De acordo com o cristianismo, Deus escolheu Maria para ser a mãe de Jesus. Ela era casada com José, um homem muito bondoso e dedicado. José é um exemplo de respeito a Deus e o melhor pai adotivo que Jesus poderia ter. No Dia de São José, valorize a vida simples que ele levou e o quanto ele se esforçou para seguir os ensinamentos de Deus e de seu enteado. Aproveite que o céu está em festa e peça para São José toda a proteção que ele puder fornecer. Assim, sua família, seus amigos, seu amor e você serão capazes de sentir todo o amor e todo o carinho desse homem escolhido por Deus para criar seu filho!
Estudo mais profundo sobre São José
Conhecido como São José, José de Nazaré, José, o Carpinteiro ou São José Operário foi o marido da Virgem Maria, mãe de Jesus. São José possui imagens veneradas que já receberam algum tipo de coroação canônica por algum papa. Existem flores que o representam, como os lírios e os nardos, por sua castidade e pureza. Existe um campo teológico que estuda mais profundamente sobre ele, chamado Josefologia, que foi criado na década de 1950.
São José foi considerado carpinteiro a partir de uma afirmação de Mateus por causa de um termo grego que costuma receber diferentes tipos de interpretação: tektōn. Porém por mais que, tradicionalmente, a sua profissão seja conhecida dessa forma, tal título grego é muito genérico. Então pode ser atribuído a José o trabalho que envolve atividades do ramo da construção civil, podendo também ser considerado um canteiro, um operário que lidava com rochas brutas.
Origem do nome José
José é um nome que se originou do nome hebraico Yosef, que significa “Ele acrescentará”. Esse significado faz referência a Deus. Ou seja, José também é considerado o “acréscimo do Senhor”.
Quem foi São José
José de Nazaré, mais conhecido como José, foi descendente da casa real de Davi, carpinteiro, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Ele é venerado como santo pelas Igrejas Anglicana, Ortodoxa e Católica, que o celebra como padroeiro universal.
1. Você sabia que não há palavras de São José nas Sagradas Escrituras? Ele aparece somente como um humilde e silencioso servidor de Deus, que cumpre muito bem o seu papel.
2. Além de ser Padroeiro dos Trabalhadores e das Famílias, no Brasil São José é considerado o padroeiro do Estado do Ceará e da cidade de Macapá.
3. A solenidade de São José é no dia 19 de março, mas no dia 1º de maio é realizada a festa de São José Operário. A data é conhecida por comemorar o Dia Internacional do Trabalho.
Gratidão
São José, hoje vim aqui para agradecer. Agradecer por todas as bênçãos que o senhor me concedeu, pelas noites em que foi a minha maior força, por ser luz em meu caminho e por proteger cada passo que dou. Obrigado(a), São José, por cuidar de quem sou e por me ensinar, com sua humildade, que posso ir mais longe do que imagino. Sem suas graças, eu nada seria.
São José é considerado o “Tutor de Nosso Senhor” pela liturgia luterana, que escolheu o dia 19 de março para dedicar inteiramente a ele e à sua memória. Além disso, ele é considerado Padroeiro dos Trabalhadores e o Padroeiro das Famílias. O primeiro título veio por causa da profissão que tinha. Já o segundo devido à sua fidelidade e à sua dedicação como pai de Jesus.
Devoção
São Francisco de Assis e Santa Teresa d’Ávila foram os santos que ajudaram a divulgar a devoção a São José. Em 1870, o papa Pio IX declarou José oficialmente como o Patrono Universal da Igreja e mais tarde o papa Bento XV o declarou como Patrono da Justiça Social.
História da salvação
Quando ainda era noivo de Maria, José não aceitou em um primeiro momento a gravidez dela. Afinal, sabia que o filho não era dele e abandoná-la faria com que ela não fosse apedrejada. Porém, em uma certa noite, José teve um sonho no qual um anjo lhe disse que a gravidez de Maria foi uma ação do Espírito Santo. E o que isso significava? Que o menino que ia nascer era Filho de Deus. Só depois dessa revelação José aceitou Maria como sua esposa, dando todo o suporte necessário e honrando a missão que tinha em vida: ser fiel a Maria e cuidar do menino Jesus.
Considerado o santo que intercede a Deus por todas as nossas necessidades, São José tem privilégios únicos diante do Senhor. A Igreja afirma que quando os espíritos do mal escutam o nome de José, eles estremecem. Por intercessão dele, podemos ganhar ajuda nas dificuldades, alcançar saúde e as famílias podem chegar a bênçãos de uma vida digna.
Simplicidade
Judeu religioso e praticante, São José vivia do trabalho manual, como carpinteiro, e dedicava toda a sua vida a Jesus e Maria. O sustento da família vinha de seu esforço e dignidade. Logo após o nascimento de Jesus, José o consagrou no Templo e passou a levar tanto ele quanto Maria às peregrinações de Jerusalém. Foi em uma dessas peregrinações, durante a volta a Nazaré, que o menino Jesus conversou com os doutores da lei. Na época ele tinha 12 anos e afirmou que “Tinha que cuidar das coisas de seu Pai”.
“A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos também o Vosso patrocínio. Por este laço sagrado de caridade que Vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente Vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com seu Sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o Vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o Vosso constante patrocínio a fim de que, a Vosso exemplo e sustentados por Vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.”
À família
São José, eu te peço: proteja a minha família e derrame sobre ela a sua bênção. Ajude-nos a fazer com que a união seja regra, que o amor nos guie e que a alegria seja sempre o sentimento de nosso coração. Amém.
Terço de São José
Nas contas grandes e no lugar do Pai Nosso, você deve dizer: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas e no lugar da Ave Maria, você deve falar: Valei-me, São José.
No fim, é importante rezar um oferecimento que diz: “A vós, glorioso São José, ofereço este terço em louvor e glória de Jesus e Maria, para que seja minha luz e guia, minha proteção e defesa, minha fortaleza e alegria em todos os meus trabalhos e tribulações, principalmente na hora da agonia. Pelo nome de Jesus, pela glória de Maria, imploro o vosso poderoso patrocínio, para que me alcanceis a graça que tanto desejo. Falai em meu favor, advogai a minha causa no céu e na terra, alegrai a minha alma para honra de Jesus, de Maria e vossa. Amém.”
É de ti que vem o exemplo para continuar lutando. É de ti que vem a inspiração para seguir trabalhando. É de ti que absorvo a sabedoria para cuidar da minha família. É de ti que vem a humildade que preciso para manter os pés no chão mesmo quando tudo parece desabar. Gratidão, São José, por ser tanto e por me fazer ser um ser humano melhor todos os dias.
Faça de nós
Nos cubra com sua simplicidade,
Nos ensine com a sua humildade,
Nos guie com a sua coragem e
Nos proteja com todo o seu amor, São José.
Amém.
Instrumento de mudança
São José, obrigado(a) por cuidar tão bem da minha família e por me mostrar todos os dias a importância de honrar meu trabalho. Hoje, estou aqui para agradecer e pedir a ti cada vez mais dignidade, sabedoria para seguir e humildade para reconhecer meu lugar. Que eu cuide bem de todos aqueles que são sangue do meu sangue e de todos aqueles que não são, que o amor esteja presente e que o respeito nunca vá para longe das minhas ações. Eu te peço, São José. Me proteja, me guie e me abrace com as suas bênçãos. Amém.