Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas para o Dia das Crianças

Estas pequenas pessoinhas também merecem um dia totalmente delas, por isso, desde 1924, no Brasil, todo dia 12 de Outubro é celebrado o Dia das crianças. E todos nós sabemos que as crianças adoram uma novidade e sempre se empolgam quando o assunto é brincadeira e explorar coisas novas. Como o Dia das Crianças está chegando, nós do Mensagens com Amor preparamos uma lista especial com ótimas dicas para você comemorar com muito estilo, fazer o seu pequeno muito mais feliz e crie boas e marcantes memórias! Confira nossa seleção, monte sua programação e divirta-se muito com todos os pequenos que você ama!

continue lendo
Compartilhar

Programações

Você pode fazer programações divertidas como oficinas artesanais, jogos e brincadeiras, culinária para crianças, desenhos para pintar e liga ponto.

Atividades pela Prefeitura

Verifiquem nas atividades planejadas pela prefeitura de sua cidade quais as programações para o período da tarde. Sempre montam peças teatrais, apresentadas em espaços públicos ou com preços mínimos, que também será interessante para os mesmos.

Final do Dia

Poderão ainda fazer um delicioso passeio de bicicleta, soltar pipa, ir ao zoológico ou fazer uma trilha.
À noite, o melhor é encerrar a comemoração com uma noite de pijama, montando um acampamento no meio da sala e chamando alguns amigos para compartilharem desse momento. Será um dia inesquecível!

Cultura Familiar

Sugerimos ainda um resgate da cultura familiar, propondo um levantamento de brincadeiras antigas, aquelas da época dos nossos avós. E nos lembramos de dar sugestões de presentes e dos cuidados para que os pequenos não se machuquem.

Café da Manhã

Que tal começar o dia levando o café da manhã na cama para as crianças? Começar o dia com a primeira atenção para elas. Pode ser numa bandeja ou num prato maior onde fica o que a família costuma comer nessa refeição, procurando colocar especialmente o que as crianças gostam mais e ficando a seu lado para poder ajudar se precisar e participar da alegria dela com a surpresa.

 

Fantasias

Em casa podem combinar (antes do dia) com vizinhos e parentes que também tenham criança, ou só a família mesmo, e fazer um festival de fantasias: encher uma caixa com roupas, bolsas, sapatos de adulto, fantasias que eles ou as crianças usam em festividades do lugar onde vivem e fazerem um desfile. Podem incrementar também as fantasias com coisas de sucata.

Bola em Posição

Brincadeiras

Material: uma bola.

Como brincar: formar uma roda com as crianças e pedir que cada uma escolha o nome de um animal (pode, também, ser nomes de frutas, flores, brinquedos etc). O brinquedista ou uma criança fica no meio da roda e joga a bola para o alto dizendo o nome de um dos animais escolhidos. A criança que tem o nome chamado deve agarrar a bola antes que ela caia no chão. Não conseguindo, fica parada na posição que estava ao tentar pegar a bola, como uma estátua.

Permanece assim até que outra criança, que também não consiga pegar a bola, tome o seu lugar. O jogo termina quando todas as crianças tiverem sido chamadas ou se cansemem de brincar.

15 filmes para assistir no Dia das Crianças

Bola na Montanha Russa

Brincadeiras

Material: duas bolas.

Como brincar: organizar as crianças em duas filas iguais. Entregar uma bola para a primeira criança de cada fila. A primeira criança vai passar a bola pelo alto para a que está atrás dela, a que recebe vai passar por baixo, entre as pernas, para a seguinte e vão repetindo esses movimentos alternados. A última criança da fila, ao receber a bola, deve sair correndo e ocupar o lugar à frente da fila e passar a bola para a que ficou atrás. A brincadeira continua até que a criança que a iniciou volte a ser a primeira da fila. Ganha a fila em que a criança que iniciou o jogo volte primeiro ao seu lugar.

Brinquedinhos

A partir dos quatro anos as opções começam a ficar bem mais variadas. Bonecas, trenzinhos, bolas, instrumentos musicais de brinquedo, quebra-cabeças, entre outros, despertam o interesse de meninos e meninas. Nesta fase, as crianças já dominam um vocabulário de mais de mil palavras e fazem pequenas frases, já bem inteligíveis e com grande facilidade.

