaren MP4/6B, McLaren MP4/7A, McLaren MP4/8, Williams FW16. Todos os modelos são hoje lendários e relíquias para colecionadores.

Grandiosidade

Alguns número de Ayrton Senna:

Liderou 2.931 voltas;
Completou 8.219 voltas;
Totalizou 37.933 km;
Abandonou 61 GPs;
Subiu 80 vezes no pódio.

Ayrton Senna

O último campeão brasileiro da Formula 1 foi Ayrton Senna, em 1991. Com esse campeonato, o piloto se sagrou tricampeão da Formula 1. Este grande corredor deixou saudade para todos os brasileiros que o viram em altas velocidades e superação.

Distância

O Grande Prêmio mais longo da história da Fórmula 1 aconteceu em 1951, na França. A corrida teve 77 voltas, com aproximadamente 601 quilômetros percorridos. É maior que a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro!

Homenagem

Nelson Piquet, quando largou no Grande Prêmio do Brasil em 1988, foi homenageado e tornou-se o primeiro piloto de Fórmula 1 a ter o nome em um autódromo, o Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.

Número de corridas

Na temporada de 2014, Jenson Button completou 250 GPs e passou a 3º na lista dos pilotos que mais correram na história da fórmula 1, que tem Rubens Barrichello, com 322, e Michael Schumacher, 306.

Hegemonia

A temporada de 2014 foi a primeira, desde 1980, em que a Ferrari e McLaren não ganharam um GP!

Corredor mais lento

Você sabe qual foi o piloto mais lento da história da fórmula 1? Não pense que foi o brasileiro Rubens Barrichello, na verdade, este posto é de um inglês chamado Victor Al Pease. Ele estreou no GP do Canadá, em 1967. Em sua primeira corrida, Al Pease conseguiu a façanha de concluir a prova com nada menos que 45 voltas atrás do vencedor da disputa, Jack Brabham. Ele também foi o único até hoje a ser desclassificado da F1 por lentidão e foi também o detentor do pior record do esporte, atingindo a velocidade máxima de 69 quilômetros por hora em uma prova.

Vitórias

A Ferrari é a equipe com o maior total de vitórias, até 2014 a escudeira levou 221 corridas, seguida pela Mc Laren, com 182 vitórias e pela Williams, com 114.

Corrida de Mônaco

A primeira corrida no principado de Mônaco ocorreu em 1929. Em 1950 o circuito sediou a segunda rodada de inauguração do Formula One World Championship. A corrida foi vencida pelo argentino Juan Manuel Fangio, em um Alfa Romeo. No entanto, o principado passou quatro anos sem receber uma corrida de Fórmula 1, que só retornou ao calendário da competição em 1955, e não saiu mais desde então.

Diferença de tempo

O GP da Itália de 1971 foi a prova da Fórmula 1 com a menor diferença entre o vencedor e o segundo colocado. Naquele GP Peter Gethin (BRM) chegou míseros 0,01s à frente de Ronnie Peterson (March).

Perdedor

O piloto Andrea De Cesaris disputou 214 corridas, sem nunca ter vencido uma só competição!

Maior vencedor de corridas

Michael Schumacher detém o posto de maior vencedor de corridas, com 308 vitórias entre 1991 e 2006, sua primeira passagem pela esporte e 2010 e 2012, quando voltou a competir. Em 2013 o piloto se acidentou enquanto esquiava , batendo a cabeça em uma pedra. Ele continua debilitado e segue em recuperação.

fechar