Entretenimento / Cinema

Filmes sobre superação e esporte

O melhor do cinema é que ele sempre nos apresenta novos exemplos de superação que nos inspiram a ser melhores do que somos. Ele pode fazer isso aliando-se ao esporte! Nesse caso, o público que é tocado pela emoção aumenta devido à quantidade de fãs de cinema espalhados pelo mundo.

1 - Menina de Ouro (2004)

Direção: Clint Eastwood

O grande treinador de boxeadores Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou sua vida inteira nos ringues ajudando novos talentos a serem reconhecidos. O homem de semblante irritado foi magoado por sua filha com quem não mantém mais contato e dedica a sua vida a ajudar lutadores a encontrarem o que precisam para demonstrar seus talentos ao mundo. Ao lado de seu leal amigo Scrap (Morgan Freeman), ele cuida de seu ginásio. Até que surge em sua vida uma jovem lutadora, Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), a moça determinada que mudará para sempre o rumo de sua vida. Ela é uma lutadora talentosa, mas Frank não quer treinar mulheres, além de acreditar que ela seja velha demais para iniciar sua vida nos ringues. A jovem, que não desiste de seu sonho, começa a amolecer o homem com sua determinação.

Compartilhar

3 - O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Direção: Bennett Miller

Billy Beane (Brad Pitt) é gerente de um time de beisebol chamado Oakland Athletics. Com pouco dinheiro, ele mantém o seu sonho vivo com a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill). Nos anos 1980, ele começou a desenvolver um programa revolucionário, onde as estatísticas de seu clube começam a mudar para uma das principais no esporte. Uma verdadeira história de como a determinação é essencial para alcançarmos os nossos objetivos.

Compartilhar

6 - Rush - No Limite da Emoção (2013)

Direção: Ron Howard

Em 1970, o mundo da Fórmula 1 é mobilizado pela rivalidade existente entre os pilotos Niki Lauda (Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth). Dois homens completamente diferentes, um metódico e outro o típico playboy. A disputa entre os dois era acirrada, mas chegou ao seu auge em 1976, quando eles começaram a disputar o Mundial de Fórmula 1. Esses homens são capazes de fazer qualquer coisa para conquistar seus objetivos.

Compartilhar

8 - Jobs (2013)

Direção: Joshua Michael Stern

A trajetória do homem que se tornou um dos maiores empreendedores do mundo, de hippie até líder de uma das maiores empresas de tecnologia. Steve Jobs (Ashton Kutcher), fundador da Apple, sempre foi dedicado e não se incomodou em fazer tudo o que era possível para atingir seus objetivos. Embora o filme tenha falado muito sobre a vida do homem que inspirou muitos empresários a arriscarem em seus negócios, ele humaniza muito Jobs e mostra que a vida profissional e pessoal são completamente distintas.

Compartilhar

10 - A Rede Social (2010)

Direção: David Fincher

Em uma noite de 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas formado em Harvard, usa o seu computador para trabalhar em uma nova ideia. Você já deve imaginar do que estou falando e até ser viciado nela... Seis anos depois e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se tornou o homem mais jovem a ser bilionário. Com o sucesso da rede social Facebook, o filme retrata tudo que o homem foi capaz de fazer para chegar até o topo, do crescimento da ideia até o empenho da equipe, que não mediu esforços para fazer história na internet.

Compartilhar

12 - O Óleo de Lorenzo (1992)

Direção: George Miller

Uma história que mostra que o amor dos pais é tudo na vida de uma criança. Na trama, você conhecerá um garoto que tinha uma vida normal até ser diagnosticado com ALD, uma doença rara que provoca degeneração no cérebro, levando o paciente à morte. No desespero para não perder seu filho, os pais começaram a desenvolver um tratamento para deter o avanço da doença. Uma das histórias mais comoventes do cinema. Augusto (Nick Nolte) e Michaela (Susan Sarandon) não desistem de seu filho, mesmo contra todos os diagnósticos.

Compartilhar

14 - Central do Brasil (1998)

Direção: Walter Salles

Um dos filmes mais aclamados do nosso cinema nacional é também uma verdadeira lição de vida e esperança. Uma criança é abandonada na Central do Brasil, rodoviária localizada no Rio de Janeiro. Josué (Vinícius de Oliveira) não sabe o que fazer da vida após perder sua mãe de forma trágica e ser deixado a deus dará. Até que o rumo de sua vida o leva até Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora que trabalha como escritora de cartas, auxiliando aqueles que não sabem escrever a entrar em contato com seus parentes. Embora seja uma mulher difícil de se lidar, por trás de sua máscara dura existe um coração. Ela vende o menino para uma família no exterior, mas logo em seguida se arrepende e parte em busca de uma jornada com ele atrás de sua família. Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por este filme, e até hoje é consagrada mundialmente por sua atuação.