Exercícios

A partir dos sete anos a capacidade motora e cognitiva das crianças já permite uma escolha mais ampla, que vai de jogos de tabuleiro a brinquedos e jogos eletrônicos. Nessa fase a criança também desperta para necessidade de se exercitar por isso patins e bicicletas faz o maior sucesso.

Passeios

Os passeios podem ser simples, mas é bom que sejam diferentes: visitar uma pracinha ou parque novo que os pais descobriram ao sair para o trabalho: ir até o local do trabalho da mãe ou do pai e ver tudo que tem perto; visitar um parente ou amigo que tenha um quintal em casa para lá fazer brincadeiras com as crianças.

Frases para comemorar seu Dia das Crianças

Batata Quente

Brincadeiras

Material: uma bola de meia ou uma bola pequena de jornal amassado (ou qualquer outra coisa que possa substituir a bola).

Como brincar: as crianças sentam em roda. A bola é a batata quente.

As crianças vão cantando uma música conhecida, por exemplo:

“Ciranda, cirandinha ...” enquanto passam a batata quente de mão em mão. A um sinal do brinquedista param de cantar e quem estiver com a batata na mão paga uma prenda. Esta já deve ter sido combinada previamente com as crianças para ver se aceitam brincar assim.

Lanche

Outra ideia para esse dia é elas planejarem e fazerem um lanche: ver o que vão querer comer, sair com elas para comprar e deixar que elas arrumem como servir o lanche, dando o mínimo de palpites possível.

Bola ao Centro

Brincadeiras

Material: uma bola.

Como brincar: formar uma roda com as crianças e pedir que cada uma escolha um número. Uma vai para o centro e joga a bola para o alto dizendo um dos números. A criança que tem o número corre para pegar a bola. Se pegar, irá para o centro, se não conseguir, volta para seu lugar.

Tiro ao Alvo

Brincadeiras

Material: uma bola.

Como brincar: as crianças ficam sentadas em semicírculo. O brinquedista fica com a bola e vai jogando para cada criança, na ordem em que estão sentadas. A criança a devolve para ele, o mais rápido possível. Quando já estiverem acostumadas, pode jogar sem ser na ordem em que as crianças estão sentadas, criando assim um clima de surpresa.

CDs de Música

Entre dois e três anos as crianças estão com a corda toda. Um CD de música, para cantar e dançar, por exemplo, ajuda na elaboração do vocabulário, além de alegrar os pequenos. Outra boa opção são livros de histórias infantis que podem ser lidos pelos pais – um momento especial de compartilhar carinho.

Cubos Coloridos

Se a criança ainda é um bebê, o mais indicado são cubos coloridos, argolas e brinquedos leves e flutuantes, fáceis de montar e desmontar. A partir de um ano, os brinquedos devem estimular novas aprendizagens como puxar, empurrar, rolar, abrir e fechar.

Bola no Balde

Brincadeiras

Material: uma bola e um balde, lata grande ou pneu.

Como brincar: as crianças ficam em fila e têm que acertar a bola dentro do balde, lata ou pneu. Cada criança que joga vai para o final da fila para jogar de novo.

Abordagem

Faça uma abordagem político-social, numa mostra dos principais pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente, explicando qual o seu significado e importância diante do mundo atual.

Oficina de Brinquedos

Oficina de brinquedos: antes do dia, pais e familiares procuram conseguir os materiais: sucata como vasilhas e potes de plástico, pedaços de fazendas e lãs, pedaços de papel e cartolina, e também coisas da natureza. Depois eles precisam ser limpos e arrumados para facilitar a escolha das crianças. Material sujo e desarrumado não estimula a fazer nada com ele. É preciso também material de apoio, por exemplo: lápis, canetinhas, tinta, pincéis, cola, tesouras, barbantes, jornais, revistas etc . E escolher um lugar na casa ou do lado de fora para fazer a oficina, que na hora vai gerar um pouco de bagunça. É preciso atenção com tesouras ou outro objeto com o qual as crianças possam se machucar. Se houver crianças pequenas a atenção tem que ser maior e praticamente os adultos é que vão fazer o brinquedo “com” ela. Mas as crianças adoram o momento do fazer e ficam felizes em brincar com o que é feito na oficina, ainda mais porque foi feito junto com os pais.

Encontre idéias de presentes para o Dia das Crianças

fechar