Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Desenhos infantis educativos

Desenhos infantis são perfeitos para entreter e para educar as crianças mais espertas. A seguir, você vai encontrar um resumo de cada animação divertida para descobrir a que se encaixa melhor com as crianças. Prepare um lugar no sofá e pegue a pipoca!

Animação e conhecimento

Em tempos de YouTube e muitos conteúdos por vezes desnecessários, não sabemos que opções oferecer aos pequenos para mantê-los entretidos com responsabilidade e a certeza de que eles estão assistindo a algo de qualidade e que vá contribuir com o aprendizado. Selecionamos alguns dos melhores desenhos infantis educativos para você apresentar ao seu filho. Divirta-se.

Para entreter os pequenos no Dia das Crianças, confira essa lista de filmes infantis

“Mundo Bita”

Abrimos a lista com uma produção nacional, mais precisamente de Pernambuco. A animação é recheada de canções alegres e cheias de mensagens positivas, como o respeito às diferenças. E olha que tudo começou de forma bem despretensiosa. O criador da série, Chaps de Melo, desenhou o senhor gordinho de bigodes alaranjados para servir como decoração do quarto da filha. E o resultado é este: um sucesso que conquistou não só crianças como seus pais. Além de ganhar Disco de Ouro e Disco de Platina e ser indicado ao Grammy Latino. Agora, cá pra nós... que mãe ou pai nunca se pegou cantando “Lá na fazendinha é manhã, deixa de manha e vem pra cá...”?

“Doki”

A série tem como protagonista o cãozinho Doki, mascote do canal Discovery Kids. Ele e seus amiguinhos estão sempre em busca de soluções para suas dúvidas e falam sobre diversos temas: artes, astronomia, geografia e conhecimentos gerais. Sem falar que também ensinam lições do dia a dia, como escovar os dentes, cuidar da higiene, respeitar os pais e compartilhar as coisas com os amigos. Ótima pedida para entreter os pequenos de forma leve e responsável.

“O Show da Luna!”

Outra produção nacional, que é um verdadeiro clássico dos desenhos educativos. A curiosa e apaixonada por ciência Luna, junto de seu irmão (Júpiter) e do furão (Cláudio), embarca em aventuras fantásticas. Para saber como tudo funciona, eles passam a fazer parte do universo de cada objeto estudado (por exemplo: para entender sobre as formigas, os três se transformam em insetos). Além de incentivar as crianças a perguntarem sobre como as coisas funcionam (a famosa frase “Eu quero saber...”), o desenho usa a imaginação como meio para as descobertas. Proporciona a aquisição do conhecimento de forma lúdica. Aqui o conhecimento não tem limites. Afinal de contas, “tudo que é pergunta a Luna faz”.

“Doutora Brinquedos”

Produzida por uma empresa irlandesa em conjunto com a Disney, a animação já se destaca por ser protagonizada por uma menina negra, cuja mãe é uma importante médica local. Além de ser uma referência para outras crianças negras, o desenho também aborda o valor da amizade, cuidados com a saúde, higiene e o cuidado consigo mesmo. Por um lado, ressalta a importância de cuidar daquilo que não está bem, de uma forma leve, ajudando as crianças a perderem o medo de ir ao médico. E por outro lado também pode ajudar a entender que nem tudo que está quebrado precisa ser descartado (por que não olhar por esse lado também?). E, como todo bom desenho, a imaginação é a tônica.

“Miles do Amanhã”

Pode não ser um desenho muito conhecido ou comentado, mas ele tem uma missão louvável. Produzida em uma parceria entre Nasa, Disney e Google, a animação tem o objetivo de despertar nas crianças o interesse pela ciência. Mas mais do que isso: incentivar principalmente as meninas a se tornarem cientistas. Phoebe, matriarca da família Miles e capitã da nave na qual eles viajam pelo espaço para construir um sistema de trânsito intergaláctico, foi inspirada em uma pessoa real: Yvonne Cagle, médica, astronauta da Nasa e professora de medicina, além de consultora para a animação. Aproveite para conhecer esse desenho incrível!

Relembre as canções mais marcantes dos desenhos animados

“Dora, a Aventureira”

Produzido pela Nickelodeon, o desenho tem o atrativo da interação. A personagem principal está sempre conversando com o telespectador, estimulando a comunicação. Dora é uma menina exploradora que embarca em aventuras ao lado de seu melhor amigo, o macaco Botas, e sua mochila mágica. É um desenho que, além de ensinar sobre cores e nomes de objetos, também tem conteúdo bilíngue. Na versão brasileira, Dora ensina algumas expressões em inglês, que fazem parte dos desafios ao longo do desenho. Na versão original, os idiomas são o inglês e o espanhol. Para incentivar o aprendizado do novo idioma, o desenho apresenta pausas para que a criança possa repetir as expressões. Por ser um desenho bem explicativo e rico em apoios visuais, ele é muito recomendado para crianças autistas.

“Sid, o Cientista”

Outro desenho que estimula as crianças a aprenderem sobre ciências. Feito pelos mesmos criadores de “Vila Sésamo” e “Os Muppets”, mostra a aventura de Sid, um menino que está sempre em busca dos porquês de tudo. A animação explica fenômenos de forma simples e lúdica, aproximando a ciência das crianças, mostrando que ela está presente em absolutamente tudo que fazemos. É um ótimo fomento ao pensamento científico, desperta a curiosidade e ainda mostra experiências que podem ser feitas em casa, junto com os pais. Vale a pena procurar o desenho para assistir, e começar já a estimular as habilidades intelectuais dos pequenos.

“Charlie e Lola”

Este é um desenho de aprendizados, mas de uma forma bem carinhosa e divertida. Lola é uma menina muito criativa e cheia de energia. Charlie é seu irmão mais velho. Muito carinhoso, paciente e doce com a irmã, ele ensina a ela como lidar com situações do dia a dia, como ciúme e inveja. E ainda usa a imaginação para explicar as coisas para ela. O desenho também é bem interessante no seu aspecto visual: um estilo de colagem com recortes de papéis, texturas e fotomontagem.

“Daniel Tigre”

Neste desenho, o personagem principal é um tigrinho chamado Daniel. Nos episódios, são tratados temas socioemocionais (como lidar com medo, raiva, ciúme, gratidão) e atividades como se vestir, escovar os dentes, horários (comer, dormir, ir para a escola), sempre com alguma música para reforçar o aprendizado. Um estudo publicado no “Journal of Children and Media” mostrou que crianças em idade pré-escolar que assistiram ao desenho manifestaram níveis mais elevados de autoconfiança e empatia, desenvolvendo melhor as habilidades socioemocionais.

Encante-se com as melhores frases dos desenhos da Disney