Compartilhar

2 - Carruagens de Fogo (1981)

Direção: Hugh Hudson

O ano é 1924, as Olimpíadas de Paris se aproximam. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mesmo seguindo caminhos distintos. Um é missionário escocês e outro, filho de um judeu que enriqueceu recentemente, mas quer provar que pode vencer na vida por si mesmo. Um corre por vocação e outro com auxílio de treinadores. Eles estão em mundos completamente diferentes, até que, por acaso do destino, disputam as olimpíadas juntos. Um filme tocante, que mostra que, embora as diferenças sociais importem na vida, não devem atrapalhar um sonho.

Compartilhar

4 - A Revanche (2014)

Direção: Allan Ungar

Michael Shaw (Cody Hackman) é um dos maiores prodígios das artes marciais. Apesar de ter sofrido muito na vida, atualmente ele anda muito bem. Isso até precisar fazer serviço comunitário em uma escola de karatê. Lá ele conhece o homem que matou seus pais dez anos antes. Imagina a situação? Ele decide se vingar do assassino em uma luta de MMA. Esse filme não é bem uma história de superação, mas de vingança e honra. O que uma pessoa é capaz de fazer para acabar com os demônios que atormentam o seu passado?

Compartilhar

5 - Karatê Kid - A Hora da Verdade (1984)

Direção: John G. Avildsen

Quem não conhece esse clássico do cinema, precisa assisti-lo imediatamente. A trama conta a história de Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller), uma família que chegou ao sul da Califórnia recentemente buscando sossego na vida. Daniel é um garoto tímido que pensa que nunca será capaz de se entrosar até que se apaixona por Ali Mills (Elisabeth Shue), uma jovem adorável de sua escola. Tudo vai bem até que o ex-namorado dela nota o interesse dos dois. O brutamontes Johnny Lawrence (William Zabka), começa a perseguir Daniel com sua gangue. Nesse momento, o caminho do jovem cruza o do Mestre Miyagi (Pat Morita) mestre na arte do karatê, que está disposto a passar seus ensinamentos para Daniel em troca de algumas tarefas. Um filme inspirador e atemporal que fala muito sobre o que os mais velhos podem nos ensinar na vida.

Compartilhar

7 - Invictus (2009)

Direção: Clint Eastwood

Todos conhecemos a história de Nelson Mandela, um homem excepcional que ficou preso durante o regime do Apartheid e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul. Mas sua história no rúgbi consegue ser tão intensa quanto na vida. Na história baseada em seu feito, Nelson Mandela (Morgan Freeman) sabia que a África do Sul continuava sendo um país racista e cheio de problemas financeiros. Com a Copa do Mundo de Rúgbi se aproximando, Mandela resolveu usar o evento para unir a população e mudar para sempre o rumo do esporte.

Compartilhar

9 - Jerry Maguire – A Grande Virada (1996)

Direção: Cameron Crowe

Começar do zero é uma tarefa dura, principalmente para quem esteve no topo e, de repente, perdeu o equilíbrio até cair no fundo do poço. Jerry Maguire (Tom Cruise) é um agente esportivo bem-sucedido até que começa a perder seus clientes, menos um problemático atleta de futebol americano (Cuba Gooding Jr.). Uma verdadeira lição de vida em forma de filme, que nos mostra que, mesmo diante de contratempos, é possível se reerguer depois de uma queda.

Compartilhar

11 - Meu Pé Esquerdo (1989)

Direção: Jim Sheridan

Baseado em uma história real de superação e resistência, você verá Christy Brown (Daniel Day-Lewis), nascido em uma humilde família irlandesa, com uma paralisia cerebral que lhe tirou todos os movimentos do corpo, com a exceção do seu pé esquerdo. Provando que não existem desculpas para realizar algo na vida, mesmo com suas dificuldades, o homem começa a se tornar um pintor e escritor de sucesso. Ele não anda, não tem o movimento dos braços e das mãos, quase não fala e mesmo assim supera suas limitações. Um ótimo filme sobre preconceito com deficientes físicos e tratamentos alternativos.

Compartilhar

13 - Mentes Perigosas (1995)

Direção: John N. Smith

A verdadeira história do mestre e do aluno. Uma ex-oficial da marinha abandona tudo na vida para ser professora em uma escola de baixa renda. Chegando lá, ela se depara com realidades duras e começa a motivar seus alunos a serem melhores na vida. Entre brigas de gangues e barreiras estudantis, o colégio começa a ser para ela mais do que um simples serviço. Mostrando que negros, latinos e, na maioria, pessoas pobres têm mais em comum do que imaginam, ela começa a lutar para que a vida deles não seja desperdiçada. De aulas de karatê até músicas de Bob Dylan como tema das aulas, ela faz de tudo para chamar atenção de seus alunos e mudar assim o rumo de suas vidas. LouAnne (Michelle Pfeiffer) é uma mulher de coragem, que será capaz de qualquer coisa para dar esperança aos jovens que conheceu na periferia.

Compartilhar

comentários

anterior

O primeiro amor é eterno

Quando a paixão é tudo que existe na vida!

próxima

Minha vida é Deus

Frases que transmitem o único amor sincero: o de Deus